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Como promover a digitalização no varejo

Adequar-se frente a um mercado online é uma estratégia obrigatória para todas as empresas de varejo que desejam se destacar.

Transformação é a palavra que melhor define a realidade do setor varejista desde o início da quarentena. Por isso, a digitalização do varejo tornou-se pauta tão falada nos últimos anos.

As marcas continuam se reinventando e revolucionando seu modelo de negócio incorporando cada vez mais tecnologia nos processos.

Nossa Head de Marketing, Larissa Lopes, escreveu um artigo sobre a digitação no varejo, que foi publicado no Portal Segs. Ela diz que:

“Adequar-se frente a um mercado online e crescentes preferências pelas compras digitais foi mandatório – se tornando hoje, uma estratégia obrigatória para todos que desejam não apenas manter suas operações, mas, acima de tudo, colher os frutos de promover a digitalização no dia a dia do varejo.”

A digitalização no varejo já acontece há alguns anos, mas foi impulsionada pela pandemia. Após o fechamento das lojas físicas, foi necessário migrar para o ambiente online.

Por que a digitalização no varejo se tornou tão importante?

Larissa apresenta um dado surpreendente de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Ela mostra que mais de 20 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet durante o isolamento social.

“Comprar os mais diversos produtos e serviços nunca foi tão fácil. Seja pelas plataformas oficiais, redes sociais da marca ou meios de comunicação complementares, hoje, os clientes possuem uma vasta opção de canais para interagir com suas companhias, empoderados para conduzir sua jornada de compra em seu meio predileto.”

Larissa ainda reforça que quanto maior for a variedade de pontos de contato, melhor será o resultado. E não somente para estratégias de potencialização de vendas, mas também para garantir a satisfação dos clientes durante toda a jornada de compra. Isso aumenta as chances de retenção e fidelização do cliente.

Quais os benefícios?

A primeira vantagem mostrada é a redução de custos, pois “é muito mais econômico investir em usabilidade dos sites do que em novas lojas físicas”. E continua:

“A tecnologia e o uso da inteligência de dados trazem ganhos importantes, permitindo um acompanhamento assertivo das vendas, estoque em tempo real e, principalmente, do histórico de compra de seus usuários.”

Larissa enfatiza que colher informações sobre as preferências dos clientes, seus hábitos e dados demográficos é fundamental para as estratégias de marketing. Porque isso ajudará a criar ações direcionadas a cada perfil.

“As chances de fidelizar cada vez mais consumidores serão potencializadas – especialmente, quando unificadas com os outros benefícios do e-commerce para os clientes, como a comodidade de comprar produtos online e a chance de realizar trocas em lojas físicas, caso queiram.”

Como fazer?

Em conclusão, ela diz que “O consumidor muda de hábitos rapidamente e, para acompanhá-lo, as empresas precisam ter modelos de negócios dinâmicos, com sistemas operacionais ágeis e suscetíveis a mudanças.”

É preciso investir em ferramentas que integrem estoques e atividades tanto do físico como do digital. Além disso, é importante pensar em soluções eficientes em logística.

A jornada de compra também deve contemplar a maior variedade de formas de pagamento, principalmente os mais modernos como o Pix e as carteiras digitais.

Larissa ainda fala sobre o papel dos agentes virtuais de voz e os chatbots, ambos com inteligência artificial, para proporcionar um atendimento ágil e fluido. Assim como uma boa plataforma de CRM para administrar as informações dos clientes e transformá-las em ações eficazes.

A digitalização no varejo está totalmente ligada à tecnologia, mas não é acessível apenas para as grandes empresas.

“Digitalizar seu negócio não é mais um sonho distante, nem mesmo para os pequenos varejistas. Com a popularização das compras online e híbridas os investimentos tecnológicos no setor são um caminho sem volta.”

Para saber como preparar sua marca para acompanhar as tendências no mercado digital, leia o artigo Como promover a digitalização no varejo na integra.

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06 de abril de 2022
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