Golpes de emprego por SMS: saiba como se proteger
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Saiba como se proteger de golpes de emprego por SMS

Saiba como os golpes de emprego por SMS e WhatsApp são aplicados e confira dicas para se proteger.
como identificar golpes de emprego por SMS

Nosso Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, Igor Castro, contou ao Jornal Jurid como identificar e se proteger de golpes de emprego por SMS.

De acordo com a PSafe, a cada minuto são enviadas duas vagas falsas por SMS. Devido ao crescente número de casos, é importante saber como a prática acontece e como identificar mensagens falsas.

Através de propostas irrecusáveis que enchem os olhos, tanto em questão de ganhos fáceis, altos salários e modelo home office, essas mensagens acabam sendo acreditadas por muitas pessoas.

Diante de um cenário econômico complexo, o período da pandemia trouxe à tona um recorde de mais de 15 milhões de desempregados segundo o IBGE. Como resultado, oportunistas conseguiram convencer muitas pessoas a cair nesses golpes por meio da mensageria curta e WhatsApp.

Como golpes de emprego por mensagens são aplicados?

Os criminosos convidam usuários a conhecer melhor a oportunidade através de um link e levam as pessoas a informar seus dados pessoais e também efetuar o pagamento de uma taxa para participar.

De maneira semelhante, outras plataformas utilizam a gamificação para atrair usuários oferecendo tarefas diárias com recompensas financeiras. No entanto, em certo nível a plataforma suspende os ganhos e impossibilita o usuário de continuar.

Definitivamente, tais golpes trazem prejuízos financeiros e psicológicos para pessoas que escolhem entrar nessas plataformas devido necessidades financeiras. No entanto, dificilmente uma instituição bancária poderia ressarcir qualquer valor investido.

Por isso, é necessário atenção e saber identificar um SMS falso de um verdadeiro. Veja a seguir.

Como identificar golpes de emprego por SMS?

Listamos as principais características de um falso emprego por SMS:

1 – Sempre desconfie de propostas muito generosas, mesmo se utilizar nomes de empresas famosas.

2 – Erros gramaticais são comuns em mensagens de golpes e nenhuma instituição oficial comete esse equívoco, por isso, nunca clique em links com mensagens assim.

3 – Em golpes de emprego por WhatsApp é comum que as contas não sejam comerciais, tampouco verificadas. Verifique se a foto de perfil contém a logomarca da empresa bem como a descrição comercial. Preste atenção também na linguagem, pois normalmente grandes empresas utilizam automação com cuidado minucioso na escrita.

4 – Verifique também se o número em questão é oficial, não um prefixo de pessoa física.

Apenas as empresas que são especialistas nesse tipo de serviço podem assegurar legalmente o envio com operadoras nacionais que garante o envio da mensagem assim como o recebimento seguro contra SMS pirata.

Por fim, as organizações oficiais sempre procuram fornecedores que garantam credibilidade e segurança através de sistema antifraude. Nesse sentido, a melhor forma de garantir o combate contra crimes de golpes por sistema de mensageria é contar com empresas como a Pontaltech que é um broker oficial.

Conteúdos relacionados

29 de junho de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter