Engajamento com RCS: como gerar?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Carreiras
  • Parcerias Pontaltech
  • Blog
  • Contato

Blog

Como gerar engajamento utilizando o RCS

O RCS é um excelente aliado quando se fala de relacionamento com o cliente. Conheça sua eficácia em ações de engajamento para cada nicho!
gerar engajamento com o RCS

O RCS – Rich Communication Services – tem se mostrado um excelente canal para ser utilizado por empresas que querem gerar maior engajamento com seus clientes.

Esse novo meio de comunicação foi desenvolvido pelo Google e possui recursos até então encontrados somente em aplicativos de mensageria que necessitam ser baixados.

O RCS, assim como o SMS, permite a comunicação sem a necessidade da instalação de qualquer app, pois as comunicações via RCS vão para o aplicativo de mensagem nativo dos smartphones.

Com tantas novas funcionalidades, já se tornou clara sua ampla gama de possibilidades. Mas como saber se são efetivas?

Diante isso, vamos explicar e exemplificar como os recursos que o RCS oferece proporciona uma experiência muito mais rica aos clientes e porque ele pode gerar maior engajamento. Acompanhe!

RCS no Varejo

A comunicação dinâmica e atrativa do RCS é essencial para a atração e encantamento dos clientes do Varejo.

Com o RCS, você consegue enviar mensagens com textos ilimitados, emojis, fotos, GIFs e vídeos. Ter um forte apelo visual nas comunicações é muito importante para assegurar uma boa experiência aos clientes.

Outro ponto positivo é a falta de restrições para ações de marketing, como promoções e abandono de carrinho.

A análise das ações também é mais rica, o RCS permite que as empresas saibam quem recebeu suas mensagens, quem visualizou, a mensuração do número de cliques e em até que etapa o cliente percorreu no fluxo conversacional.

De acordo com um estudo realizado pela Juniper Research, a previsão é de que o número de usuários de RCS deve atingir 3,9 bilhões em 2025.

Esse estudo mostra que entender como a plataforma funciona e suas possibilidades é indispensável para alavancar o negócio, pois mostrará que sua empresa se mantém atualizada e se preocupa em oferecer o melhor atendimento para seus clientes.

Para se aprofundar no assunto e entender melhor as vantagens do RCS no Varejo, clique aqui.

RCS no Mercado Financeiro

O maior ponto positivo do RCS dentro do mercado financeiro é a segurança que ele oferece.

Todas as mensagens utilizam criptografia Transport Layer Security (TLS) de ponta a ponta.

Você também transmitirá segurança e confiança com a verificação do remetente. Para o envio de RCS as empresas passam por uma validação junto ao Google, o que garante que quem está entrando em contato é realmente aquela empresa.

Sendo assim, onde iria o número short code (SMS), seu cliente verá o nome de sua empresa, logomarca e o selo de verificação do Google.

RCS na Cobrança

Em cobrança, o RCS se destaca por sua possibilidade de automatização, já que permite a criação de fluxos conversacionais com botões de resposta pré-programadas. Seu objetivo é guiar e facilitar a comunicação com os clientes.

Sabemos que o comportamento dos consumidores mudou e ainda está se modificando diante da transformação digital, e por isso, o RCS veio para atender essa demanda.

Para saber mais sobre o papel do RCS específico para cobrança, leia o artigo RCS: a evolução da mensagem de texto na cobrança.

Conclusão

O RCS é um canal muito versátil e chegou para revolucionar o mercado de mensageria e gerar muito mais engajamento com as marcas.

Aliás, ele possui recursos que podem ser usados em todas as etapas da jornada do cliente, independente do segmento da empresa.

Para ficar por dentro de todas as possibilidades de uso que o RCS oferece e suas vantagens, confira nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre o RCS.

E conte com nosso time de especialistas para tirar todas as suas dúvidas e ainda te ajudar a criar campanhas incríveis e que geram resultados. Vamos conversar?

Conheça outros conteúdos que podem te interessar

As vantagens do RCS no Varejo

4 métodos para deixar o atendimento ao cliente mais inovador

Conteúdos relacionados

12 de janeiro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter