Cores dos meses: 20 campanhas de saúde para 2024
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Quais são as cores dos meses? Veja 20 campanhas de saúde para 2024

Saiba quais são as cores dos meses criadas para realização de campanhas de saúde e prevenção de doenças. Confira dicas para ter sucesso na conscientização utilizando canais digitais.
campanhas de saúde e cores dos meses

Outubro é rosa, novembro é azul e todos os meses do ano têm significados e são coloridos. No calendário da saúde, existe uma diversidade de cores dos meses que representam campanhas de conscientização sobre as mais variadas doenças. Algumas dessas ações já estão muito difundidas entretanto, outras temáticas importantes ainda precisam ganhar destaque. 

Investir em campanhas de saúde traz muito retorno para as empresas, e ainda ajuda a sociedade na prevenção de uma série de doenças. Essa é uma forma de intensificar o relacionamento com o paciente, e também engajar os colaboradores internos em relação a essas questões.

Quer entender quais são as cores dos meses para campanhas de conscientização do Ministério da Saúde e realizar na sua empresa? Então acompanhe este artigo e descubra as doenças abordadas e como criar ações eficientes usando os canais digitais. Vamos lá? 

cores dos meses ebook

Por que as campanhas de saúde são importantes?

Nos últimos anos, as campanhas de saúde com elemento de cores ganharam mais espaço na sociedade, marcando um calendário que ajuda a conscientizar a população sobre pautas que visam principalmente a preservação da vida e a defesa do bem-estar e do cuidado com as pessoas.

Mas, o benefício desse tipo de ação vai muito além. Ao falar sobre esses temas, as campanhas de conscientização facilitam a articulação de instituições com o poder público, promovendo ações que devem fazer a diferença na vida das pessoas. Um exemplo disso é o sucesso da campanha Outubro Rosa, que todos os anos registra um aumento considerável no número de mamografias realizadas. 

Além dos reflexos positivos na saúde das pessoas, esse tipo de ação é uma excelente oportunidade para as marcas mostrarem o cuidado que têm com os seus clientes. Ainda que funcione como uma espécie de lembrete do bem, é possível posicionar a sua marca de forma positiva no mercado, perante os clientes e concorrentes. 

Inclusive, muitas empresas deixam a “rivalidade” de lado e se unem com empresas concorrentes em prol da saúde das pessoas, promovendo ações de prevenção.

Cor da saúde: o que é?

Associar uma “cor” a um mês mostrou-se uma boa ferramenta de marketing para disseminar informações sobre importantes questões de saúde. No entanto, o calendário da saúde tem campanhas de conscientização que se estendem por todo o ano. Então, por que não ampliar as ações para todos os meses? 

Muito além do Outubro Rosa: Conheça as cores dos meses e faça campanhas de saúde

Como falamos acima, existem temáticas para todos os meses do ano. Há meses com até duas cores diferentes, de acordo com sua temática. Ou seja, assuntos para suas campanhas não vão faltar, não é mesmo? A seguir, vamos apresentar as cores dos meses mais conhecidas no Brasil. Acompanhe:

Janeiro branco: conheça a cor do mês de Janeiro

Desde 2014, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema da saúde mental no país. A depressão afeta 11,5 milhões de brasileiros, segundo a OMS, enquanto para os transtornos de ansiedade o número é ainda maior, com 18,6 milhões de pessoas no Brasil. Sendo assim, janeiro foi o mês escolhido para acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados e tratamentos para manter a mente e o corpo sãos.

Fevereiro roxo e laranja

Fevereiro é um mês que ganhou duas cores: roxo e laranja. O Fevereiro Roxo tem o objetivo de conscientizar sobre Alzheimer, uma doença que afeta 1,2 milhão de brasileiros. Por outro lado, o Fevereiro Laranja visa alertar sobre a leucemia.

Nesse cenário, você pode dividir as ações ao longo do mês, ou optar por aquela que mais tem a ver com o seu público-alvo. Por exemplo, se parte do seu público for idosos, talvez o alerta em relação ao Alzheimer faça mais sentido, já que essa é uma doença que atinge essa faixa etária. 

Qual campanha de conscientização acontece em Março?

A cor do mês de Março é azul-marinho, e ela foi criada para promover a consciência no público masculino sobre a prevenção e o combate ao câncer colorretal. Essa doença se trata de um tumor maligno que ocorre no reto do intestino grosso, sendo uma das causas mais frequentes de câncer entre homens no Brasil.

Já o Março Lilás conscientiza sobre o câncer de colo de útero que atinge 17 mil mulheres todos os anos, sendo que o principal fator de risco é pela infecção de HPV (Papilomavírus Humano), transmitido sexualmente.

Abril azul e Abril Verde

Abril azul foi criado para alertar sobre um transtorno que afeta cerca de 1% da população mundial, o autismo. Esse distúrbio costuma afetar o sistema neurológico, ou seja, compromete a comunicação e o comportamento interpessoal. É até quatro vezes mais frequente no sexo masculino.

O Abril Verde é uma campanha diferenciada, pois traz à tona a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho.

Qual a cor do mês de maio 2023?

Amarelo, Roxo, Laranja e Vermelho.

Maio Amarelo está presente nas campanhas conscientização e alerta sobre acidentes de trânsito. Além do amarelo, o Maio Roxo também ganha protagonismo neste mês, pois a campanha é para prevenir as doenças inflamatórias intestinais. Há também profissionais que consideram o mês para a prevenção e conscientização da hepatite, que ganha o nome de Maio Vermelho. Ainda, a campanha Maio Laranja abrange uma luta importante que é o combate ao abuso infantil e à exploração sexual de crianças.

O que é o maio laranja?

O mês de maio também recebe uma luta importante: o combate ao abuso infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Qual é o símbolo do mês de Maio?

O laço é o símbolo de todas as cores dos meses, pois simboliza campanhas de combate a doenças e causas de saúde pública.

Qual a cor do mês de Junho?

Junho vermelho – doação de sangue.

Junho é o mês da causa mais comentadas ao longo de todo o ano, a doação de sangue. Chamado de Junho Vermelho, o mês abriga o Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre em 14 de junho, e tem como missão sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato, essencial para pacientes que dependem da transfusão de sangue para sobreviver.

Qual é a cor de julho?

Julho amarelo – combate à hepatite A, B e C.

O amarelo volta a estampar as campanhas de saúde para alertar a população sobre as hepatites virais, do tipo A, B ou C. O Julho Amarelo é a campanha de conscientização para as doenças hepáticas que comprometem o funcionamento do fígado e dessa forma podem levar a inúmeros problemas no organismo. Os dois tipos mais graves, B e C, acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente.

Agosto Dourado, Laranja e Lilás: qual significado das cores do mês?

Agosto abrange três causas super importantes. A primeira e mais conhecida é o Agosto Dourado, instituído em todo território nacional desde 2017, pela Lei 13.435, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Aliás, a cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde para representar a alimentação padrão “ouro” para a saúde dos recém-nascidos.

Já o Agosto Laranja é um movimento criado para conscientização da esclerose múltipla. Estima-se que 35 mil brasileiros sofram com essa doença. Trata-se das células de defesa do organismo que atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada, perda de equilíbrio e outros problemas graves.

O que significa agosto lilás?

A campanha do Agosto Lilás acontece em território nacional como medida de enfrentamento à violência contra a mulher. O projeto de Lei foi relatado em agosto de 2022 pela senadora Nilda Gondim (MDB-PB) que estabelece que os municípios brasileiros e a União criem ações de conscientização e proteção das mulheres, portanto, ficou conhecido como “o mês de enfrentamento da violência contra a mulher”.

Qual a cor do mês de Setembro?

Amarelo e Vermelho são as cores das campanhas de saúde para o mês de setembro.

A campanha Setembro Amarelo já é bastante conhecida pela população. O mês é marcado pelo combate ao suicídio, considerado pela OMS um grave problema de saúde pública. No mundo, há mais de 800 mil suicídios todos os anos, um número alarmante que só pode ser reduzido através de ações como essa. 

No entanto, além da cor amarela, o Setembro Vermelho também ganha destaque na prevenção contra doenças cardiovasculares, principal causa de mortes no mundo. Assim, a saúde do coração ganha protagonismo especialmente no dia 29, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração. 

Qual cor da campanha de saúde de Outubro?

Outubro Rosa é, sem dúvidas, a campanha mais conhecida por todos. O mês tem o foco na conscientização da prevenção do câncer de mama através da realização de mamografias. Esse tipo de câncer é o segundo tipo mais frequente entre mulheres em todo o Brasil. Andando pelas ruas e navegando pelas redes sociais é possível ver todo tipo de empresa fazendo menção através de campanhas de marketing a essa importante data. 

Qual a cor do mês de Novembro?

A prevenção ao câncer de próstata é o principal objetivo do Novembro Azul. Esta campanha de saúde nasceu na Austrália e chegou com força ao Brasil, tendo como símbolo, além da coloração azul, o bigode. O símbolo, contudo, é uma forte referência ao público masculino. Infelizmente, a doença cancerígena é a segunda mais incidente entre os homens, e por isso a luta está contra o preconceito da realização do exame de toque retal. 

Qual a cor de Dezembro?

A cor do mês de dezembro é o vermelho.

No Dezembro Vermelho, a campanha nacional de saúde é focada em conscientizar a população sobre a importância da Prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além disso, foi instituída a Lei nº 13.504/2017 que presenta luta pela garantia dos direitos dos pacientes que vivem com HIV e Aids. Apesar dos esforços de combate, os índices de novos casos estão subindo.

Qual a cor de cada mês?

.

  • Janeiro Branco;
  • Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja;
  • Março Azul-Marinho e Março Lilás;
  • Abril Azul e Abril Verde;
  • Maio Amarelo, Maio Roxo, Maio Laranja e Maio Vermelho;
  • Junho Vermelho;
  • Julho Amarelo;
  • Agosto Dourado, Agosto Laranja e Agosto Lilás;
  • Setembro Amarelo e Setembro Vermelho;
  • Outubro Rosa;
  • Novembro Azul;
  • Dezembro Vermelho.

.

.

Como criar ações eficientes para o calendário da saúde?

Talvez você esteja pensando: Como criar ações de impacto todos os meses? A princípio, os obstáculos podem parecer enormes. Falta de tempo, equipe, sistemas, tecnologia bem como o orçamento são alguns dos principais. No entanto, e se a gente te dissesse que existem maneiras eficazes de criar campanhas de saúde para o calendário anual completo? 

Trata-se de trabalhar de forma inteligente, escalável e automatizada através da ajuda dos canais digitais. Seja a sua empresa uma farmácia, hospital, clínica médica, telemedicina, convênio médico, seguradora ou é um médico, saiba que é possível utilizar agentes de voz, por exemplo, na comunicação das campanhas de saúde para qualquer segmento. 

Através de uma única gravação que pode ser utilizada o ano todo feita por um health bot, a sua empresa é capaz de ajudar na conscientização de diversas doenças mencionadas aqui. Mas, não para por aí. Outros canais como o envio de SMS ou RCS para o mercado de saúde reforça mensagens sobre as cores dos meses, e ainda ajudam a posicionar o seu negócio como uma marca que se importa com os pacientes. 

Por fim, conheça as soluções da Pontaltech e saiba como impulsionar as campanhas de saúde da sua empresa de forma eficiente, aproveitando todos os objetivos que esse tipo de ação de marketing pode oferecer. Com a nossa plataforma, você conta com a ajuda da tecnologia para que esse processo seja otimizado e não impacte o seu planejamento financeiro. Fale com nossos especialistas agora!! 

Conteúdos relacionados

22 de novembro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter