A cada dia, cresce a necessidade de se destacar no mercado e oferecer uma experiência ao cliente superior. Se você acompanha tendências em comunicação e transformação digital, já deve ter ouvido falar do RCS para empresas — uma solução de mensageria que está revolucionando o relacionamento com o consumidor.
Mas o que exatamente é o RCS e por que ele tem sido a escolha de grandes empresas? Neste artigo, você vai entender por que o RCS para empresas é uma das soluções mais promissoras em comunicação e como ele pode gerar resultados concretos em vendas, engajamento e automação.
O que é o RCS para empresas?
O RCS (Rich Communication Services) é uma tecnologia que leva a mensagem de texto a um novo nível. Diferente do tradicional SMS, o RCS permite o envio de mensagens com imagens de alta resolução, botões interativos, carrosséis de produtos e mapas, tudo dentro da caixa de entrada do celular, mas sem necessidade de baixar apps adicionais, como WhatsApp e Telegram.
Por que o RCS está em alta entre empresas?
- Alta taxa de engajamento: mais interatividade e abertura;
- Recursos interativos: botões, carrosséis e imagens integradas;
- Segurança: mensagens verificadas com criptografia;
- Automação e chatbots: respostas guiadas e imediatas;
- Melhoria na experiência do cliente: campanhas mais eficazes e personalizadas.
Além desses fatores, vivemos em um momento em que se fala cada vez mais em estratégias para empresas que buscam se diferenciar num mercado competitivo. Portanto, não é à toa que grandes nomes estão apostando nessa solução de transformação digital..
RCS para empresas na prática: resultados com grandes marcas
Se você já ficou animado com o potencial do RCS para melhorar a experiência do cliente , vai adorar conhecer alguns exemplos práticos de estratégias RCS que a Pontaltech realizou em parceria com grandes marcas provando que esta é mesmo uma solução de comunicação inovadora que veio para ficar.
A seguir, vamos explorar como a transformação digital e a conversação automatizada impulsionaram os resultados de companhias como Casas Bahia, Di Santinni, Shopee e Mercado Livre, provando que o RCS é mesmo uma solução de comunicação inovadora que veio para ficar.
Casas Bahia: 6,2x mais ROI que WhatsApp
Casas Bahia aprendeu que uma comunicação inovadora faz toda a diferença. Para estimular o uso do carnê digital no e-commerce, a marca precisava de um canal confiável, interativo e que transmitisse credibilidade, essencial para um produto de crédito com requisitos específicos.
Por isso, a Casas Bahia decidiu apostar no RCS como principal canal de interação. O objetivo era comparar seu desempenho com o WhatsApp — usando exatamente o mesmo conteúdo.
Então o teste foi realizado durante a Black Friday e o resultado surpreendeu: o RCS obteve 6,2 vezes mais retorno sobre o investimento (ROI) do que o WhatsApp, comprovando o potencial das estratégias RCS em conversões e engajamento.
Resultados:
- 24% de taxa de leitura
- 28% de taxa de resposta
- 6,2x mais ROI em comparação ao WhatsApp
- 397% de retorno sobre todo o investimento
- Aumento de 8% nos pedidos
- 17% de crescimento na receita de vendas em relação a outros canais
Mas essa vantagem não surgiu por acaso: o RCS permitiu criar interações mais dinâmicas e personalizadas, conferindo aos clientes uma experiência mais rica graças a recursos multimídia e conversação automatizada.
Di Santinni: +102% em vendas com RCS
A Di Santinni já vinha explorando diversos canais de mensageria para divulgar promoções e fortalecer o relacionamento com os consumidores. Porém, também durante a Black Friday, a varejista decidiu dar um passo além e apostou no RCS como parte de suas estratégias.
A meta era clara: potencializar o engajamento dos clientes, ampliar as vendas no e-commerce e se destacar com uma comunicação inovadora em meio à enxurrada de ofertas típicas da data.
Então, usando o RCS para empresas, a Di Santinni enviou mensagens repletas de imagens de produtos, links diretos para compra e recursos de conversação automatizada, tornando o processo de decisão de compra mais rápido e intuitivo. O resultado foi expressivo:
- 102% de aumento nas vendas online;
- 2x mais cliques;
- 16x mais leituras que o SMS.
Esses números mostram que uma experiência do cliente mais envolvente gera resultados diretos em receita e engajamento. Além disso, a empresa conseguiu reativar uma base de consumidores que não possuía interação recente, provando que uma transformação digital bem planejada pode inspirar novos interesses no público.
Shopee: 6x mais conversões com RCS
A Shopee sempre busca novas formas de engajar seu público e aumentar as vendas online, e foi justamente esse objetivo que levou a empresa a adotar estratégias RCS.
A empresa combinou duas modalidades do RCS. Começou substituindo o Push Notification por uma modalidade, chamada RCS Single, e, também, criou uma experiência completa de comunicação usando a modalidade de RCS Conversacional com cupons, carrosséis e botões que direcionavam o usuário diretamente para o aplicativo.
Os resultados superaram as expectativas:
- 47% mais alcance que a média de mercado;
- 4x mais respostas;
- 6x mais conversões;
- 16% mais pedidos no aplicativo.
Mercado Livre: +20% na recuperação de crédito
Quando o Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, decidiu diversificar seus canais de cobrança, a adoção do RCS mostrou-se uma verdadeira virada de jogo. A empresa buscava uma comunicação inovadora que gerasse mais confiança e, claro, melhorasse o retorno em um período crítico: o final do ano.
A campanha aconteceu para uma base de pessoas com inadimplência e, em vez de se limitar a mensagens de texto, o Mercado Pago criou uma experiência completa com mensagens visuais, interativas e segmentadas. Optaram por elementos como banners, emojis e botões, além de usar um tom de voz amigável e elementos que reforçam a identidade da marca.
Os resultados não demoraram a aparecer:
- 14x mais interações;
- +20% de conversão na recuperação de crédito.
Todos esses indicadores deixam claro como o RCS potencializa a experiência do cliente. A capacidade de oferecer mensagens verificados com layout interativo e botões de ação contribui não apenas para atrair mais atenção, mas também para converter leads em vendas de forma efetiva. Além disso, esses números mostram que uma experiência do cliente mais envolvente gera resultados diretos em receita e engajamento..
RCS para empresas no cenário global
Grandes marcas internacionais também utilizam o RCS. McDonald’s, Subway e marcas de cosméticos já exploram o canal para criar jornadas completas de compra, enviar cupons e oferecer atendimento interativo, tudo em um único fluxo conversacional.
Por exemplo, uma rede de fast-food permitiu que clientes montassem seus pedidos diretamente no chat, tornando a experiência mais prática e personalizada. Já uma marca de cosméticos usou o RCS para compartilhar dicas de beleza, tutoriais em vídeo e cupons de desconto, tudo em um único canal.
Esses exemplos reforçam o quanto o RCS está se tornando um padrão global de transformação digital nas interações com o público.
Chegou a sua vez de inovar com RCS para empresas
A experiência do cliente é o coração de qualquer estratégia de sucesso — e com o RCS, sua empresa pode oferecer uma comunicação envolvente, segura e eficiente.
Na Pontaltech, implementamos soluções de RCS para empresas de diferentes setores, com resultados comprovados em vendas, engajamento e automação.
Chegou a sua vez de explorar todo o potencial dessa comunicação inovadora e melhorar a experiência do cliente. Então, invista em RCS, aprimore suas estratégias, aproveite o melhor da conversação automatizada e entre de vez na era da transformação digital.
As empresas de sucesso já estão trilhando esse caminho, e agora é sua hora de se juntar a elas!
Quer ver como o RCS pode transformar a comunicação da sua empresa? Solicite uma demonstração agora.
