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Consumidor mobile: dados, hábitos e comportamentos

Saiba tudo sobre o consumidor mobile e como a sua empresa pode criar estratégias eficientes para atingir o público em todos pontos de contato!

As compras realizadas através de dispositivos móveis estão em constante crescimento. Por isso, se a sua empresa não se sente preparada para atender as necessidades do consumidor mobile, chegou a hora de entender melhor como esse público se comporta e como criar experiências exclusivas para ele

O smartphone representa o maior disruptor dos últimos tempos. Isso vem exigindo que as empresas se adaptem de forma rápida e efetiva para fazerem parte desse universo. Só nos últimos anos, o tráfego através de dispositivos mobile cresceu, em média, 24%. Já as compras originadas de dispositivos móveis tiveram um crescimento ainda maior, de 37%. 

Está claro que não dá para ignorar a transformação do consumidor mobile, não é mesmo? E a melhor forma de se adaptar à nova realidade é entendendo, definitivamente, quais são os hábitos desses novos consumidores. Hoje, vamos te mostrar um pouco mais sobre o perfil do consumidor mobile, e propor algumas estratégias para que a sua empresa tenha mais sucesso. Acompanhe! 

Qual a importância de entender o comportamento do consumidor mobile?

Você deve estar pensando: “mas eu já conheço o meu público-alvo, que diferença faz para mim entender o comportamento desse mesmo público no mobile”? Pois saiba que o público-alvo da sua empresa tem padrões de comportamento específicos no ambiente digital. Ou seja, eles compram de uma forma no seu site, e de outra completamente diferente no seu app ou na sua loja física. 

Por isso, você deve entender como funciona a jornada de consumo mobile para proporcionar uma experiência de compra interessante para o seu cliente em todos os dispositivos. Antes de tudo, você precisará otimizar a sua UX (user experience), adequando os seus serviços para a forma de compra do consumidor mobile. Isso implica em um ambiente preparado, seja ele um app ou um site responsivo, que garanta uma boa navegação e aumente as suas chances de conversão. 

Mas afinal, qual é o perfil do consumidor mobile?

Para descobrir o perfil do consumidor mobile que compra com a sua marca, você deve realizar pesquisas e testes de UX, conversar com os usuários e estar atento aos reviews e ratings. No entanto, existem alguns dados gerais que nos ajudam a entender o comportamento do consumidor mobile. E é sobre isso que vamos falar agora.

Para começar, é importante identificar onde os consumidores mobile estão, e o que eles consomem em seus dispositivos móveis. Segundo pesquisas, os serviços mais utilizados pelos usuários no Brasil em 2020 foram: 

  • Redes sociais com 14% da preferência. Isso inclui apps como Facebook, Instagram e WhatsApp;
  • Serviços de delivery com 11%;
  • Bancos e investimentos com 10%;
  • Apps de carona com 10%;

Já sobre os principais meios de comunicação, temos:

  • WhatsApp como líder, citado por 84% dos brasileiros
  • E-mail, em segundo lugar, sendo o preferido de 52% das pessoas 
  • Instagram, com 45%
  • Facebook Messenger com 44% 
  • Telegram com 29% 

Na lista dos principais meios de comunicação mobile também foram citados o SMS (25%), Skype (15%), Snapchat (10%), iMessage (7%), MMS e RCS (7%).

Por fim, é interessante entender o que leva o consumidor mobile a baixar novos aplicativos no seu dispositivo móvel. Para a maioria (31%), as redes sociais são grandes influenciadoras na promoção de apps para baixar. Já as indicações de amigos e anúncios em apps stores também são influentes, e obtiveram 26% e 20% das respostas, respectivamente.

Meios de comunicação e estratégias efetivas para alcançar o consumidor mobile

Anteriormente você pôde entender o que motiva os consumidores mobile a baixarem novos apps, além de identificar em quais deles eles passam mais tempo e quais são os seus meios de comunicação preferidos. No entanto, existem algumas outras práticas essenciais para se obter mais conversões no mobile. 

Experiência mobile

Existem cinco obstáculos principais que podem impedir os consumidores mobile de efetuarem uma compra com a sua empresa. Todos eles estão ligados a segurança, facilidade e conveniência. São eles: 

  • Falta de segurança em fornecer informações na hora do pagamento; 
  • Falta de informações e detalhes sobre os produtos/serviços 
  • Navegação lenta ou difícil 
  • Dificuldade em inserir dados básicos como nome, endereço, pagamento 
  • Problemas com a velocidade na conexão 

Garantir excelência na experiência de compra mobile com a sua empresa sem obstáculos é a primeira etapa. Afinal, não adianta nada levar o cliente até o seu app ou site responsivo através de ações nos meios de comunicação e não oferecer uma boa experiência na página de destino. 

Por fim, simplifique a experiência mobile e invista em tecnologia. O primeiro passo é o fator de tempo de carregamento, que pode ser decisivo no momento da compra. Outro ponto fundamental é oferecer um processo eficiente de busca/pesquisa em seu site ou app. Além disso, facilite a navegação deixando os pontos de conversão visíveis e ofereça opções de filtros para facilitar o processo de compra. Por fim, tenha um checkout simplificado com funções rápidas e garantia de segurança.

Dispositivos móveis

74% dos consumidores mobile preferem mensagens do que chamadas telefônicas. 81% preferem autoatendimento online do que ligações para uma central. Dessa maneira, esses números mostram que ações com SMS, e-mail marketing, chatbot, RCS e o mobile marketing devem fazer parte da jornada dos seus clientes. 

Por isso, esses meios de comunicação não devem vir sozinhos. Aliados ao poder da inteligência artificial, seus resultados em vendas e atendimento ao cliente podem ser potencializados não só nos dispositivos móveis, mas em todos os canais. Isso porque, além de aumentar a conversão em cada um dos meios de comunicação, a sua empresa também garante a satisfação dos clientes como um todo, atendendo às suas expectativas com a marca. 

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28 de junho de 2022
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