Veja quais são as 5 maiores tendências para o varejo
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5 maiores tendências para o varejo

Apesar da pandemia, o setor de varejo demonstrou crescimento. Descubre as tendências de consumo e mantenha seu crescimento!

As maiores tendências de mercado sempre são apresentadas pelo setor de varejo. Por outro lado, este mercado foi um dos poucos que cresceu mesmo com todas as mudanças que aconteceram com a pandemia e o isolamento social.

A fim de continuar evoluindo é preciso planejamento nas estratégias de venda do varejo e acompanhar as principais tendências do mercado.

Em um artigo publicado pela Revista Varejo Brasil, nosso diretor de receitas, Bernardo Borzone, apresenta quais são as 5 maiores tendências para o varejo em 2022.

Acompanhe para conhecer.

Atendimento omnichannel

O comércio físico precisou migrar para o online para se manter após a pandemia, e o resultado foi além do esperado. Isso porque, graças a tecnologia, que permitiu com que as empresas continuassem suas operações.

Mesmo assim, as lojas físicas ainda são procuradas e estão entre as preferências de alguns consumidores. Logo, integrar os mundos físico e online é essencial para um crescimento saudável e escalável.

A estratégia omnichannel tem como objetivo unir esses dois universos de forma harmoniosa e sem ruídos, e aqui o papel dos canais de comunicação são essenciais.

Busque estudar o perfil dos clientes e encontrar por onde eles gostam de se relacionar. Invista na integração de todos os canais digitais e mantenha o time treinado para que a experiência com a marca seja única para todos.

Gestão na logística

Outra mudança no varejo foi o prazo de entrega. Com o aumento do volume de compras online foi preciso um controle logístico maior e o investimento para reduzir o tempo.

Assim, segundo Bernardo, “os varejistas devem sempre focar na aplicação de sistemas inteligentes ao processo, com foco na velocidade e qualidade na entrega.”

Coleta de dados

Conhecer as preferências dos consumidores e entender a fundo seu perfil é a maneira mais certeira de se comunicar com eficiência.

Com os dados coletados é possível oferecer produtos conforme seus desejos.

“Com o e-commerce, ficou muito mais fácil coletar esses dados, tratá-los adequadamente e usá-los como base de análise devido ao grande volume de informações capturadas dos usuários.”

Social commerce

As redes sociais estão entre as grandes tendências para o varejo neste ano. Elas são ferramentas valiosas para a divulgação de produtos e serviços.

Aliás, uma prática que deve ser explorada é de campanhas com influenciadores digitais, que contam sua experiência com as marcas para seus seguidores.

Bernardo ainda indica uma outra ação, em que as empresas podem usar as redes sociais “como foco de pesquisa de opiniões dentre amigos e conhecidos, formando uma verdadeira comunidade social para debate de opiniões.”

Conversational commerce

Não restam dúvidas de que a tecnologia foi fundamental para a evolução do varejo, porém isso não diz tudo sobre o setor. Dessa forma, muitos clientes ainda esperam ser atendidos por uma pessoa.

“O conversational commerce foca na presença humana como parte fundamental da jornada de compra, contribuindo para que o cliente não se sinta como apenas mais um dentre tantos.”

Conclusão

Em resumo, no artigo Bernardo ainda fala de alguns pontos de atenção, entre eles sobre os marketplaces.

“É importante redobrar a atenção na escolha dos parceiros da plataforma – de forma que se preocupem em manter um nível elevado de qualidade na entrega dos produtos e no atendimento.”

Por fim, explica que fatores econômicos, como inflação, podem afetar diretamente o crescimento dos negócios, entretanto, estar alinhado as estratégias que são tendências será fundamental para driblar as adversidades e ganhar força para prosperar.

Para ler o artigo na integra, clique aqui.

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27 de janeiro de 2022
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