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Fidelizar clientes é mais importante que conquistar novos

Fidelizar clientes é mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso garantir que os consumidores voltem em compras futuras.

Fidelizar clientes é mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade. As empresas precisam garantir que os consumidores voltem a buscá-las em compras futuras, porque só dessa forma o negócio poderá crescer e se manter saudável em um mercado tão competitivo.

Para que isso aconteça, é preciso criar uma relação com os clientes, fidelizando-os. E esse foi o tema do artigo publicado no Portal Mundo das Franquias. Nele, nosso Head of Sales, Luiz Correia, explicou o que é preciso para transformar os consumidores ocasionais em compradores recorrentes. Além disso, ele mostrou qual é o papel dos canais de comunicação nesse cenário e como tirar o melhor de cada um deles.

Luiz explica que “conquistar a fidelização dos consumidores depende de um bom relacionamento entre as partes” e alerta: “um cliente insatisfeito pode impactar muitos outros negativamente, ocasionando um efeito cascata”.

Como fidelizar clientes?

O mercado digital tem muitas empresas com serviços e produtos parecidos. Nessa linha, ter estratégias de fidelização pode trazer resultados efetivos nas vendas. E o melhor, os próprios clientes estão dispostos a ajudar as empresas a construírem essa relação.

Segundo pesquisa da SmarterHQ, cerca de 90% dos consumidores aceitam deixar seus dados para que as empresas possam oferecer benefícios adicionais que melhorem sua experiência de compra.

Segundo Luiz, para conquistar a fidelidade de um cliente é preciso ir além dos famosos programas de pontuação, por exemplo. A empresa precisa surpreender quem compra com ela.

“O leque de bonificações deve ser muito maior e inovador, com pacotes mais atrativos que façam sentido para o perfil e desejos de seus usuários.” 

Somente dessa forma, elas conseguirão estimular a geração de promotores da marca.

Para ações de fidelização de sucesso, a criatividade deve entrar em campo, mas sempre tendo com base o perfil e o modelo de negócio da marca.

“Os programas de evolução se mostram extremamente vantajosos para fidelizar clientes”. Luiz diz que a cada compra o cliente pode ganhar um novo selo de comprador. E aí, quanto mais ele comprar, mais prêmios devem ser dados a ele.

E é nesse momento de envolvê-lo que a criatividade deve entrar em ação.

Ofereça vouchers, descontos, milhas de viagem, dentre muitos outros. Assim, sua empresa estará oferecendo mais do que apenas vantagens, mas sim uma experiência única aos clientes e, provavelmente, eles se lembrarão disso por muito mais tempo.

Qual a importância dos canais de comunicação para a fidelização?

Os canais de comunicação apoiam as empresas na conquista dos melhores resultados na fidelização de clientes. Porque é através deles que é criada uma relação constante e de duas vias, entre marca e público.

Mas para isso, “é imprescindível entender todas as trilhas de abordagem possíveis e, como estabelecer uma comunicação saudável e flexível com todos”.

Em suma, os canais de comunicação geram maior engajamento do público, e por isso, eles ajudam a melhorar os resultados das ações.

Por fim, Luiz explica que as ações para fidelizar clientes não precisam ser mirabolantes. Segundo ele, “atitudes simples podem surtir efeitos tão excelentes quanto, independente do porte ou foco de atuação da empresa”.

Para o sucesso da estratégia de fidelizar clientes é preciso entender seus perfis. Só assim a empresa consegue trazer soluções personalizadas, pra conquistar a satisfação dessas pessoas e as tornará fieis ao seu negócio. Fazendo com que voltem sempre.

Para saber mais sobre esse tema, que é tão importante e sempre atual, não deixe de ler na integra o artigo: Fidelizar clientes é mais importante que conquistar novos, no Portal Mundo das Franquias.

E tem mais…

Selecionamos aqui mais alguns artigos feitos pelos nosso time que saíram na mídia. Temos certeza de que eles podem te ajudar a ampliar a visão sobre comunicação estratégica.

Siga em frente e boa leitura 😉

Sobre varejo e e-commerce: 4 tendências para o e-commerce.

Sobre como aproveitar as redes sociais para vender: Chatbot nas redes sociais como usar para aumentar as vendas

E por fim, sobre o novíssimo RCS do Google: Por que o RCS é o futuro da comunicação B2C?

20 de abril de 2022
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