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Como implementar a cobrança amigável em seu negócio?

A cobrança amigável é uma ação extrajudicial que visa a recuperação do crédito por meio de conversas tranquilas, amenas e sempre educadas.

É fato que nenhuma empresa, no Brasil ou no mundo, está livre de ter clientes em situação de inadimplência, não é mesmo?

Em muitos casos chega a ser necessário até resolver alguns casos de pendência financeira na justiça. Mas saiba que existem outras formas de recuperar o crédito, e uma delas é a cobrança amigável.

E nós vamos falar dela agora. Acompanhe!

O que é cobrança amigável?

Primeiro ponto, a cobrança amigável é uma ação extrajudicial.

A recuperação do crédito é realizada por meio de conversas tranquilas, amenas e sempre educadas. Deve-se procurar entender o motivo da inadimplência para então buscar a melhor solução.

Principalmente se o motivo da inadimplência for por esquecimento, sim isso acontece com bastante frequência, ou por um problema financeiro que seu cliente não está esperando, a cobrança amigável é a melhor opção para sua empresa.

Todos os atendimentos devem ser realizados com empatia pois o resultado traz benefícios para sua empresa, que vai desde o pagamento do débito, a fidelização do cliente até a boa reputação da marca.

Como fazer uma cobrança amigável?

Comece revisando todas as informações importantes da dívida, como: valores, juros, data da aquisição e do vencimento da conta atrasada. Em seguida é hora de ouvi-lo.

Busque entender o motivo da inadimplência e como sua empresa pode ajudá-lo a quitar, pode ter certeza que ele quer honrar todos os seus compromissos.

Se possível, ofereça condições facilitadas para o pagamento dos débitos abertos. E se for viável para sua empresa, tire ou reduza as multas, dê opção de parcelamento e ofereça descontos.

Outro ponto importante é manter sempre o tom amigável em todas as interações. Sua empresa deve estar no controle de toda a situação, mas sempre com respeito e paciência.

Um dos benefícios da negociação amigável é a fidelização dos clientes. As pessoas desejam pagar todas suas contas, mas interferências externas podem influenciar.

Diante disso, demonstre que você compreende a situação apresentada pelos clientes inadimplentes, isso será fundamental para garantir uma boa imagem da sua empresa.

Respaldado pela lei

Você sabia que no código do direito do consumidor existe uma lei que fala o que não pode fazer no momento da cobrança? Sim, é a lei nº 8.078.

No artigo 42 diz que:

Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Existe também o artigo 71 da mesma lei que diz:

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas, ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

Saiba que o descumprimento dessas diretrizes pode acarretar problemas para sua empresa. Por isso, muita atenção no momento da cobrança.

Opte sempre por cobranças amigáveis e somente em último caso tome outras medidas e providências.

Agentes virtuais de voz na cobrança

Agentes virtuais que utilizam a voz para interagir com os clientes durante a negociação de débitos em aberto são muito eficientes e vou te explicar os motivos.

Como explicado anteriormente, pela voz conseguimos emitir emoções e despertar sensações. Lembra que falamos que durante a cobrança amigável é preciso manter o respeito e o tom amistoso? Os voicebots são especialistas nisso.

Por meio de gravações humanizadas, os agentes virtuais interagem de forma fluida e objetiva sempre mantendo a cordialidade.

Com o reconhecimento de voz, os agentes virtuais entenderão a situação de seus clientes e poderão oferecer uma solução de acordo com a estratégia do seu negócio.

Principais benefícios do agente virtual de voz

Entre as principais vantagens de incluir os agentes virtuais de voz na operação de cobrança estão a redução de custo e a otimização do tempo de atendimento.

A economia vem tanto da estrutura física, como espaço e materiais de trabalho que não precisarão de investimento, como o menor custo de operação já que os voicebots podem atuar 24 horas por dia os 7 dias da semana.

Já a otimização do tempo se dá pela eficiência dos agentes virtuais que realizam, em média, até 350 atendimentos por hora.

Play! o agente virtual de voz certo para sua marca

Aqui na Pontaltech nós criamos agentes virtuais personalizados com base no perfil da sua empresa e adequado aos objetivos de suas campanhas.

Nosso designer conversacional oferece interações naturais com diálogos fluidos por meio de gravações humanizadas.

Temos um time de especialistas que trabalharão em prol do sucesso das suas campanhas. Desde monitorar os atendimentos para identificar oportunidades até a curadoria do conteúdo para propor melhorias contínuas.

Sua empresa também ganha autonomia durante todo o processo e tem à disposição dashboard personalizado que inclui alertas com os principais indicadores e monitoramento inteligente, em que é possível escolher etapas do atendimento para acompanhar.

TODA ligação importa

Você sabia que nossa tecnologia conecta todas as ligações atendidas com um agente virtual inteligente?

Otimizamos a operação mantendo todos os agentes virtuais ocupados e se em algum momento o número de ligações atendidas for maior que o número de agentes contratados, nós disponibilizamos mais agentes virtuais para que TODAS as ligações tenham um atendimento.

Preparado para implementar a cobrança amigável com agentes virtuais inteligentes?

Aumente sua produtividade, garanta a satisfação de seus clientes e performe melhor suas campanhas com o Play!, o agente virtual de voz certo para sua marca. Vamos conversar?

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16 de junho de 2021
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