“O consumidor se adaptou e adequou à comodidade do e-commerce, agora cabe às empresas se preparem para o próximo passo.” Veja agora 4 tendências para o e-commerce nos próximos anos.
Encantar o cliente não é tarefa fácil, já que ele está sempre se transformando, mudando hábitos e gostos. Com a pandemia, ele se adequou à comodidade e praticidade das compras pela internet, portanto as empresas também precisaram se adaptar.
Acompanhar a evolução do mercado é um desafio, mas não é uma tarefa impossível. E para ajudar o varejo a não ficar para trás, nossa Head de Marketing Larissa Lopes, preparou o artigo 4 tendências para o e-commerce publicado no Portal Economia SP.
Acima de tudo, segundo ela, os valores do público também mudaram. Assim, passou a admirar mais a marca pelo que ela representa, do que pelo produto que vende.
“Novos critérios e valores de compra se destacaram no mercado. Dentre eles, a empatia e bem-estar se tornaram características decisivas durante a experiência para 50% dos clientes, segundo o estudo Life Reimagined.”
A Inteligência Artificial e o Big Data contribuíram para o gerenciamento do alto volume de dados que as empresas têm hoje. Graças a isso, as empresas conseguem montar estratégias inteligentes para aumentar a taxa de conversão e fazer melhor gestão de estoque, por exemplo.
Tendências para o e-commerce nos próximos anos
Para o futuro, Larissa fala do aprimoramento do uso da tecnologia e cita algumas tendências para ficarmos de olho:
#1 Metaverso: grande oportunidade para empresas desenvolverem ações de marketing e gerarem mais vendas.
#2 Super apps: mesmo não sendo um tema novo, é um excelente meio de crescimento em segmentos diferentes dos já utilizados pelo e-commerce hoje.
#3 Alt-commerce: o comércio alternativo, é uma experiência social, gamificada e ao vivo, com canais não-tradicionais gerando vendas.
#4 Entregas por drone: serviço essencial em cidades com problemas de mobilidade urbana, como São Paulo, sendo uma solução para os desafios que os varejistas enfrentam diariamente nas rotinas de entrega.
A tecnologia oferece uma gama de possibilidades, por isso cabe às empresas usarem-na de maneira estratégica e no momento certo para colher bons frutos. Assim, elas conseguirão acompanhar o comércio on-line.
Ficou curioso sobre o futuro do e-commerce? Então leia o artigo completo 4 tendências para o e-commerce, no Portal Economia SP.
E para ficar sempre atualizado sobre o mercado de comunicação digital, inovação e tecnologia, assine a nossa newsletter.
Outros artigos que podem te interessar
Como promover a digitalização no varejo
SMS Marketing: o que é, como usar e por que adotá-lo
Comportamento do consumidor e a evolução no mercado de consumo