Os varejistas sabem bem da importância dos canais de contato com o público para atrair e engajar, e conseguem cada vez mais utilizar a popularidade da mensagem de texto, para gerar vendas em seus negócios.
Neste artigo, vamos utilizar um estudo feito pela Simple Texting para comprovar a eficiência do SMS e como ele atua como um facilitador de vendas. Acompanhe!
O SMS é acessível
Você sabia que 42% dos consumidores verificam suas mensagens de texto pelo menos 10x por dia? E mais, quase 60% deles respondem entre 1 e 5 minutos.
O SMS é ágil e objetivo, e isso faz muito sentido no dia a dia corrido das pessoas. Isso porque a sua simplicidade se adequa perfeitamente ao comportamento dos usuários.
O SMS Marketing – o uso do canal para comunicar promoções, ofertas, descontos e também para manter o relacionamento com o público-alvo – possui uma das melhores taxas de recebimento, chegando a 98%.
Ele é acessível, pois basta um celular, de qualquer modelo ou marca, com sinal da operadora para receber a mensagem.

Por ser um meio de comunicação que preza pelo contato direto, quanto mais personalizada e pessoal for a mensagem, maior será o retorno.
Senso de urgência
Você sabia também que os clientes estão mais propensos a comprar quando recebem uma mensagem que transmite senso de urgência?
50% dos entrevistados da pesquisa da Simple Texting disseram que já realizaram compras quando receberam em seus celulares uma promoção relâmpago.
Aproveite essa oportunidade!
A versatilidade da mensagem de texto
E quando falamos que o disparo de SMS é um facilitador de vendas no varejo, estamos também nos referindo ao seu uso durante toda a jornada do cliente.
Nesse sentido, a versatilidade que o canal oferece possibilita que ele se adapte a qualquer estratégia e em qualquer situação, independente do objetivo da campanha.
Em outras palavras, a grande maioria dos entrevistados afirmaram que estão dispostos a receber mensagens de texto das empresas.
Ou seja, entre as maiores preferências estão: rastreamento de pedido, status/confirmação de compra e agendamento de lembretes.
Manter os consumidores atualizados de seus pedidos, por exemplo, aumenta o seu grau de satisfação com a marca e a probabilidade de uma nova compra – isso faz parte de uma venda.
Tipos de mensagens preferidas pelos clientes
A maioria das pessoas enxergam o SMS como um ótimo canal para se conectar com as marcas.
Quase 68% dos entrevistados afirmaram que checam, enviam e respondem mensagens, esse percentual é maior do que de pessoas que verificam suas redes sociais e que consomem notícia e entretenimento.
Contudo, os consumidores têm suas preferências de tipos de mensagens de texto, e vamos te contar agora quais são as principais, acompanhe.
- 75% dos entrevistados querem saber do rastreio de seus pedidos.
- 65% gostam de acompanhar o status de seus pedidos.
- 46% apreciam marcas que enviam lembretes e alertas.
- 35% querem receber ofertas e promoções.
- 27% aprovam mensagens de cobrança por SMS.
Setores com maior aceitação para mensagem de texto
Além do tipo de mensagem, os consumidores também têm suas preferências de setores.
O Varejo, no entanto, é o segmento mais aceito pelo público para se comunicar por mensagem de texto. Em seguida vem: saúde e bem-estar, serviços financeiros, serviços de viagem e empresas de tecnologia.
- 45% dos entrevistados optam por receber SMS de empresas de varejo
- 42% sobre relacionamento com o paciente, saúde e bem-estar
- 41% de serviços financeiros
- 32% de serviços de viagem
- 28% de empresas de tecnologia
Taxa de clique da mensagem de texto SMS
As pessoas gostam que as empresas facilitem sua vida, até mesmo no momento de compra. Aliás, segundo a pesquisa, o comércio eletrônico obtém uma das melhores taxas de cliques – 36%.
Para aumentar ainda mais a efetividade e otimizar o tempo, a plataforma de SMS permite programar envios. De forma automatizada, incluir variáveis para que o que for oferecido nas mensagens sejam conforme as preferências de quem vai receber.
Utilizando o SMS dessa maneira serão entregues aos consumidores ofertas conforme sua necessidade sem que ele precise gastar tempo fazendo pesquisas.
Considerações finais
O futuro da mensagem de texto é promissor, mas para vender mais é preciso planejamento e uma estratégia bem definida.
É preciso personalizar ao máximo as comunicações, transmitindo exclusividade na mensagem para que os resultados sejam ainda melhores, e o SMS permite isso de forma simples por meio de automatização.
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