Chatbot para logística: o que é, como utilizar e benefícios
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O que é chatbot para logística, como utilizar e benefícios

Entenda os benefícios do chatbot para logística, como ele otimiza operações internas e também, o impacto na comunicação com o cliente.
otimizar processos com chatbot para logística

Os chatbots são amplamente conhecidos como uma tecnologia de atendimento, triagem e resolução de dúvidas no relacionamento com clientes. Essa solução vem ganhando novas funções e, com isso, passou a ter aderência em novos segmentos de mercado. Alguns exemplos do uso de chatbot são em áreas como logística, medicina, recursos humanos, e claro, campanhas de marketing. 

Por sua vez, a inteligência artificial presente nesses robôs, é capaz de criar diversas possibilidades de uso. Ou seja, o chatbot passou a ser empregado em estratégias cada vez mais eficientes, rentáveis, seguras e modernas. Para quem trabalha com logística, trata-se de uma solução inovadora, capaz de otimizar os fluxos internos e externos de diversas operações. 

Por isso, este é o nosso tema deste conteúdo. Conheça como atua o chatbot para logística. Então, acompanhe a leitura e entenda o que é essa solução e como ela pode ser utilizada para melhorar os processos logísticos da sua empresa. Confira!

Por que a sua empresa deveria utilizar um chatbot para logística?

Quem trabalha com logística sabe que a gestão de informação e cumprimento dos prazos são requisitos tão importantes quando o atendimento ao cliente na garantia de uma boa experiência de compra. Por isso, investir em tecnologias inovadoras, que ajudem a otimizar o processo logístico, é essencial. 

Até porque, a grande missão de um time de logística é criar uma comunicação eficiente, que garanta informações no menor tempo possível tanto para a parte interna da área, quanto para a externa, os clientes. Então, se esse é o seu dia a dia e você precisa de ajuda, saiba que a solução está mais perto do que você imagina: chatbots!

Fazer o uso de um chatbot para logística ajudará essa importante área da empresa a processar um grande banco de dados rapidamente, já que assume a função de um assistente virtual para sua empresa. Aliás, é graças a inteligência artificial presente nessa solução, que é capaz de assumir muitas funções dentro da logística. Conheça a seguir algumas delas: 

  • Ajudar na integração de diferentes bancos de informação da empresa;
  • Auxiliar no cruzamento de dados, resultando em um gerenciamento e tomada de decisão mais veloz e assertivo;
  • Disparar alertas informando problemas que devem ser rapidamente gerenciados;
  • Monitorar e administrar inventários da empresa;
  • Realizar o processamento de ordens, pedidos e suas possíveis alterações, tanto de clientes, quanto de diferentes setores da empresa;
  • Acompanhar o andamento da entrega, enviando atualizações aos clientes em tempo real;
  • Realizar confirmações, como de local de entrega, por exemplo, via voicebot.

Benefício do chatbot para processos na logística

Viu quanta coisa um chatbot para logística pode fazer pela sua empresa? Mas não para por aí! Aliás, há outra grande benefício para processos logísticos que é a diminuição de erros. Através de sistema de automatização que se baseia em dados, o chatbot aumenta o controle sobre as informações entre os setores, bem como diminui as falhas e consequentemente, os custos. 

Por isso, mesmo em caso de erros ou situações emergenciais, os chatbots podem ser uma fonte para retomadas rápidas. Em resumo, os três principais fatores para sua empresa contratar o chatbot para logística são:

  • Aumento da produtividade ao auxiliar na execução mais rápida dos processos;
  • Diminuição da incidência de erros
  • Redução dos custos operacionais. 

Ficou interessado? Descubra algumas formas práticas de como utilizar o chatbot para logística na sua operação! 

Onde e como utilizar chatbots para logística? 

O uso do chatbot para logística pode atuar em duas principais necessidades, uma para comunicação com o cliente, enquanto a outra se destina aos processos internos. Acompanhe mais detalhes de cada um:

Entenda por que a comunicação com clientes através do chatbot melhora processos de logítica

Existem diversas maneiras onde o chatbot atua na comunicação com clientes para otimizar a logística. Veja a seguir algumas opções:

  • Confirmar se cliente estará no local de entrega no dia que a encomenda chegar, através do uso de voicebot;
  • Programar um chatbot para coletar dados como informações pessoais, o endereço da entrega, os horários e datas que o cliente pode recebê-la tornando o fluxo mais fluido para ambos os lados;
  • Realizar alterações de dados já informados por intermédio de um chatbot de maneira instantânea, sem ter que aguardar em longas filas de atendimento por telefone ou e-mails;
  • Sanar dúvidas durante o processo de entrega, fazendo com que o chatbot assuma um papel informativo, respondendo questões rotineiras ou transferindo o contato para a equipe responsável;
  • Comunicar sobre a entrega, cruzando dados sobre o status de trânsito do produto e informando o cliente em tempo real. 

Além disso, para finalizar a estratégia, uma vez mapeada todas as interações com o chatbot, escolha o melhor canal de comunicação para entregar as informações listadas acima. Sendo assim, o chatbot ou voicebot podem ser integrados com o RCS, SMS, WhatsApp. Nesse sentido, escolha o canal que mais combina com o seu público! 

Dicas para utilizar chatbot em processos de logística

Por fim, o chatbot para logística também ajuda a otimizar uma série de processos internos. Entre eles, podemos citar: 

  • Processamento de pedidos: todos os dados de compra e entrega coletados, incluindo solicitações, alterações e cancelamentos vão ser encaminhados aos bancos de dados internos em tempo real, facilitando o trabalho das equipes;
  • Gerenciamento de inventário: informações sobre estoque, produtos que estão acabando, reabastecimento e próximas entregas podem ser gerenciadas por meio da implementação de um chatbot para logística; 
  • Rastreamento de frota: com um chatbot para logística é possível monitorar veículos e ter atualizações rápidas sobre o número de veículos que estão em rota, em manutenção ou fora de linha auxiliando no gerenciamento de imprevistos;
  • Rastreamento de produto: para informar os clientes sobre o status da entrega é necessário estar em contato com o entregador. Isso pode ser feito com intermédio de um chatbot para logística. 

E aí, percebeu como um chatbot para logística pode impulsionar o seu negócio? Então conte com a gente para a implementação dessa tecnologia para a sua empresa. Fale com um de nossos especialistas ainda hoje e obtenha mais detalhes dessa solução! 

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23 de setembro de 2022
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