Inovar é preciso! Então, se você está em busca de novas estratégias de Black Friday, pode comemorar porque você chegou ao lugar certo! Essa importante data do varejo já tomou conta de diferentes segmentos, e hoje atrai consumidores para todos os tipos de negócio. Com um alto fluxo de vendas, é fundamental ter ferramentas que agilizem processos e automatizem as comunicações.
Nesse sentido, o RCS é uma solução inovadora para você vender mais na Black Friday 2023! Com diversos benefícios, essa nova tecnologia, chamada de Rich Communication Services, é o futuro das mensagens omnichannel e vai te ajudar a elevar o relacionamento com os seus clientes a outro patamar!
Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe este conteúdo e descubra todos os benefícios do RCS para a sua comunicação. Veja também algumas estratégias de Black Friday usando esse canal em diferentes segmentos! Vamos lá? Boa leitura!
Quais os benefícios do RCS?
O RCS é uma tecnologia que permite a troca de mensagens ricas, com material multimídia, através de um mensageiro nativo dos smartphones (Android). Os benefícios são muitos, e vão desde segurança e disponibilidade, até mais interatividade e controle. A seguir, vamos apontar quais os benefícios desse canal de comunicação, e como eles são ainda mais vantajosos para as empresas durante a Black Friday. Acompanhe!
Disponibilidade e alcance
Ter visibilidade na época da Black Friday é o básico. Com o RCS, é possível encontrar um equilíbrio entre a disponibilidade e o alto alcance do SMS, bem como os recursos de aplicativos modernos, como Telegram ou WhatsApp. Esse meio termo faz a diferença nos resultados de qualquer estratégia, principalmente nas ações de Black Friday.
Isso porque, os aplicativos não nativos precisam ser baixados voluntariamente pelos usuários e, cada usuário tem suas preferências. Para evitar a dispersão de canais em uma época do ano tão concorrida, as empresas precisam encontrar a melhor maneira de falar com o seu público. Sendo assim, o RCS é uma ferramenta inteligente para se comunicar com o maior número de pessoas, através de um único canal e com um conteúdo de destaque.
Segurança
Uma das principais características do RCS é a segurança. Toda comunicação disparada por esse canal é criptografada de ponta a ponta, impedindo a leitura do conteúdo das mensagens por terceiros e desassociando o número de telefone do destinatário. Além disso, a mensagem em formato de textos, emojis, fotos, áudios, GIF’s e figurinhas são enviados juntamente com o logotipo da empresa e o selo de verificação do próprio Google.
Como a Black Friday é um período de muitas ofertas, infelizmente os consumidores podem acabar caindo em fraudes. É seu dever, como empresa, proteger ao máximo o seu cliente e garantir uma boa experiência de compra com a sua marca. Nesse ponto, o RCS oferece não só segurança, como também aumenta o engajamento da comunicação, já que passa muito mais credibilidade.
Interatividade e personalização
A capacidade de interação e personalização do RCS faz com que esse canal de comunicação seja ideal para a sua estratégia de Black Friday.
Além de imagens, cores, vídeos, figurinhas e muito mais que deixam a comunicação com a cara da sua marca, o RCS permite que os usuários realizem ações dentro da própria mensagem. Isso mesmo! A funcionalidade chamada de suggested action permite que você insira links ou botões clicáveis.
Assim, você pode inserir um link para o seu site, solicitar a confirmação de uma consulta, ou enviar a passagem aérea do seu cliente já com o QR Code. E como se não bastasse, a personalização e interatividade do RCS é tanta que a sua empresa pode criar grupos e direcionar mensagens para um nicho específico de forma rápida e automatizada.
Controle e gestão
Além de ser facilmente integrado com outras tecnologias, como o chatbot, por exemplo, o RCS permite a automatização de processos e favorece uma gestão guiada em dados. Cada mensagem é armazenada e analisada de acordo com parâmetros pré definidos como abertura, resposta, e até mesmo linguagem utilizada.
Esse volume de dados, ao serem analisados, melhoram a performance de chatbots integrados, por exemplo, auxiliando no fluxo de respostas mais assertivas e no aprendizado dos motores de inteligência artificial. Além disso, essas análises também são úteis para monitorar as ações de atendimento ou marketing, servindo como aprendizado no desenho da próxima estratégia de Black Friday.
Estratégias Black Friday: RCS como canal de vendas para diferentes segmentos
Conhecendo um pouco mais das funcionalidades e benefícios do RCS, é notável que o seu uso vai muito além da Black Friday varejista. Diversos segmentos hoje já participam desse grande evento, que tem como principal objetivo o aumento das vendas no penúltimo mês do ano. Então, a seguir, vamos dar algumas ideias de como usar o RCS em diferentes tipos de negócio. Acompanhe:
Estratégias de Black Friday para o varejo
O uso do RCS no varejo na estratégia de Black Friday 2023 é bastante amplo! Esse canal pode ser utilizado ao longo de toda jornada de compra, desde a divulgação de produtos até o atendimento pós vendas. Veja a seguir algumas ideias:
- Abandono de carrinho em e-commerce;
- Link com mapa da loja física mais próxima;
- Cupons de desconto e cashback;
- Notificações de novas ofertas;
- Ofertas exclusivas e antecipadas para uma base segmentada;
- Status e informações sobre o pedido.
Estratégias de Black Friday para o setor de saúde
Muitos negócios da área da saúde aproveitam a Black Friday para fazer promoções ou, simplesmente, intensificar o relacionamento e diálogo com os seus clientes através de programas de benefícios visando o bem-estar e o cuidado. Veja algumas ideias de como usar o RCS em campanha de saúde:
- Divulgar novos conteúdos;
- Confirmar agendamentos;
- Relacionamento com o paciente
- Pesquisas de satisfação;
- Relembrar a importância de realizar check-ups;
- Divulgar promoções de tratamentos/produtos estéticos;
- Experiência de clientes no mercado de saúde.
Estratégias de Black Friday para educação
A área da educação é um segmento que ganha bastante quando aplica estratégias de Black Friday. Nessa época do ano, é possível fazer promoções, antecipar matrículas, e vender novos cursos tanto para novos alunos, quanto para alunos atuais ou antigos. O disparo de RCS é um excelente meio de comunicação, já que traz um conteúdo rico e interativo. Algumas opções de uso:
- Convite para conhecer o campus;
- Envio de mensagem para um grupo de pessoas interessadas em um curso em comum;
- Promoções com descontos na taxa de matrícula;
- Comunicações com condições de pagamento especiais para fechamento de cursos na Black Friday.
Estratégias de Black Friday para instituições financeiras
Por fim, as instituições financeiras também mergulharam na Black Friday! Nesse período, são oferecidas uma série de condições especiais para a contratação de produtos financeiros, principalmente os digitais. O RCS é um ótimo canal de divulgação nesses casos, graças à segurança e credibilidade que passa. Afinal, falar de dinheiro é assunto sério! Veja algumas opções de uso:
- Comunicar taxas reduzidas em produtos financeiros;
- Convidar clientes premium para um evento especial;
- Divulgar eventos de investimentos;
- Comunicar parcerias com outras marcas para a compra de produtos usando meios de pagamentos específicos.
Gostou desse conteúdo? Então mão na massa e vamos juntos desenhar a estratégia Black Friday 2023 usando RCS como canal de vendas! Compartilhe esse conteúdo e fique ligado porque, por aqui, tem sempre novidades!
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