3 motivos para ter acessibilidade na comunicação
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Veja 3 motivos para ter acessibilidade na sua comunicação

Saiba o que é preciso para sua empresa ter acessibilidade na comunicação e descubra motivos para investir hoje mesmo!
comunicação acessível

Ainda existe muito a ser feito quando o assunto é acessibilidade na comunicação, apesar do assunto estar em pauta nas discussões de empresas . No entanto, uma parte dos consumidores tem sido esquecidos, pelo fato das marcas não investirem o suficiente para tornar as interações entre marca e cliente mais acessíveis. 

Mas afinal, isso é realmente necessário? Os números falam por si só. Entre idosos, pessoas com deficiência e analfabetos funcionais são mais de 50 milhões de brasileiros. Então, se a sua empresa não quer ignorar essa importante fatia de potenciais clientes, está mais do que na hora de apostar em acessibilidade na comunicação

Se você quer entender melhor o que é acessibilidade na comunicação, e quais são os três principais motivos para implementá-la na sua estratégia, você chegou ao lugar certo. Acompanhe o conteúdo a seguir e tire suas dúvidas! Vamos lá? Boa leitura!

O que é acessibilidade na comunicação?

Acessibilidade pode remeter ao público PCD, quase automaticamente. É claro que esse grupo de pessoas estão em maior evidência no assunto. Contudo, idosos, analfabetos funcionais e outros públicos também são beneficiados quando a sua empresa adota uma comunicação acessível. 

Então, o que é acessibilidade na comunicação? Trata-se de eliminar as barreiras de comunicação interpessoal, escrita, e virtual, adaptando a linguagem de acordo com o seu público. As formas mais conhecidas de comunicação acessível são:

  • Linguagem de sinais;
  • Textos em braile;
  • Agentes virtuais de voz
  • Ampliação de tela e alto contraste;
  • Chatbots, entre outros.

Além de diminuir as barreiras na comunicação, a acessibilidade também cuida para que o tempo de resposta e atendimento desse grupo de pessoas seja o menor possível. Aliás, idosos e pessoas com qualquer tipo de deficiência têm, por lei, prioridade no atendimento, e isso deve estar refletido dentro da empresa que se considera inclusiva. 

Uma vez que a acessibilidade na comunicação passa a fazer parte da sua estratégia, as opções de inclusão estarão presentes nos diversos pontos de contato dos clientes com a sua empresa. Portanto, oferecer opções acessíveis no seu site, aplicativo, loja física e atendimento ao cliente, garante uma experiência de compra positiva para todos os públicos, independente de suas limitações. 

Motivos para adotar estratégias de acessibilidade na comunicação

Motivos para adotar a acessibilidade na comunicação não faltam. Por isso, a seguir, listamos os três principais que farão com que você termine a leitura deste texto convencido de que sua empresa precisa, o quanto antes, se tornar mais acessível. Ficou curioso? Então, confira:

1. Aumentar suas vendas

Segundo o IBGE, no Brasil, existem mais de 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e 37,7 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Além disso, a cada dez brasileiros, três são considerados analfabetos funcionais. Imagina só deixar essa parcela de potenciais clientes fora das suas estratégias de venda e comunicação? Não tem como, não é?

Desse modo, investir na acessibilidade na comunicação faz com que a sua empresa seja capaz de falar, ouvir e dar voz para esse público tão representativo. São pessoas com poder aquisitivo, consumidoras, que estão prontas e ansiosas para se sentirem protagonistas de ações e estratégias de comunicação personalizadas para elas. 

Dar a opção de serem atendidos sem barreiras de comunicação fará com que você minimize o atrito que pode, muitas vezes, atrapalhar as suas vendas. Ou seja, disponibilizar um voicebot, ou dar opções de ampliar textos e fontes, por exemplo, podem fazer com que a jornada desenhada passe segurança para concluir uma compra. 

Assim como para pessoas sem deficiência, jovens e alfabetizados, uma jornada de relacionamento fluída com a marca tem muito mais potencial de conversão do que quando encontramos dificuldades antes mesmo de efetuar um pedido. Nesse sentido, a acessibilidade na comunicação pode ser, até mesmo, uma importante ferramenta para aumentar suas vendas. 

2. Melhorar a experiência do cliente

Como anda a experiência do cliente com a sua marca para pessoas 60+ ou com algum tipo de necessidade especial? Você oferece uma jornada agradável para que ela possa, de forma autônoma, se relacionar com sua marca? Se você sente que pode ter decepcionado esses públicos em algum momento, está na hora de rever. 

Talvez o maior ganho do investimento em acessibilidade na comunicação seja na experiência do cliente. Imagina só, uma marca se antecipar às suas necessidades, e oferecer opções de comunicação e atendimento ideais para você? Além da impressão super positiva, a chance dessa pessoa se tornar uma embaixadora da sua marca é enorme! Afinal, ela se sentiu acolhida e representada pela forma que foi tratada. 

E para garantir uma experiência do cliente do início ao fim, além de oferecer opções como chatbots, voicebots e outros tipos de acessibilidade na comunicação, mantenha um canal aberto para coleta de feedbacks. Deixe que essas pessoas contem para você como foi se relacionar com a sua marca, e indiquem maneiras de como você pode melhorar ainda mais. 

3. Acessibilidade na comunicação oferece diferencial competitivo

Infelizmente, o número de empresas que oferecem acessibilidade na comunicação ainda é muito baixo. Apesar do número de pessoas que fazem uso da acessibilidade ser bastante alto, poucas empresas apostam no potencial desses consumidores, e continuam as ignorando. 

Por isso, essa é uma ótima oportunidade para você sair na frente e se destacar perante o mercado. Afinal, quem você acha que o público que faz uso da acessibilidade vai escolher? Uma marca que pensa na inclusão e adota estratégias para isso, ou aquela que não se preocupa com esse público consumidor?

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06 de junho de 2022
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