SMS Corporativo: o que é? Saiba tudo sobre
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Saiba o que é SMS Corporativo e como aplicá-lo

O SMS Corporativo vem se mostrando uma excelente alternativa para as marcas que desejam uma comunicação prática, direta e personalizada
Plataforma de SMS corporativo para empresas

Em uma era repleta de comunicações, estar presente no dia a dia do cliente se tornou um grande desafio. O SMS Corporativo vem se mostrando uma excelente alternativa para superá-lo, contribuindo para uma comunicação prática, direta e personalizada.

Aqueles que pensam que o serviço de SMS está ultrapassado, estão muito equivocados. Hoje, os cupons enviados via SMS são resgatados dez vezes mais do que aqueles enviados via outras plataformas. Ou seja, os consumidores ainda utilizam, e preferem, receber comunicação das empresas através do SMS! 

Aqui, você entenderá melhor o que é o SMS corporativo e por que vale a pena utilizá-lo. Além disso, vai conhecer as formas de aplicá-lo às suas estratégias empresariais. Vamos lá? 

classificador de respostas SMS

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa é o conjunto de ações que visa estabelecer e manter uma boa relação entre uma empresa e os públicos as quais ela tem como alvo de interesse, com os clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, investidores, imprensa e sociedade em geral. Enfim, com todos os segmentos as quais ela mantém algum tipo de relacionamento.

Dessa maneira, de uma forma de alisar mais ampla, a comunicação corporativa engloba diversas áreas, como comunicação interna, comunicação externa, comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação digital e comunicação de crise.

A partir de um trabalho com extremo rigor e planejamento na busca da eficiência na comunicação corporativa, as empresas que fazem esse investimento conseguem transmitir os seus conceitos, decisões e práticas de forma mais eficiente e clara, evitando ruídos na comunicação e garantindo o posicionamento que você deseja.

Com a comunicação corporativa, as empresas asseguram posicionamento direto na hora de transmitir mensagens para os mais diferentes públicos. Na prática, tudo isso colabora diretamente para se diferenciar dos concorrentes, se aproximar do público-alvo e garantir a presença fortalecida da sua marca nos mais diferentes canais e plataformas.

Portanto, uma boa comunicação corporativa é essencial para construir uma imagem positiva da empresa, transmitir credibilidade e confiança, fortalecer a cultura organizacional, motivar os colaboradores, fidelizar os clientes, ampliar o alcance da marca e gerar resultados para o negócio.

O que é SMS corporativo?

O SMS Corporativo, nada mais é do que o uso desse canal para negócios. Assim, ele vem para melhorar as experiências dos consumidores que desejam uma comunicação mais rápida. Por outro lado, as empresas que desejam estar presentes na vida de seus clientes podem se beneficiar desse canal.

A palavra SMS vem do inglês Short Message Service, que significa Serviço de Mensagens Curtas. Essa ferramenta permite às empresas enviar mensagens curtas (de até 160 caracteres) aos seus colaboradores, clientes, fornecedores, etc. Além disso, é um recurso ágil para enviar informações como avisos, alertas, lembretes, status de pedidos ou processos e transações.

Com ele, é possível diminuir custos, otimizar processos e melhorar a comunicação como um todo.

Por que incluir uma estratégia de SMS corporativo no seu planejamento?

O SMS corporativo é uma ferramenta de comunicação que permite enviar mensagens de texto para celulares de forma rápida, eficiente e econômica.

Assim, o que o planejamento em SMS corporativo vai gerar de benefícios para as empresas pode ser mensurado da seguinte forma:

Alcance

Canal de alcance instantâneo, o SMS corporativo atinge praticamente todos os usuários de celular, independentemente do modelo do aparelho ou da operadora. Além disso, o SMS tem uma taxa de abertura superior a 90%, o que significa que a maioria das pessoas lê as mensagens que recebe.

Rapidez

Pela alta velocidade, o SMS corporativo permite uma comunicação direta com os clientes. As mensagens são entregues em poucos segundos e podem gerar respostas imediatas.

Economia

Em se tratando de investimento, o envio de SMS corporativos tem um custo baixo comparado a outros meios de comunicação. Além disso, ele pode gerar um retorno sobre o investimento alto, pois pode aumentar as vendas, a fidelização e a satisfação dos clientes.

Integração

Com a utilização de outras ferramentas, o pode ser integrado a outros sistemas da empresa, como CRM, ERP, e-mail marketing, redes sociais, etc. Assim, é possível criar campanhas multicanais e acompanhar os resultados de forma integrada.

Em resumo, o SMS corporativo traz muitas vantagens para a empresa, das seguintes maneiras:

  • Aumenta o engajamento e a proximidade com os clientes;
  • Melhora a taxa de abertura e de resposta das mensagens;
  • Reduz os custos e o tempo de comunicação;
  • Personaliza as mensagens de acordo com o perfil e o histórico do cliente;
  • Integra o SMS com outros canais de comunicação digital.

Qual a diferença entre o SMS Marketing e o SMS Corporativo?

O SMS Marketing é uma modalidade de mensagem que tem como objetivo promover a marca, os produtos ou os serviços da empresa para o público-alvo. O SMS Marketing é usado principalmente para fins comerciais e publicitários, visando atrair, converter e reter clientes.

Dessa maneira estratégica, com mensagens curtas, o SMS marketing é bastante utilizado para informar o destinatário sobre oportunidades, ofertas e novidades de uma empresa ou negócio.

Apesar de, ao primeiro olhar ser a mesma coisa, o SMS corporativo tem outras finalidades. Por exemplo, é uma forma de as empresas ou profissionais liberais avisarem, por exemplo, sobre avisos de consulta, confirmação de agendamentos ou reuniões, envios de senhas e códigos, alteração de metas, mensagens de comunicação interna para funcionários de uma empresa, extratos, monitoramento de entregas, entre outros.

Em suma, o SMS corporativo não é usado para fins comerciais, mas sim para agilizar processos e otimizar a comunicação entre a empresa e seus diversos públicos. É uma modalidade de SMS corporativo que tem como objetivo estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes.

Conheça 10 vantagens do SMS Corporativo

O SMS chega a qualquer tipo de aparelho celular. E é entregue mesmo que a pessoa não esteja com o recurso de tráfego de dados ativado.

O SMS é um canal muito utilizado, independente do segmento da empresa, e certamente possui muitas vantagens. Abaixo, listamos algumas das principais para você:

Agilidade na comunicação e atendimento

As mensagens de SMS podem ser lidas quase que instantaneamente. Outra característica é que esse canal também dispensa a necessidade de realizar uma chamada, e pode ser interativo com a possibilidade de receber respostas bem como classificá-las.

Com o SMS sua empresa estará disponível para resolver o problema do seu cliente a qualquer momento, e isso contribui para uma maior satisfação bem como uma melhora no atendimento.

Alta taxa abertura e visualização

O SMS tem cobertura maior que outros canais, as mensagens podem ser trocadas para quase todos os modelos de celulares. Aliás, esse canal tem 98% de taxa de abertura e taxa de resposta é 209% maior que ligação, e-mail ou Facebook.

Aliás, o SMS corporativo pode ser utilizado para diversas campanhas, como: envio de alertas, cobranças, lembretes ou agendamento. O SMS também pode ser usado para captar novos clientes.

Personalização na comunicação

Sabemos que o celular é um dispositivo bem pessoal e, consequentemente, tem visualização rápida e as pessoas tendem a responder. Imagina ainda poder contar com uma mensagem personalizada?

A personalização das mensagens, incluindo o nome do contato, é um detalhe pequeno, mas que faz uma grande diferença. Ela tornará a comunicação mais pessoal e próxima. Fará o usuário se sentir especial.

Sendo assim, um SMS corporativo tem a possibilidade de personalização da mensagem, e ainda tem a vantagem de chegar ao destinatário de forma rápida, sem depender da internet.

Maior otimização de processos e baixos custos

O disparo de SMS para empresas dispensa a necessidade de realizar chamadas telefônicas e o custo de envio é de centavos. Isso quer dizer que é uma excelente alternativa de redução de custos, ao passo que o canal pode também otimizar algumas estratégias de comunicação, quando combinadas.

Dessa forma, o SMS Corporativo também é utilizado para facilitar a comunicação interna da empresa, por ser rápido e barato. Além disso, o SMS é uma ferramenta simples e intuitiva. Todos os contatos, históricos de disparos e relatórios ficam armazenados para consulta.

Nesse sentido, podemos concluir que o SMS facilita o trabalho, otimização a comunicação e redução de custos.

Variedade de utilização

O SMS corporativo pode ser utilizado para qualquer tipo de negócio e com inúmeros objetivos. Ele pode ser utilizado, por exemplo, em campanha de saúde, para informar os pacientes sobre a data de agendamento de um exame. Já no varejo, pode ser usado para confirmar uma compra online, dados transacionais e muito mais.

Em suma, o SMS pode ser utilizado para todo tipo de empresa que deseje fazer uma comunicação prática e objetiva.

Alta rastreabilidade e comunicação intregada

Um SMS Corporativo pode ser facilmente rastreado e mensurado. Hoje contamos com provedores que fornecem esse serviço e trazem todos os relatórios de performance e entrega. Então, com todos os dados em mãos é possível analisar o sucesso de uma campanha ou estratégia.

Por meio das ferramentas adequadas, é possível acompanhar e mensurar a quantidade de mensagens enviadas, entregues, clicadas e etc. Dessa forma, esses dados oferecem maior conhecimento sobre o comportamento dos usuários.

O SMS é facilmente moldável às demais estratégias de comunicação, já que o canal oferece eficiência em rastreabilidade. Assim, o SMS integrado a outros canais terá uma comunicação onmichannel.

Como usar o SMS corporativo?

Já entendemos o que é o SMS corporativo, quais seus benefícios e vantagens. Agora que tal entender como e onde utilizá-lo?

Você pode utilizar o disparo de SMS corporativo para envio de felicitações ou outro tipo de mensagem que aproxime o cliente.

O SMS corporativo deve ser considerado como uma alternativa de comunicação, principalmente se você realiza algumas destas atividades:

  • Envio de boletos de cobrança;
  • Descontos e promoções;
  • Agendas médicas;
  • Envios de status de compras – e-commerce;
  • Alertas de vencimentos;
  • Envios de códigos personalizados;
  • Comunicados internos;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Lembretes via SMS;
  • Enviar cupom por SMS;
  • SMS para agendamentos.

Com a utilização do envio de SMS corporativo, a empresa tem tudo para conseguir diversas vantagens na disputa do seu nicho de mercado e se relacionar melhor com os seus clientes.

O alcance mais rápido pode significar também melhorar o atendimento ao cliente, enviando confirmações, lembretes, avisos e orientações. Assim, é possível reduzir as faltas, os cancelamentos, os atrasos e os erros e aumentar a confiança e a credibilidade da empresa.

Cliente satisfeito é sinônimo de fidelização. Trace o planejamento para enviar mensagens de agradecimento, parabéns, felicitações e convites. Dessa maneira, ao demonstrar valorização e reconhecimento e fortalecer o vínculo emocional com a marca.

Ouça com atenção e tome decisões ao conhecer o que os clientes pensam da sua marca. Assim, a estratégia de envio de SMS corporativo ajuda a medir a satisfação e a insatisfação dos clientes e identificar pontos fortes e fracos da empresa.

Como implementar o SMS corporativo na sua empresa?

Para implementar o SMS corporativo na sua empresa, você precisa seguir alguns passos:

Definir os objetivos e as metas da sua estratégia de SMS corporativo;

  • Segmentar o seu público-alvo de acordo com as suas características e preferências;
  • Escolher uma plataforma de envio de SMS confiável e segura;
  • Criar um banco de dados com os números de celular dos seus contatos;
  • Obter a autorização prévia dos seus contatos para enviar SMS;
  • Elaborar um cronograma com as datas e os horários dos envios;
  • Redigir as mensagens de forma clara, objetiva e criativa;
  • Incluir uma chamada para ação (CTA) nas mensagens;
  • Monitorar os resultados dos envios e analisar as métricas;
  • Ajustar a estratégia conforme o feedback dos seus contatos.

Conclusão

Em resumo, o fluxo de mensagens com colaboradores, clientes e fornecedores se torna mais ágil e eficiente com o SMS. Além de oferecer confiança com grande cobertura, é uma plataforma segura que traz muitos resultados.

O SMS corporativo é uma excelente forma de comunicação entre a empresa e os seus públicos de interesse. Com essa estratégia, permite enviar mensagens de texto para celulares de forma rápida, eficiente e econômica.

Por fim, o envio de mensagens de texto é uma solução eficiente, que facilita o contato com os clientes, traz visibilidade dos dados e processos. Ele transforma as suas estratégias de comunicação, tornando-as mais fáceis e ágeis.

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17 de maio de 2021
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