Janeiro branco: 11 canais para divulgar a campanha
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11 melhores canais para divulgar a campanha Janeiro Branco

Saiba tudo sobre a campanha de saúde do Janeiro Branco, como divulgar e quais canais de comunicação utilizar.
campanha janeiro branco

Após um intenso período de festas, damos boas-vindas a ele: o mês de janeiro. O primeiro mês do ano é marcado por sentimentos de renovação, esperança e aquela vontade de escrever um novo capítulo. Não à toa, a campanha Janeiro Branco compõe o calendário do mês que alerta sobre a importância da saúde mental e emocional. 

Mas, como trabalhar essa campanha na sua empresa? Neste conteúdo, vamos abordar esse tema tão importante que merece nossa atenção. Aliás, o interessante dela é que pode ser utilizada tanto para fins de conscientização, como para fins comerciais ou endomarketing. Acompanhe a leitura e entenda como a sua marca pode divulgar a campanha Janeiro Branco, conscientizando as pessoas e fortalecendo os laços com os seus consumidores e também, como abordar isso na sua empresa para os seus funcionários. Vamos lá?

janeiro branco cores dos meses

O que é a campanha Janeiro Branco?

A campanha “Janeiro Branco” é uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre a saúde mental. Ela foi criada no Brasil em 2014 e tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental e emocional, buscando assim, reduzir o tabu relacionado aos transtornos mentais e incentivar as pessoas a buscarem ajuda quando necessário. 

No entanto, a saúde mental vai além da mera ausência de doenças mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estado de bem-estar mental ocorre quando uma pessoa consegue exercer suas habilidades, bem como enfrentar as adversidades da vida, desempenhar um papel produtivo e contribuir para sua comunidade.

Uma pessoa mentalmente saudável reconhece a inexistência da perfeição e compreende que todos os indivíduos têm limitações. Além disso, ela está ciente de que a realidade é marcada por uma variedade de emoções, incluindo alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. 

Por que janeiro foi escolhido para falar de saúde mental?

Janeiro foi escolhido como o mês da campanha de saúde sobre saúde mental para aproveitar o início do ano. Isso porque o período simboliza a reflexão e o planejamento, estimulando as pessoas a pensarem sobre sua qualidade de vida emocional. Mas por que “janeiro branco”? A cor branca é como em uma “folha em branco”, ou seja, pronta para receber pessoas que irão escrever ou a reescrever as suas próprias histórias. Significa também renascimento e a esperança de um novo capítulo na vida das pessoas.

Durante o Janeiro Branco, são promovidas diversas ações, palestras, eventos e campanhas nas redes sociais com o intuito de disseminar informações sobre saúde mental, promover o autoconhecimento e destacar a importância do acompanhamento profissional, como psicoterapia, para o bem-estar psicológico. 

Por quea apoiar a campanha Janeiro Branco nas empresas é importante?

Apoiar a campanha Janeiro Branco pode ser importante para a sua empresa por várias razões, que vai desde a responsabilidade social até o ambiente de trabalho saudável. A seguir, separamos alguns motivos para você apoiar, incentivar e disseminar essa campanha com o seu público e colaboradores.

1- Bem-estar das pessoas: o apoio à saúde mental contribui para um ambiente de trabalho mais saudável. Colaboradores com boa saúde mental tendem a ser mais produtivos, engajados e satisfeitos, aumentando também a retenção de talentos.

2 – Redução do tabu: apoiar a campanha Janeiro Branco ajuda a reduzir o estigma associado aos problemas de saúde mental. Isso pode criar um ambiente mais inclusivo e solidário, onde os colaboradores se sintam mais à vontade para falar sobre suas necessidades emocionais.

3 – Imagem da empresa: o engajamento em campanhas sociais, especialmente aquelas relacionadas à saúde mental, contribuem para uma imagem corporativa positiva, ou seja, employer branding. Mostrar compromisso com questões importantes pode atrair clientes, parceiros e talentos que valorizam empresas socialmente responsáveis.

É importante que o apoio à campanha seja autêntico e esteja alinhado aos valores e práticas da empresa ao longo de todo ano. Ações como promover palestras, informação, recursos de apoio à saúde mental ou implementar políticas que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são maneiras práticas de demonstrar esse compromisso.

11 canais para divulgar a campanha Janeiro Branco

Existem diversos canais para a sua empresa divulgar a campanha Janeiro Branco. Os canais digitais são os mais dominantes, e através deles você consegue chegar com mais precisão nos seus clientes, colaboradores, fornecedores e toda rede de parceiros. Mas, canais mais tradicionais e meios offline também podem ser utilizados. O importante é transmitir a mensagem de apoio à saúde mental de forma autêntica e impactante.

Conheça 11 canais para divulgar a campanha Janeiro Branco e escolha o que melhor se adapta a sua estratégia: 

Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para alcançar um grande público. A empresa pode compartilhar mensagens, informações relevantes sobre saúde mental, depoimentos, e usar hashtags relacionadas à campanha. Incentivar o uso de hashtags específicas e criar desafios relacionados à campanha nas redes sociais também pode aumentar a visibilidade e engajamento.

E-mail Marketing

Enviar mensagens por e-mail para clientes, parceiros e funcionários é uma forma direta de comunicação. Pode-se destacar a importância da saúde mental, compartilhar recursos úteis e incentivar a participação na campanha.

RCS

Utilize recursos interativos oferecidos pelo RCS para enviar mensagens mais envolventes, como imagens ou até mesmo vídeos relacionados à conscientização sobre saúde mental. Use também links diretos para páginas específicas no site da empresa relacionadas à campanha Janeiro Branco. 

mensagem para campanha janeiro branco saúde

SMS

Devido às limitações de caracteres no SMS, mantenha as mensagens curtas e diretas, incentivando a participação na campanha ou compartilhando informações breves sobre saúde mental. Inclua chamadas à ação claras, como links para o site da campanha ou, se a sua empresa estiver organizando eventos relacionados à campanha, envie lembretes por SMS para aumentar a participação.

Website

Adicionar banners ou até mesmo uma seção dedicada no site da empresa para informações sobre a campanha pode ser eficaz. Isso mostra o compromisso da empresa com a causa.

Eventos Internos

Promover eventos internos, como palestras, workshops ou sessões de conscientização sobre saúde mental, pode ser uma maneira eficiente de engajar os colaboradores. Caso a sua empresa seja de saúde, utilize eventos internos e onlines para promover a saúde mental em seus pacientes.

Materiais Impressos

Pôsteres, folhetos ou cartazes em áreas comuns da empresa podem chamar a atenção para a campanha e incentivar a participação.

Blog

Se a sua empresa mantém um blog, você pode criar conteúdo relacionado à saúde mental, compartilhar histórias inspiradoras, dicas de autocuidado e informações sobre a campanha Janeiro Branco. Você também pode utilizar o RCS e e-mail para divulgar esses conteúdos por meio de uma newsletter.

Parcerias com Influenciadores

Associar-se a influenciadores ou personalidades que tenham afinidade com a causa pode amplificar a mensagem da campanha e alcançar novos públicos. Caso a sua empresa seja de saúde, utilize os seus profissionais para dar voz a esta importante causa.

Comunicados à Imprensa

Enviar releases à imprensa para veículos locais ou setoriais pode gerar cobertura da mídia sobre o envolvimento da empresa na campanha.

Podcasts e Vídeos

Criar conteúdo em formato de áudio ou vídeo pode ser mais envolvente. Podcasts ou vídeos curtos nas redes sociais podem transmitir mensagens de apoio à campanha de uma maneira mais dinâmica.

Conte com a Pontaltech!

O uso de e-mail, SMS e RCS é altamente eficaz para disseminar informações durante a campanha Janeiro Branco. Esses canais oferecem uma abordagem direta e imediata, alcançando um amplo público de forma rápida. O e-mail por exemplo, permite compartilhar conteúdo mais elaborado, como newsletters informativas e links para recursos relacionados à saúde mental, enquanto as mensagens curtas de SMS garantem uma comunicação concisa e de fácil absorção. 

Além disso, o RCS, com sua capacidade de oferecer mensagens mais interativas e ricas em mídia, proporciona uma experiência envolvente, ideal para transmitir mensagens de conscientização e incentivo à participação na campanha. Portanto, a combinação desses canais maximiza a visibilidade e a adesão, facilitando o alcance do público-alvo e promovendo a importância do cuidado com a saúde mental durante o Janeiro Branco.

A maior missão da Pontaltech é ajudar você a elevar o relacionamento com o seu cliente para o próximo nível! Somos especialistas em canais de comunicação como SMS, RCS, agentes de voz virtuais, e-mail marketing e estamos prontos para ajudar a sua empresa a se posicionar não só no Janeiro Branco, mas em todas as campanhas das cores dos meses do ano. 

Aqui no nosso blog você também encontra diversas dicas para impulsionar os principais indicadores dos canais digitais, além de conteúdos sobre Janeiro Branco e outras campanhas de conscientização que reforçam o calendário de marketing das empresas no Brasil, ajudando assim a disseminar informação e conhecimento para milhares de brasileiros. 

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22 de janeiro de 2024
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