Todo mundo está sempre atento ao celular, não é mesmo?! Basta chegar uma notificação para que a gente passe longos minutos navegando pela tela, lendo mensagens, vendo fotos e muito mais. Por isso, o celular tornou-se uma ferramenta importante para o relacionamento das marcas. A comunicação feita por SMS já é muito comum entre empresa e cliente, porém tamanha popularidade também traz problemas, como o SMS pirata.
O SMS – Short Message Service, que significa serviço de mensagens curtas – é a forma mais tradicional de envio e recebimento de mensagens por telefones móveis. Sua simplicidade e alto poder de alcance o posicionam como uma das tecnologias mais utilizadas na comunicação corporativa.
Por outro lado, o surgimento de opções para serviço de SMS no mercado é frequente. Na busca por economizar, empresas são tentadas a testar todas as alternativas disponíveis, o que inclui SMS piratas. Porém, o que muitas não sabem é que esse processo pode ser frustrante, além de gerar riscos para as próprias organizações e seus clientes.
Você sabe identificar um SMS pirata? Conhece os problemas que ele pode trazer para sua empresa? Continue a leitura, que a gente te conta como identificar e porque, com o uso dele, todo mundo sai perdendo.
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O que é SMS pirata?
O SMS pirata, um tipo clandestino de comunicação via mensagens de texto, tem destaque no mercado ainda que não seja recomendado pelos órgãos reguladores. Surpreendentemente, ele representa até 50% do tráfego total de mensagens enviadas por celulares.
De acordo com dados da Mobile Entertainment Forum (MEF), aproximadamente 250 milhões de SPAMs são enviados mensalmente via SMS. Considerando que, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil contava com 251,6 milhões de celulares ativos em janeiro deste ano, é fácil perceber que praticamente todos os clientes de telefonia móvel são alvo dessas mensagens indesejadas.
Apesar das rigorosas restrições e dos mecanismos de monitoramento implementados pelas operadoras para garantir a segurança dos dados trafegados por SMS, algumas empresas especializadas desenvolveram rotas não oficiais de A2P. Essas rotas permitem a entrega de um serviço semelhante, porém muito mais barato e consideravelmente menos seguro, prejudicando a comunicação oficial das empresas.
Chamamos essa prática de SMS pirata devido ao seu caráter não oficial. Inicialmente, o serviço pode parecer eficaz, mas com o tempo, algumas mensagens podem não ser entregues. Além disso, algumas dessas rotas são utilizadas para realizar fraudes bancárias e campanhas de phishing via SMS.
É fundamental que as empresas e os clientes estejam cientes dos riscos associados ao SMS pirata e optem por soluções legítimas e seguras para suas comunicações por mensagem de texto. Afinal, a segurança e a integridade dos dados devem sempre ser prioridade.
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Quais são os tipos de SMS pirata?
No mundo clandestino das mensagens de texto, o SMS pirata é disseminado por meio de duas principais formas de tráfego, as chipeiras e os brokers internacionais:
Chipeiras
Neste método, os operadores adquirem múltiplos chips da mesma operadora. Bancos de dados repletos de informações pessoais de milhões de indivíduos são utilizados. Já as mensagens são enviadas em massa, como uma espécie de mala direta via celular.
A estratégia envolve o envio de centenas de mensagens para um vasto número de destinatários, aproveitando-se dos pacotes gratuitos de SMS oferecidos por diversas operadoras móveis. Ao burlar os protocolos de boas práticas, como o pagamento de impostos, as empresas encontram nessa prática uma forma mais econômica de comunicação, mergulhando assim em uma perigosa “economia subterrânea”.
Roamings Internacionais
Outra tática amplamente utilizada é o emprego de roaming internacional. Esta abordagem se aproveita dos acordos internacionais, destinados à troca de mensagens entre indivíduos.
Um aspecto negativo significativo dessa prática é que o remetente da mensagem pode ser manipulado pelo emissor. Como resultado, a identificação dos remetentes pelos destinatários torna-se extremamente difícil, uma vez que estes podem inserir qualquer informação desejada.
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Como identificar um SMS pirata?
Para enviar mensagens SMS, é essencial entender que não há distinção entre SMS bom ou ruim, nem rotas boas ou ruins. Existe apenas o SMS oficial, entregue diretamente pela operadora do assinante. Portanto, fique alerta para certos adjetivos sedutores, como “rota excelente” ou “short code internacional de altíssima qualidade”, pois muitas vezes essas características indicam exatamente o oposto do que prometem.
Quando se trata de respostas e devoluções, as operadoras locais têm o padrão de devolver todas as respostas dos clientes (MO) e fornecer os status (DR) das mensagens. Desconfie de “rotas” que não oferecem essas informações ou não aceitam todas as respostas.
Quanto ao preço, o custo do SMS é determinado pelas operadoras e o mercado que já é bastante maduro nesse aspecto. Não existem milagres: as margens de lucro já são bastante ajustadas. Sendo assim, desconfie de preços excessivamente baixos, pois geralmente são bons demais para serem verdadeiros.
Se você receber um SMS de um número comum, de 8 a 9 dígitos, é um conteúdo pirata. Apenas empresas cadastradas e autorizadas pela Anatel para o envio oficial de SMS têm acesso ao chamado Short Code, que consiste em números de 4 a 6 dígitos.
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Por que o SMS pirata prejudica sua empresa?
O envio indiscriminado de mensagens, realizado pelo SMS pirata, não apenas cria uma imagem negativa para sua marca, mas também pode levar seus clientes a apresentarem reclamações à Anatel. E essa prática ainda põe em risco dados pessoais de clientes, já que não há fiscalização de segurança nas rotas piratas.
Além disso, quando os usuários recebem mensagens suspeitas de remetentes desconhecidos, é comum que bloqueiem esses números, associando-os a possíveis tentativas de crime. Isso pode comprometer severamente o desempenho das campanhas realizadas por esse meio.
Assim, é fundamental que as marcas que utilizam serviços de mensageria, independentemente de seu setor de atuação, adotem sistemas seguros e homologados pelas operadoras de telecomunicações. Por exemplo, aqui na Pontaltech temos uma área de antifraude dedicada à segurança de envio e um time multidisciplinar para garantir a qualidade do conteúdo enviado.
Portanto, é sempre recomendável escolher uma empresa de SMS confiável, com experiência e boa reputação, para estabelecer um relacionamento duradouro e evitar problemas.
Como o usuário pode denunciar um SMS pirata?
Se você, como usuário, receber um SMS pirata, é essencial denunciar para acabar com essa prática prejudicial. Sua contribuição pode ajudar a reduzir o assédio indevido por celular, evitar abusos e violações de privacidade, além de combater a evasão de impostos.
Para denunciar, basta encaminhar a mensagem de texto por SMS para o número 7726. O envio é gratuito. Em seguida, você receberá uma mensagem da operadora solicitando o número do remetente. Basta informar o número e pronto, a denúncia estará feita.
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