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Clientes inadimplentes: melhores canais para negociação

Saiba quais são os melhores canais para cobrar clientes inadimplentes e porque sua empresa deve pensar em criar uma comunicação mais personalizada e humanizada.

Nosso CEO, Carlos Secron contou ao Jornal Empresas e Negócios como as ferramentas certas de comunicação podem ajudar a cobrar clientes inadimplentes. Confira o resumo abaixo ou leia na íntegra.

Inadimplência é uma realidade em todos os segmentos, e de acordo com o Serasa são 65 milhões de clientes inadimplentes no Brasil. Mesmo diante de um cenário desafiador, como criar estratégias de cobrança adequadas?

Empatia na comunicação é fundamental. Aliás, é preciso evitar que o cliente se sinta constrangido ou exposto de forma vexatória. Utilizar o telemarketing como agente de cobrança foi praticado pelas empresas por muito tempo, porém, hoje existem formas mais eficientes.

Se por um lado o comportamento do consumidor mudou, e hoje é mobile, por outro, as empresas devem repensar sua forma de comunicação e apostar em personalização. Até porque, uma pesquisa da Newzoo aponta que o país é o quinto em maior número de smartphones do mundo.

Como utilizar os melhores canais de contato para cobrar clientes inadimplentes?

Para estabelecer uma comunicação clara e assertiva, é necessário utilizar todos os recursos disponíveis. Isto é, utilizar ferramentas com diferenciais de alcance e preço atrativo são ótimos caminhos.

Nesse sentido, o SMS é uma boa opção pois tem uma taxa de abertura de 98% e está disponível em todos os aparelhos móveis no mundo, sendo livre de restrições. Por outro lado, o RCS é uma grande aposta do Google para revolucionar o segmento trazendo recursos multimídia que podem ampliar a interatividade.

Se as empresas têm o desafio de localizar seus clientes através de ligação, o agente virtual de voz é ideal pois completa chamadas e oferece interação personalizada para que o cliente negocie suas dívidas. Esse recurso mantém a qualidade da comunicação de forma humanizada, além de ter acessibilidade pois a voz é capaz de abordar todo tipo de cliente de forma mais assertiva.

Por fim, o consumidor espera uma experiência personalizada de contato, e a tecnologia permite que o relacionamento com o cliente tenha cada vez mais qualidade.

Por isso, procure empresas que são especialistas na missão de ajudar a realizar cobranças humanizadas para clientes inadimplentes. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar a melhorar a jornada de atendimento com as melhores ferramentas e estratégias. Tenha sucesso nas suas negociações! Entre em contato com a gente!

30 de junho de 2022
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