A adesão do RCS pela Apple é um sonho antigo que, finalmente, virou realidade. Nosso Diretor de CX e Produtos, Thiago Gomes, contou ao Mobile Time como a inovação do Google pode impactar a comunicação nos próximos meses! Leia o resumo abaixo ou clique aqui para conferir o artigo na íntegra.
Na era dos dados, a personalização da comunicação entre clientes e marcas é fundamental para a oferta de produtos e serviços. É nessa realidade que a Pontaltech tem no RCS para as empresas, a principal aposta para chegar a 500 milhões de mensagens.
Desenvolvido pelo Google, o RCS está em diversos dispositivos Android, e não apenas em smartphones topo de linha. Além disso, o anúncio da Apple, no final de 2023, de que o iOS adotaria o RCS em 2024, traz para o jogo uma possibilidade maior de escala.
Em dezembro, o Google Messages ultrapassou a marca simbólica de 1 bilhão de mensagens mensais com RCS habilitado no mundo. Muito do crescimento vem de atualizações do Google e da própria troca de aparelhos pelos consumidores.
Principais benefícios do RCS
Para oferecer os serviços às empresas, os players de mensageria precisam não só da atualização pelas big techs, como também dos contratos junto às operadoras. A boa notícia é que a Pontaltech é uma das Parceiras Oficiais do Google para RCS e já ativou quase 400 empresas nos últimos dois anos, todas interessadas na agregação de outras funcionalidades ao SMS.
Fazem parte da base nomes como Mercado Livre, Banco BV, Digio, Di Santini, QueroQuitar, Quitejá e Casas Bahia. Dessa forma, a plataforma de comunicação somou um volume superior a 100 milhões de mensagens apenas em 2023.
Quais os impactos para as empresas?
A principal motivação para o crescimento do RCS são novos “insights”, ou seja, possibilidades de uma análise de dados mais detalhada. Isso porque, com o protocolo, é possível saber se o usuário leu ou não aquela mensagem, quais botões foram clicados e se a busca converteu em uma compra, por exemplo.
Outro ganho é a segurança das interações. Numa época de golpes financeiros em massa, o fato da tecnologia mostrar quais contas de empresas verificadas pode ajudar a reduzir os ataques de cibercriminosos.
Por fim, uma atualização mais recente permite o contato também a partir dos usuários, e não apenas das empresas. O P2A, “person to agent” já está disponível e vai colaborar para impulsionar o serviço de mensageria rica.
