Sim, existe um melhor horário para enviar e-mail marketing para seu público. Mas isso vai depender muito da sua persona e da finalidade da sua comunicação. Mas pode ficar tranquilo, falaremos melhor desses pontos ao longo do texto.
Porém, alguns pontos devem ser observados antes, e vamos te explicar quais são. Acompanhe!
Conheça seu público
Definir o melhor horário para enviar e-mail para sua base vai depender muito do perfil do seu público-alvo. Por exemplo, seu público trabalha no escritório uma boa estratégia é disparar sua comunicação no horário comercial.
Se existem diferentes perfis dentro da sua base, gaste um tempo estudando o comportamento de cada um deles, isso será fundamental para o sucesso de suas ações.
Segmente seu público
Um dos fatores de sucesso nas campanhas de e-mail marketing é segmentar o público.
Principalmente se você quer gerar interação, é essencial criar mensagens personalizadas para que a taxa de rejeição não seja alta.
Pense nos aparelhos celulares
Segundo um estudo da Campaign monitor, empresa especializada em e-mail marketing, mais de 50% dos e-mails são abertos no celular.
Logo, o design de sua comunicação deve ser responsivo para smartphones. Ou seja, o tamanho das imagens, fontes e todos elementos que estão em seu e-mail devem ficar proporcional à tela que será aberta.
Invista tempo para criar o Assunto
Aqui está um ponto importantíssimo. Imagina quantos e-mails seu público recebe diariamente, por que ele deveria abrir o seu?
O assunto do e-mail é o primeiro contato com sua comunicação, e ele é um fator decisor, pois se o título não chamar a atenção e o interesse, seu e-mail será ignorado.
Claro que não adianta ter um assunto que gera uma alta taxa de abertura se o conteúdo do e-mail não entrega o que foi prometido, mas isso falamos mais para frente.
Conheça agora como criar um assunto de e-mail eficiente.
Senso de urgência
Principalmente para divulgar promoções ou ações específicas, uma boa prática é causar senso de urgência no assunto do e-mail.
“Últimas horas, “por tempo limitado” e “faltam 2 dias” são algumas expressões que podem ajudar sua empresa a aumentar a taxa de abertura.
Seja direto
Assuntos muito longos são cortados em visualizações. Lembra que falamos que mais de 50% dos e-mails são abertos no celular? Então muita atenção no tamanho do seu Assunto.
O ideal é que ele tenha 41 caracteres. Existe um site que simula como seus e-mails aparecem para as pessoas. Clique aqui para conhecer.
Números e percentuais
Se tem algo que chama a atenção das pessoas são números: 10 séries para maratonar, 3 livros que todos devem ler, 15% de desconto em todo o site, 5 formas de conquistar mais clientes.
Aí estão alguns exemplos que você pode, e dever, explorar para chamar a atenção do seu público. E claro, nunca se esqueça, seu e-mail deve entregar o que o Assunto prometeu.
Faça uma pergunta
Da mesma forma que os números chamam a atenção, fazer uma pergunta no assunto do e-mail leva seu público a querer saber a resposta.
Uma dica importante nesse ponto é não oferecer no começo do e-mail a resposta da pergunta do assunto. Conduza seu leitor em um conteúdo atraente, e se possível, deixe ele descobrir a resposta da pergunta ao longo da sua mensagem.
Cuidado com o Spam
Existem filtros antispam que identificam palavras que geralmente são consideradas spam, entre elas estão: promoção, de graça, oferta, compre, confira e assim por diante.
Evite ao máximo usá-las pois as chances de sua campanha falhar serão grandes.
Agora que você sabe como criar um bom e-mail marketing, vamos falar sobre o melhor horário para enviá-lo.
Como dito, a questão mais importante é conhecer os comportamentos do seu público. Claro que nem sempre sua base será heterogenia ao ponto de ter características idênticas, por isso separamos algumas dicas.
Teste, teste e mais um pouco de teste
Envie seus e-mails em dias e horários diferentes e acompanhe a performance. Analisar métricas reais da sua própria base será o melhor recurso para conhecer os hábitos do seu público.
Seja rápido
Quando uma nova pessoa se interessa pelo seu assunto e preenche algum formulário no seu site ou se inscreve para receber sua newsletter, envie um e-mail de boas-vindas imediatamente.
Além da chance da pessoa abrir seu e-mail ser maior, é um ótimo, e oportuno, momento de apresentar melhor sua empresa.
Descubra os melhores horários do segmento da sua empresa
Claro que o público do segmento de moda tem comportamentos e hábitos diferentes do público que consome, games, por exemplo. Por isso é tão importante saber, dentro do seu negócio, qual é o melhor horário.
Mesmo sendo algo específico, coletamos de um estudo da CoSchedule com algumas características comuns e vamos apresentá-las agora.
Bons horários para enviar e-mail marketing
10h: é um dos horários que as pessoas mais acessam a caixa de e-mail pois estão no começo do expediente, ou seja, é aquele momento em que estão começando ou organizando suas atividades.
20h: é um horário onde as pessoas já estão em casa, nessa hora o ideal é enviar e-mail de campanha relacionada à oferta pessoal.
14h: além de ser horário de almoço, geralmente as pessoas costumam verificar sua caixa de e-mail de tarde, em seu horário livre, para ficar por dentro dos assuntos de seu interesse.
6h: É comum também as pessoas começarem o dia acessando seus e-mails para verificar se tem algo importante. Aproveite essa oportunidade.
Conclusão
Vimos ao longo do texto que sim, existem alguns melhores horários para enviar e-mail, mas que conhecer seu público e fazer testes são os principais pontos que devem ser observados.
Aqui na Pontaltech, além de oferecer uma plataforma completa de envio de e-mail, temos um time de especialistas que poderão te ajudar a encontrar a melhor estratégia para suas ações e campanhas.
Não deixe de conhecer! E se preferir, entre em contato e marque uma conversa com nosso time, iremos adorar ajudar você, e sua empresa, a se comunicar melhor utilizando o e-mail.
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