RCS na cobrança: por que sua empresa deve usar? | Pontaltech

Blog

RCS na cobrança: por que sua empresa deve usar?

Como utilizar o RCS na cobrança para levar mais segurança, eficiência e uma experiência mais completa e interativa pros seus usuários

A comunicação digital vem recebendo muitos investimentos com o objetivo de otimizar o relacionamento entre empresas e clientes. Dentre todas as ferramentas disponíveis, o RCS (Rich Communications Service) vem ganhando grande destaque no mercado financeiro. Mas por que usar usar o RCS na cobrança? Continue a leitura que a gente te conta.

Criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA), essa tecnologia representa um novo padrão de comunicação digital no mercado. Com um sistema mais completo, o RCS tem diversas opções multimídia como forma de estimular a interação entre as partes.

O sistema parece com o SMS, mas oferece mais recursos e é inteiramente desenvolvido de maneira personalizada. Nesse sentido, empresa pode adaptar a comunicação de acordo com seus objetivos.

Para saber mais sobre o RCS e tudo que ele pode oferecer para sua empresa. Não deixe der de ler RCS: entenda como a nova ferramenta do Google funciona.

RCS na cobrança: quais as vantagens?

Ao entrar em contato com um cliente, a ferramenta é capaz de mostrar toda a jornada na plataforma. Você consegue saber se o cliente validou o CPF, em quais botões clicou ou onde desistiu e fechou o site. O RCS na cobrança permite essa análise que é fundamental a elaboração das estratégias de negociação do pagamento de dívidas.

Como exemplo, é comum que empresas de cobrança escolham datas de vencimento atreladas a datas antigas de recebimento. Contudo, para um profissional celetista, a melhor data de pagamento pode não ser a mesma de um autônomo. Existem várias possibilidades que devem ser verificadas e aplicadas de maneira personalizada, proporcionando empatia e confiabilidade por parte do consumidor.

Para garantir os melhores resultados, ainda existe uma ferramenta que pode ser atrelada a todo o processo: a Inteligência Artificial. A IA é capaz de agregar mais poder à inteligência do próprio RCS. Com ela, é possível ler, capturar e analisar todos esses dados da jornada do cliente e, a partir disso, oferecer soluções mais personalizadas e direcionadas em um segundo momento.

A inteligência artificial e o RCS na cobrança

Como resultado, a IA aumenta as chances de acerto na oferta das soluções mais adequadas. Isso faz com que o cliente consiga cumprir acordos estipulados, já que a ferramenta identifica as melhores datas de fluxo de acordo com seu perfil.

Usados em conjunto, conferem maior qualidade à negociação, pois o cliente perceberá o valor agragado na comunicação. Com todos os protocolos de segurança do RCS, o usuário se sente seguro em navegar pelo site e cadastrar informações.

Essa nova plataforma de comunicação digital é um ambiente rico. Ela disponibiliza recursos multimidia com áudio, texto e imagem, mostrando todas as opções de navegação. Aplicado à cobrança, o RCS proporciona uma interação simples, mas extremamente valiosa e de confiança.

Conclusão

Embora ainda seja um recurso extremamente novo, as expectativas sobre seus resultados são muito positivas. O RCS traz uma vantagem competitiva muito importante à qualquer segmento de empresa. No mercado de cobrança, ele permite transações seguras, eficientes e completas.

Para conhecer todos os outros produtos inovadores criados pelo Google para aprimorar a comunicação entre marca e cliente, clique aqui.

Conheça outros conteúdos que podem te interessar

RCS: tudo o que você precisa saber

Como gerar engajamento com RCS

SMS marketing: o que e como usar e porque adotá-lo

18 de maio de 2021
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados