Atendente virtual: 5 principais benefícios do voicebot - Pontaltech

Blog

Atendente virtual: 5 principais benefícios do voicebot

Graças a tecnologia, o atendente virtual de voz evoluiu. Conheça suas principais características e os 5 benefícios de implantar em sua operação.

O atendente virtual é o robô que se comunica com seus clientes de forma automatizada em qualquer horário ou canal.

Existem alguns tipos de atendente virtual no mercado, como por exemplo o chatbot, que interagi com as pessoas por meio de texto em chats no site ou pelas próprias redes sociais.

Há também o atendente virtual que usa a voz para se relacionar, chamamos de voicebot, e é sobre ele que vamos nos aprofundar: conhecendo suas principais características e os benefícios que gera para as empresas. Acompanhe!

O que é um atendente virtual de voz?

Muitas pessoas ainda confundem o atendente virtual de voz (voicebot) com a URA – Unidade de Resposta Audível.

As URAs são padronizadas, os clientes conduzem o caminho da conversa que desejam seguir e o papel da tecnologia aqui é apenas mostrar as opções disponíveis.

Já os atendentes virtuais, usam da Inteligência Artificial, incluindo o machine learning, para conduzir, de forma humanizada, a comunicação.

Esse tipo de agente virtual usa a voz para criar diálogos fluidos, transmitindo empatia e oferecendo um atendimento personalizado.

Hoje a tecnologia permite que os voicebots falem de forma natural, entendam as dúvidas e solicitações dos clientes e ofereçam uma solução para seus casos.

Características do atendente virtual de voz

Os voicebots possuem características que ajudarão a sua empresa a fornecer um atendimento ágil e eficiente, aumentando tanto a quantidade como a qualidade.

Podem contribuir para que sua marca se destaque frente à concorrência ao proporcionar uma boa experiência aos clientes, já que sua empresa estará disponível 24 horas por dia, os 7 dias da semana. Garantirá ainda uma maior produtividade, redução de custos e o aumento da satisfação do seu público ao agilizar o atendimento – é o fim da fila de espera.

Conheça agora algumas das principais características dos atendentes virtuais de voz e 5 benefícios que isso gera para seu negócio.

01. Aprendizado contínuo

Machine learning, ou aprendizado da máquina, é a tecnologia que permite que o voicebot aprenda a cada novo atendimento.

Esse aprendizado é possível ao identificar alguns padrões entre os dados coletados no atendimento. De forma automática, cada vez mais a tecnologia tem permitido que os robôs tenham autonomia para coleta e análise desses dados para melhorar gradativamente os atendimentos.

Benefício: atendimentos com melhorias contínuas!

02. Sem folga nem descanso

Uma outra característica do atendente virtual de voz é que ele não para em nenhum momento do dia.

Isso está ligado diretamente a satisfação do cliente, que pode entrar em contato com sua empresa no melhor horário para ele em qualquer dia da semana.

Benefício: Atendimento 24 horas por dia, os 7 dias da semana.

03. Alta performance

É incrível a quantidade de atendimentos que um voicebot pode fazer. Em média, ele consegue fazer até 350 por hora.

Além de um atendimento realizado no momento que o cliente deseja, é muito importante ser claro e objetivo, sem perder a empatia e mantendo a humanização, claro. E os voicebots são especialistas nisso.

Benefício: escalabilidade do atendimento

04. Trabalha sem recursos externos

A redução de custo que um atendente virtual pode gerar para sua operação vem de vários lugares.

A começar pelo valor investido em um voicebot, que pode trabalhar 24 horas por dia, todos os dias, sem descanso, com um custo menor que uma operação com atendimento humano.

A economia vem também da estrutura física, em que não é preciso ter um espaço nem materiais de trabalho.

Benefício: Redução de custo

05. Reconhecimento de voz

Da mesma forma em quem o machine learning é fundamental para um bom atendimento feito por voicebots, o reconhecimento de voz também é.

Não deixe de ler o artigo sobre como o reconhecimento de voz pode criar experiências incríveis para seus clientes. Clique aqui para acessar.

Essa tecnologia permite que os robôs reconheçam palavras, expressões e termos utilizados pelos clientes. Com isso, a interação é espontânea e foge do que tínhamos antigamente que é aquele “atendimento robotizado e limitado”.

Hoje, com o design conversacional, é possível oferecer interações naturais por meio de diálogos fluídos e objetivos, feito com gravações humanizadas.

Benefício: Aumento da satisfação do cliente

Considerações finais

Há muitas vantagens em se trabalhar com atendente virtual, eles têm muitos recursos para aumentar a produtividade, gerar melhores resultados e ainda aumentar a satisfação dos clientes.

Se você quer saber mais sobre os voicebots e como eles podem impactar o seu negócio, converse com um de nossos especialistas.

07 de janeiro de 2022
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.