Você já ouviu falar em RCS? O Rich Communication Services é um novo padrão de mensagens que está revolucionando a forma como empresas e pessoas se comunicam. Neste artigo, você vai entender o que é RCS, como ele funciona e quais são seus principais diferenciais.
Com ele, as mensagens ganham recursos avançados como botões interativos, carrosséis, mídias, localização, confirmação de leitura, entre outros elementos que melhoram a experiência — tudo isso sem exigir que o cliente baixe novos aplicativos.
Desenvolvido pela GSMA (associação global de operadoras), com suporte do Google, o RCS já está amplamente disponível em dispositivos Android e, em breve, será implementado também no iOS.
O que é RCS?
RCS significa Rich Communication Services. É um padrão de mensagens enriquecidas que amplia as funcionalidades do canal nativo de mensagens dos celulares, permitindo a criação de experiências conversacionais interativas, seguras e personalizadas.
Com o RCS, as empresas podem criar fluxos inteligentes e multimídia diretamente no app de mensagens do celular do cliente.
Entre os principais recursos estão:
• Botões de resposta rápida;
• Carrosséis de imagem e produto;
• Compartilhamento de localização;
• Confirmação de leitura e digitação;
• Identidade visual da marca;
• Mensagens com elementos gráficos e rich media.
Como funciona o RCS?
O RCS funciona dentro do app padrão de mensagens dos celulares — sem exigir que o usuário baixe nada novo.
As mensagens são enviadas e recebidas por meio da conexão de internet (Wi-Fi ou dados móveis) e oferecem recursos interativos que tornam o atendimento mais rápido, fluido e intuitivo.
Para as empresas, o uso do RCS é liberado somente após uma verificação oficial junto ao Google para confirmação de suas identidades. Isso garante mais segurança para o consumidor e credibilidade para a marca.
A Pontaltech é parceira oficial do Google, e cuida de toda a homologação, integração e ativação do canal para sua empresa. Ou seja, fazemos todo esse processo para nossos clientes.
Segurança e confiabilidade para sua marca
Sabemos que, para qualquer campanha, transmitir segurança e facilitar a interação são fatores essenciais para o sucesso. E o RCS permite isso.
Diferente de mensagens comuns, o RCS garante ambiente seguro e controlado:
• Criptografia ponta a ponta (TLS) nas comunicações;
• Imagens, vídeos, GIFs ou arquivos são hospedados em URLs temporárias e aleatórias, que expiram após o uso;
• Verificação de remetente com nome, logotipo e selo da empresa validada.
Essas medidas reforçam a proteção dos dados e evitam fraudes, como o uso indevido de nome de marca ou disparos não autorizados.
Interatividade que melhora resultados
No RCS, o cliente não precisa digitar. A interação acontece por meio de botões e fluxos rápidos, que tornam a experiência mais dinâmica e aumentam o engajamento.
Você pode usar o RCS para:
• Enviar lembretes com botão para reagendamento com integração ao calendário do celular;
• Exibir menus e listas de produtos com imagens;
• Oferecer localização de lojas com integração ao mapa;
• Coletar dados por múltipla escolha;
• Automatizar jornadas com inteligência conversacional.
Além disso, tudo pode ser integrado ao seu chatbot ou CRM, criando jornadas personalizadas e eficientes.
Para conhecer mais exemplos, clique aqui e acesse nosso artigo que apresenta mais casos de uso dessa poderosa tecnologia.
RCS em ação: campanha com foco em reativação de clientes
Na prática, o RCS já mostra seu impacto. Fizemos uma campanha com a Shopee, uma das maiores plataformas de e-commerce do país, e os resultados foram expressivos:
• 6x mais vendas;
• Aumento de 4x na taxa de resposta;
• Crescimento de 16% nos pedidos realizados no aplicativo comparado ao Push Notification do próprio aplicativo.
Nossa ação teve como foco duas frentes: novos usuários e clientes inativos há mais de 90 dias. Utilizamos tanto o RCS Single quanto o Conversacional, com mensagens interativas que incluíam imagens, botões e cupons de desconto para estimular a conversão.
A base foi bem segmentada, e a combinação de formatos ajudou a guiar o cliente de forma intuitiva até a realização da compra, com alta taxa de entrega e impacto direto nas vendas.
Para conhecer o case completo, clique aqui.
RCS e chatbot: mais performance, menos esforço
O RCS está abrindo portas para uma comunicação mais leve, atrativa, dinâmica, confiável e personalizada. Além disso, traz vantagens tanto para empresas quanto para clientes.
Integrar o RCS ao chatbot permite escalar o atendimento e ao mesmo tempo oferecer uma experiência mais natural.
Vantagens da integração:
• Redução de custos com atendimento humano;
• Operação ativa 24/7;
• Aumento das conversões em campanhas;
• Qualificação automatizada de leads.
Sua empresa conseguirá oferecer um atendimento em tempo real e com muita eficiência.
Use essa tecnologia para alavancar o seu negócio e para trazer melhores resultados para suas ações.
Como implementar RCS na sua empresa?
Na Pontaltech, oferecemos implementação completa da solução de RCS, com foco em performance, segurança e personalização da experiência.
Cuidamos da homologação com o Google, construção dos fluxos, integração com chatbot e disparos em larga escala. Tudo isso com acompanhamento estratégico e foco nos seus resultados.
Quer saber como o RCS pode melhorar seus resultados de comunicação?
Fale com nossos especialistas e descubra como aplicar essa tecnologia no seu negócio.
Veja outros conteúdos que podem te interessar:
RCS no Brasil: saiba como sair na frente e aproveitar todas as vantagens
RCS: Como esta ferramenta do Google funciona