Uma nova forma de comunicação entre empresa e cliente conhecido como RCS possibilita enviar mensagens de texto, assim como imagens, vídeos e outros tipos de mídia. Ele usa a tecnologia do Google e oferece um sistema de mensagens mais seguro, interativo e personalizado.
O RCS (Rich Communication Services) é uma evolução no mercado de mensagens que veio para aprimorar a forma de comunicação preferida pelos clientes na hora de se comunicar com as marcas: as mensagens de texto.
De acordo com a pesquisa da Avocato, 75% dos consumidores preferem se envolver com as marcas por meio de mensagens em vez dos canais tradicionais. A mesma pesquisa também diz que 63% dos entrevistados escolheriam mudar de uma marca que não se comunica por texto para uma que o faz.
Conheça a seguir um pouco mais sobre o RCS, suas vantagens e como fazer para enviar esse tipo de mensagem. Confira!
O que é RCS?
O RCS é um novo protocolo de mensagens, disponível tanto para indivíduos quanto para grupos, e é implementado pelo próprio aplicativo de mensagens. A grande diferença é que o conteúdo agora não será mais limitado a mensagens de texto.
Assim, carrosséis de imagens, vídeos, áudios e fotos, GIFs e até locais podem ser enviados usando o RCS. Sua tecnologia possui uma API aberta, assim as empresas poderão criar fluxos conversacionais com base nos objetivos de suas campanhas. Por meio de bots, as interações podem ser automatizadas.
Outra grande vantagem será a capacidade da mensagem RCS de criar botões de ação rápida, para que os clientes possam se comunicar com apenas um clique, sem precisar digitar. Aliás, outro destaque é a preocupação do Google com a segurança dos dados e informações dos usuários. Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.
E para que as empresas usem o RCS, elas precisarão passar por um processo de homologação do perfil exclusivo com o Google. Como resultado, o logotipo e o nome da empresa estarão presentes em todas as comunicações, incluindo o selo de verificação.
Como enviar uma mensagem RCS?
Para ler o novo protocolo, o usuário só precisa ter um aplicativo de mensagens Android, o mesmo que lê SMS, o Google Messages. Se o “app” for atualizado com a versão correta do sistema operacional, o usuário já poderá receber esse novo tipo de conteúdo.
Aliás, é importante observar que a ativação da nova função não afeta ou impede o recebimento de comunicações SMS. Ou seja, apenas é habilitando o novo recurso de mensagens, o RCS.
Já para enviar o RCS, o seguinte passo a passo deve ser seguido:
- Abra o aplicativo Mensagens e aguarde o envio de uma notificação na tela;
- Aceite a capacidade de enviar textos, compartilhar fotos e outros arquivos por Wi-Fi e dados;
- Aguarde até receber uma nova notificação de atualização;
- Como alternativa, vá para “Configurações” no seu dispositivo e habilite manualmente os recursos de bate-papo.
Como enviar RCS em massa?
Se para os usuários basta ter o aplicativo de mensagens no celular, as empresas devem contratar o serviço de uma empresa parceira do Google.
- Encontre uma empresa idônea e parceira do Google como a Pontaltech
- Contrate o melhor tipo de RCS para a sua necessidade;
- Em paralelo, envie a documentação da sua empresa ao Google;
- Faça o onboarding para conhecer a plataforma;
- Selecione criteriosamente um mailling de clientes;
- Crie cards, fluxos automatizados por bots ou algum recurso que a sua campanha precise;
- Ative a função de fallback para enviar SMS caso algum aparelho não possa receber o RCS;
- Dispare e aguarde os resultados!
- Bônus: comece a encantar com um novo formato de comunicação mais atrativa para engajá-los em diferentes jornadas do cliente.
Vantagens do RCS para as empresas
Agora que você já conheceu como enviar RCS em massa para sua base, você precisa conhecer as vantagens do canal. Um aspecto que agrega na comunicação é que há ainda mais opções para as campanhas, bem como o acompanhamento das métricas que podem ser rastreadas.
Antes, com o SMS, as empresas já estavam acostumadas a medir e ficar atentas à confirmação da entrega. No entanto, com o RCS há mais métricas que permitem medir o sucesso dos eventos e fazer correções de rumo quando necessário.
Contudo, diferente do SMS, o RCS possui muitas funcionalidades, e por isso, os relatórios têm mais dados, tanto analíticos como sintéticos. Assim, é possível identificar exatamente:
- Confirmação de leitura;
- Números que clicaram no link;
- Sessões geradas por usuário;
- Respostas das ações;
- Cliques no botão;
- Entre outros.
Além disso, outro ponto positivo é que o RCS acaba oferecendo mais opções no que diz respeito ao conteúdo, tanto no formato, como mencionamos anteriormente, quanto no próprio objetivo das mensagens.
Por que enviar RCS é um canal diferenciado?
Em comparação com outros canais, o RCS não possui tantas restrições para ações de marketing, remarketing, promoções, abandono de carrinho e muito mais. Sendo assim, o remetente também tem a vantagem de confirmar que “quem fala” com o usuário realmente é a marca.
Portanto, podemos dizer que o RCS oferece uma experiência universal. Afinal, você não precisa baixar nenhum aplicativo novo ou entrar em outras ferramentas. Um aplicativo que já está embutido no dispositivo é suficiente para uso. Entre as novas opções de ação, destacam-se:
- Marca verificada com nome e logotipo da empresa;
- Informações do remetente verificadas;
- Ativos de mídia, como imagens, vídeos e gifs;
- Compatível com QR code;
- Recibo de leitura;
- Design responsivo.
O RCS permite criar um fluxo interativo por meio de perguntas e botões personalizados. Assim, mais do que “SIM” ou “NÃO”, dependendo do objetivo da comunicação, a empresa pode adequar as respostas para que sejam mais específicas e situacionais, como “Fui eu” e “Não fui eu”, por exemplo para melhor orientar o usuário na troca de mensagens.
Também é possível construir bots de overflow para assistência humana ou bots de inteligência artificial, além de permitir a comunicação entre plataformas, por exemplo, por meio de links.
Como aproveitar todas as vantagens do RCS?
Por fim, além das fronteiras do país, a eficácia do RCS já está mais do que comprovada. Os primeiros cases de sucesso estão sendo construídos no Brasil. Inclusive, nós contamos as histórias de sucesso de uma ação da Via para as Casas Bahia, Mercado Livre, Quite Já, Di Santinni em ação de Natal e Black Friday e muito mais.
Tal como acontece com o SMS, as empresas que pretendam utilizar o RCS devem contratar os operadores através de um intermediário oficial. Dessa forma, é possível garantir todo o protocolo de segurança, além de utilizar todo o potencial dos recursos disponíveis.
Como dissemos, independente do tamanho ou perfil da empresa, a multifuncionalidade do canal proporciona aos clientes novas e melhores experiências, bem como aumentar a capacidade analítica dos eventos.
As possibilidades que se abrem na comunicação entre empresas e pessoas são muitas, e essa pode ser a grande diferença em como se destacar diante de tanta concorrência. Se você quer saber como gerar mais e melhores resultados em suas campanhas, entre em contato conosco. Nós temos a solução perfeita para a sua empresa e podemos ajudá-los a atingir os seus objetivos através de uma comunicação eficaz.