SMS no varejo: como usar?

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SMS no varejo: como usar?

Enviar SMS ainda é uma excelente maneira de atrair o público do varejo. Veja como extrair o melhor desse canal

Diante de tantas possibilidades e recursos para se comunicar com o seu cliente, será que enviar SMS no mercado de varejo ainda é uma prática eficiente? A resposta é sim! Segundo a pesquisa internacional feita pela Simple Texting, 46% das pessoas são mais propensas a optar por mensagens de texto, principalmente no setor de comércio eletrônico e varejo.

Dessa forma, notamos que, apesar da forma de comunicação entre empresas e consumidores estar evoluindo e agregando novos canais, enviar SMS ainda é uma excelente maneira de atrair, conquistar e fidelizar os seus clientes. E é sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje.

Por que o público se mantém aberto para este tipo de comunicação? Como usar o SMS no varejo e alcançar bons resultados? Essas e outras perguntas a gente te responde a seguir. Acompanhe!

Por que enviar SMS no varejo?

Estima-se que 61% das empresas e profissionais de marketing ​​estão aumentando seus orçamentos em SMS. Isso mostra o quão valioso esse canal tem se mostrado. Os resultados são tangíveis não só no que diz respeito ao retorno sobre o investimento, como também na conversão de vendas e taxas de abertura e cliques em comparação com outros canais de mensagens.

Segundo os próprios consumidores, o recebimento de SMS a respeito do status ou confirmação do pedido, rastreamento de envio, ou lembretes e alertas sobre promoções são comunicações muito aguardadas por eles. Isso porque eles não precisam vasculhar sites, e-mails e mídias sociais para obter essas informações. Não à toa, as taxas de abertura de SMS chegam a bater 98%, e as de cliques 36%.

Mas além da preferência dos consumidores, existem outros motivos para você enviar SMS. A seguir, listamos alguns para você:

1. Entrega imediata e alta taxa de abertura

Como comentamos anteriormente, as taxas de abertura e cliques de um SMS são realmente um case de sucesso. Segundo dados da Connect Morgul, 90% das pessoas abrem todas as mensagens recebidas em seus celulares em no máximo 3 minutos após recebê-las.

Mas por que isso? Um dos motivos é que, diferente de outros canais como as redes sociais, e-mail e o WhatsApp, por exemplo, para receber um SMS não é necessário que o cliente esteja conectado à internet. Isso faz com que esse seja um canal de grande alcance e menores barreiras.

2. Mensagem rastreável

Para um profissional de marketing, quanto mais rastreável o canal de comunicação, melhor. Dessa forma, você pode acompanhar com precisão os resultados e tomar ações a partir deles. Ao enviar SMS você consegue saber exatamente quem são as pessoas que abriram a sua mensagem e ainda que ação foi tomada a partir da mensagem que você sugeriu no corpo do SMS.

3. Não é necessário um especialista

Muitas equipes de marketing são enxutas. Então, se esse é o seu caso, enviar SMS é o canal certo para você. É claro que o envio de SMS deve ser feito por alguém que entenda sobre esse meio de comunicação. No entanto, não é necessário uma pessoa ou equipe dedicada exclusivamente a esse canal. As pessoas que já cuidam de outras demandas de marketing podem absorver o envio de SMS, sem que isso sobrecarregue ou atrapalhe a performance do time.

4. Diminui o número de ligações

Todo mundo vive reclamando de ligações de números anônimos ou indesejados. Substituir alguns tipos de ligações pelo envio de SMS é algo que pode melhorar o relacionamento com o seu cliente. Quando enviadas de maneira pessoal e assertiva, as mensagens de texto se tornam agradáveis e contribuem para a experiência positiva do cliente com a sua marca.

5. O SMS atrai e fideliza os seus clientes no varejo

Enviar SMS é uma excelente forma de manter os seus consumidores atualizados sobre o que acontece com a sua marca. Seja para campanhas promocionais, datas comemorativas sazonais ou ofertas exclusivas e segmentadas, um bom SMS é capaz de deixar o seu cliente com vontade de participar da sua ação, e ainda compartilhar com amigos e familiares.

6. Ecologicamente correto

Se você quer um futuro próspero para a sua marca, você precisa pensar no meio ambiente. Por isso, que tal aderir uma estratégia que se enquadre nesse movimento o quanto antes? As campanhas por SMS evitam milhões de materiais impressos todos os anos, contribuindo com a causa “verde”. Além disso, você como empresa, ao gastar menos com impressos pode investir em ações igualmente importantes na promoção da sua marca.

Como usar o SMS no varejo e alcançar bons resultados?

Agora que você já percebeu que enviar SMS pode ser um divisor de águas na sua estratégia de marketing, que tal algumas dicas de como fazer isso? Acompanhe a seguir alguns exemplos de campanhas via SMS que fazem muito sucesso no mundo do varejo!

Ações segmentadas

A melhor forma de usar esse canal é segmentando sua base de clientes. E as opções de segmentação são infinitas e variam de estratégia para estratégia. Por exemplo: que tal enviar uma promoção para aqueles clientes que estão sem comprar há algum tempo sem você? Ou então, oferecer algum produto complementar para alguém que acabou de fazer uma compra?

Ponte para outros canais

Existem situações em que o SMS não precisa ser a comunicação final. Enviar SMS também é uma excelente forma de levar o seu consumidor para outros canais. Para isso, é só adicionar um link parametrizado no final da mensagem levando o seu cliente para onde você deseja.

Por exemplo: você pode incluir um link para que ele veja mais detalhes sobre o status do pedido. Ou então, pedir para que ele faça o download do seu aplicativo. E que tal enviar uma pesquisa de satisfação?

Rápidos updates

Enviar SMS para comunicar rápidas atualizações é muito valioso para o relacionamento com o seu cliente. Notificações de pagamento aprovado, pedido entregue ou até mesmo, atualizações cadastrais vão construir uma proximidade que traz tranquilidade e transparência para a relação.

Promoções exclusivas

Uma forma de manter a sua comunicação por SMS sempre “quente” é enviando promoções exclusivas por ali. Um cupom de desconto comunicado apenas por aquele canal, por exemplo, faz com que o seu público fique sempre ligado nos seus SMS na expectativa de que novas ofertas exclusivas cheguem por ali.

Sente-se preparado para enviar SMS para os seus clientes no varejo? Então fale com um de nossos especialistas e comece o quanto antes a aumentar suas vendas!

01 de abril de 2022
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