Relacionamento com o paciente: como manter na prática?
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Como manter o relacionamento com o paciente na prática?

Saiba como estabelecer o melhor relacionamento com o paciente, criar campanhas de saúde e utilizar os canais digitais para fidelizá-los.
relacionamento com o paciente cliente de saúde

Para quem tem uma empresa de saúde, ou simplesmente trabalha no ramo, o relacionamento com o paciente afeta o desempenho do negócio, seja no lado positivo quanto no negativo – isto é, pela falta deste cuidado. 

Em clínicas, hospitais, e consultórios, a necessidade é a mesma: a fidelização. Neste tipo de negócio, aprimorar o relacionamento com o paciente é fundamental para o crescimento saudável do empreendimento. Além disso, prezar pelo cuidado contínuo do paciente é importante para demonstrar ainda mais este cuidado.

Para isso, é necessário que o médico e sua equipe sigam algumas estratégias, afinal, a adesão ao tratamento, a satisfação e a fidelização do paciente dependem de um bom relacionamento.

E tudo isso é fundamental para a recuperação do paciente e o sucesso do tratamento indicado. Além disso, contribui para a indicação do profissional para amigos, familiares e conhecidos. Porém, manter o relacionamento com pacientes exige alguns cuidados fundamentais. 

A seguir, vamos detalhar a importância de garantir o bom relacionamento com pacientes, assim como as principais dicas para manter essa ligação!

campanha de saúde

O que é relacionamento entre médico e paciente?

O relacionamento entre médico e paciente se refere a todas as atividades desenvolvidas para estabelecer, fortalecer e manter uma comunicação mais próxima com o paciente. 

Assim, os estabelecimentos de saúde precisam praticar estratégias de forma a fidelizar os pacientes e garantir um bom atendimento e, posteriormente, construir novos negócios. O objetivo é fazer com que se criem laços satisfatórios de longo prazo e confiáveis em que ambas as partes saiam ganhando, tanto o consultório quanto o paciente.

Para o consultório, é vantajoso do seguinte ponto de vista: quanto mais próximo for o relacionamento com o paciente, mais fácil será de garantir seu retorno e a continuidade do tratamento. Deste modo, os pacientes habituais podem ser convertidos em pacientes leais e que procuram apenas pelo seu serviço, tornando- se promotores do seu negócio. 

Como deve ser o relacionamento com o paciente em 3 passos?

Algumas estratégias podem ser utilizadas para melhorar o relacionamento com o paciente. São elas:

1. Facilitar o agendamento

Que tal investir na tecnologia para descomplicar este processo? Uma boa alternativa é utilizar um agente virtual de voz, que pode oferecer autonomia para o paciente, mas ainda assim fornecer um atendimento personalizado, com agilidade e menor tempo de espera. 

Além disso, os healthbots também servem como enfermeiros virtuais. Eles conectam pacientes ao aconselhamento clínico para avaliar sua condição e sugerir acompanhamento adequado. 

2. Humanizar o suporte

Não descarte as interações humanas e tenha uma equipe preparada para atender seus pacientes em caso de necessidade.

3. Utilizar prontuários personalizados 

Busque alternativas de softwares que podem utilizar prontuários prontos ou personalizar os campos que para o gestor são importantes. Esta é uma opção para ter em mãos o histórico do paciente, medicamentos indicados e emissão de laudos médicos. Além disso, reduzirá custos com impressão e com departamento de arquivo.

Por fim, é importante também que o profissional conheça seu paciente e converse muito com ele, faça perguntas, busque saber a sua rotina para obter informações úteis. 

É necessário ainda permitir que o cliente fale de seus problemas de saúde ou até de assuntos que não são relacionados ao tratamento. 

Qual a importância do relacionamento entre profissional e paciente?

Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo, é importante sair na frente em termos de comunicação com o cliente, ou seja, com seu paciente. E esta comunicação precisa ser centralizada nas necessidades de seus pacientes.

Isso porque eles, como consumidores, estão também cada vez mais críticos e exigentes sobre os serviços que encontram. É importante salientar que o cliente que foi atendido de maneira insatisfatória tende a não retornar, e ainda pode divulgar a experiência para outros possíveis clientes. Ou seja, ele cria uma verdadeira bola de neve de contatos negativos sobre seu estabelecimento de saúde. 

Por isso, fornecer canais de comunicação inteligentes, ágeis e capazes de acompanhar de perto todo o percurso do paciente em sua clínica, oferecendo carinho e cuidado, é essencial para o sucesso do relacionamento entre profissional e paciente.

Que características são importantes para empresas de saúde e médicos estabelecerem um bom relacionamento com os clientes?

Além de um excelente atendimento presencial, estar presente nos canais digitais é essencial para um bom relacionamento entre a equipe médica e o paciente. Contudo, algumas estratégias podem ser utilizadas para isso:

  • Disponibilizar bons conteúdos online

Criar conteúdos ricos em sites, blogs ou redes sociais aumenta a confiabilidade de seu estabelecimento e também as buscas por ele no Google, são recursos importantes. 

Aliás, facilitar a chegada do paciente até seu estabelecimento eleva e otimiza a experiência dele com você e melhora o relacionamento. 

  • Aplicar pesquisas de NPS para melhorar o atendimento

Com este tipo de pesquisa, é possível medir o grau de satisfação dos pacientes com o seu serviço. Assim, você passa a entender melhor o seu público e tem a noção exata dos pontos positivos e negativos do seu atendimento.

  • Enviar e-mail marketing

O e-mail marketing traz resultados muito satisfatórios para estreitar a relação com os pacientes. Isto é, a ferramenta tem baixo custo e possui fácil utilização. Com ele é possível enviar conteúdos ricos, como orientações sobre o tratamento, campanhas, ou celebração de datas comemorativas.

  • SMS automáticos de retorno e outros lembretes

Outro recurso importante para o bom relacionamento com os clientes é o envio automatizado de lembretes de consultas e aviso de retorno. Com eles, o paciente percebe o profissionalismo do consultório e a sua preocupação em evitar que ele se ausente no dia e hora marcado.

Além do SMS, é possível enviar conteúdos mais ricos e completos. Através do o RCS, além de texto, imagens, gifs, vídeos e até mesmo chatbot podem otimizar todo o processo de atendimento. 

Este recurso é útil no envio de receitas e orientações para exames, por exemplo. 

Qual a importância de melhorar o relacionamento com o paciente?

Por fim, uma boa relação entre o estabelecimento de saúde e seus clientes agrega muitos benefícios para o negócio e colabora para a boa reputação da clínica.

Assim, é importante já no primeiro agendamento estabelecer uma relação de confiança e credibilidade, para que você tenha bons resultados em seu empreendimento a longo prazo. 

A partir daí, o paciente passará a ser promotor da sua empresa através de feedbacks, bem como as sugestões e até mesmo críticas. E, lembre-se: é mais barato fidelizar um cliente do que investir para atrair novos.

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17 de novembro de 2022
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