O que é Employee Experience? Tudo sobre estratégias de EX
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EX: o que é?

Saiba tudo sobre o employee experience, vantagens e métricas para o EX. Veja o passo a passo de como implementar uma estratégia de sucesso.
employee experience

Employee experience é um conceito sobre a experiência do colaborador e serve como um termômetro não apenas para a gestão, mas para todo o negócio. Sim, a influência das pessoas que trabalham no dia a dia de uma empresa é maior do que imaginamos e cuidar do EX journey deveria ser prioridade. 

Então, se você ainda não está convencido da importância desse conceito ou, simplesmente, não tem tanta intimidade com employee experience, esse conteúdo chegou na hora certa. Acompanhe nosso artigo e entenda o que é, quais as vantagens, como elaborar e aplicar essa metodologia. Vem com a gente!

melhore sua comunicação com o employee experience

O que é EX, o Employee Experience?

EX ou experiência do colaborador é uma abordagem que coloca as necessidades bem como as experiências dos funcionários no centro das decisões organizacionais. Vai além do simples engajamento ou de um conjunto de benefícios atrativos. Trata-se de cultivar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados, motivados e capacitados em todas as etapas de sua jornada na empresa.

Aliás, dentro desse conceito há o employee experience journey. Ele vai desde o recrutamento e seleção até o momento do desligamento, e se refere a todas as interações, percepções e experiências que um funcionário vive durante sua jornada dentro de uma organização. Para aprimorá-la, as empresas devem considerar três forças principais: o ambiente físico, o ambiente tecnológico e o ambiente cultural, indo além de aspectos isolados, como políticas flexíveis de trabalho ou benefícios extravagantes.

Mas, o que isso significa?

  • Ambiente físico: é fundamental que a empresa proporcione um local agradável e acolhedor para seus colaboradores. Isso envolve garantir uma infraestrutura de qualidade, segura, acessível e tranquila.
  • Ambiente tecnológico: é essencial que a empresa acompanhe as inovações tecnológicas e forneça ferramentas modernas que facilitem a realização das tarefas diárias por parte dos funcionários.
  • Ambiente cultural: é crucial alinhar o estilo de liderança com os valores e a cultura organizacional. Esse alinhamento é fundamental para promover e influenciar positivamente os comportamentos e atitudes da equipe.

Uma experiência positiva do colaborador não apenas aumenta o engajamento e a satisfação no trabalho, mas também contribui para a retenção de talentos, melhoria do desempenho organizacional e fortalecimento da marca empregadora.

Vantagens do Employee Experience

As vantagens do EX não se concentram apenas nos colaboradores, mas refletem em outras áreas do negócio, inclusive nas vendas. Conheça os principais benefícios dessa estratégia para as empresas que decidem adotá-la:

  • Mais engajamento e produtividade: colaboradores que se sentem valorizados tendem a se dedicar mais ao trabalho. Esse engajamento se traduz em maior produtividade e qualidade nas entregas.
  • Atração e retenção de talentos: uma boa experiência do colaborador desde o início da jornada na empresa, a torna mais atraente para talentos qualificados. Além disso, colaboradores satisfeitos tendem a permanecer na empresa por mais tempo, reduzindo a rotatividade.
  • Melhoria na qualidade de vida do colaborador: ambientes de trabalho que oferecem condições físicas, culturais e psicológicas favoráveis contribuem para uma melhor qualidade de vida dos colaboradores. Isso inclui desde a ergonomia do local de trabalho, políticas de flexibilidade até o apoio emocional.
  • Aumento na satisfação do cliente: colaboradores que se sentem valorizados e bem preparados tendem a oferecer um atendimento mais eficiente e de qualidade aos clientes. Logo, a satisfação do cliente aumenta quando ele percebe que está lidando com profissionais competentes e comprometidos.
  • Promove a marca empregadora: uma empresa que investe no bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores fortalece sua imagem como um excelente lugar para se trabalhar, o que atrai talentos e contribui para a construção de uma sólida reputação no mercado.
  • Melhora o clima organizacional: o employee experience promove um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, onde as relações interpessoais são valorizadas. Isso cria um senso de pertencimento e fortalece os laços entre os membros da equipe.
  • Reduz custos com RH: uma menor rotatividade de funcionários e um ambiente de trabalho saudável reduzem os custos relacionados a processos seletivos, treinamentos e rescisões. 

Impacto do EX no Employer Branding

Um dos benefícios do employee experience é em relação à marca empregadora, ou employer branding. Esse conceito representa a reputação de uma empresa, incluindo se ela é considerada um bom lugar para se trabalhar. Empresas que se destacam como uma marca empregadora forte investem em práticas e ações que comunicam seus valores aos colaboradores internamente.

A distinção entre employee experience e employer branding reside no fato de que a marca empregadora abrange o posicionamento geral do negócio, enquanto a experiência do colaborador refere-se às ações implementadas no dia-a-dia para melhorar o ambiente de trabalho. No entanto, o impacto do EX no employer branding é indiscutível. 

Por que EX deveria ser prioridade nas empresas?

Um estudo recente feito pela consultoria Willis Tower Watson (WTW), revelou que aprimorar a experiência dos colaboradores tornou-se uma prioridade máxima para a maioria dos empregadores no contexto pós-pandemia.

De acordo com a pesquisa, impressionantes 92% das empresas estão direcionando seus esforços para melhorar a EX nos próximos três anos. Esse número representa um aumento significativo em relação aos 52% que estavam focados nesse aspecto antes da pandemia.

Esse aumento substancial reflete a percepção das organizações de que o employee experience impulsiona o engajamento (81%), promove o bem-estar dos funcionários (80%), aumenta a produtividade (79%) e contribui para o desempenho geral dos negócios (78%). 

Optar pelo EX não só diferencia uma empresa de seus concorrentes, mas também a torna mais competitiva no mercado, resultando em maior satisfação dos funcionários, melhores resultados e atração de talentos qualificados. Portanto, investir na experiência do colaborador não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica para empresas que buscam se destacar e prosperar.

Como estruturar uma estratégia de EX?

Agora que você já entendeu o que é employee experience e como isso pode impactar positivamente os negócios, que tal colocar a mão na massa e começar a estruturar essa estratégia na sua empresa? Para te ajudar nessa missão, trouxemos 5 pontos-chave que são essenciais de serem considerados na hora de estruturar o seu EX:

1. Produto

Ofereça produtos ou serviços que os funcionários sintam orgulho em representar. Alinhar os valores da empresa com as atividades do dia-a-dia dos colaboradores é fundamental para uma experiência positiva. Afinal, ninguém quer atrelar a sua imagem e esforços a algo em que não acredita, não é mesmo?

2. Local de Trabalho

Reconheça a importância do ambiente de trabalho, seja ele físico ou remoto. Apoie os colaboradores em ambientes de trabalho flexíveis, seguros e produtivos, adaptando-se às novas realidades pós-pandemia.

3. Processo

Simplifique e torne eficientes os processos de trabalho. Desde o acesso à informação até a gestão de benefícios, facilite as tarefas diárias dos colaboradores para melhorar sua experiência e aumentar a produtividade.

4. Remuneração

Garanta uma remuneração justa e competitiva. Uma compensação financeira adequada e transparente é essencial para reconhecer o valor e o esforço dos colaboradores, mantendo sua motivação assim como o engajamento. Acredite, economizar na remuneração pode estar impedindo a sua empresa de crescer. 

5. Benefícios

Ofereça benefícios atrativos que vão além do básico. Além dos benefícios tradicionais, como plano de saúde, considere opções como desenvolvimento profissional, programas de bem-estar, flexibilidade de horários e outras vantagens que contribuam para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Como implementar uma estratégia de EX?

Plano de ação criado, está na hora de implementar a sua estratégia de employee experience. Para isso, veja nossas dicas:

Escute e Conheça os seus Colaboradores

Abra canais de comunicação eficazes para ouvir as necessidades, aspirações e feedbacks dos colaboradores. Aliás, entender suas expectativas pessoais e profissionais é fundamental para personalizar a experiência de trabalho.

Alinhe os interesses

Identifique os interesses e objetivos individuais dos colaboradores e alinhe-os com a missão e valores da empresa. Isso cria um senso de propósito e engajamento, mostrando que a organização valoriza e reconhece as aspirações de seus funcionários.

Desenhe a jornada do colaborador

Assim como a jornada do cliente, mapeie a employee experience journey para identificar pontos de contato e oportunidades de melhoria em sua experiência dentro da empresa. Isso ajuda a antecipar desafios, reduzir o turnover e aprimorar o engajamento.

Invista em People Analytics

Utilize ferramentas de People Analytics para compreender melhor as necessidades individuais dos colaboradores, analisar o desempenho da equipe e identificar áreas de melhoria. Ou seja, os dados coletados ajudarão a tomar decisões mais embasadas e personalizadas.

5 métricas do Employee Experience

As métricas de Employee Experience são essenciais para avaliar o impacto das iniciativas implementadas e identificar áreas de melhoria. Afinal, quais delas observar?

  • Envolvimento: mede o grau de engajamento e comprometimento dos funcionários com a empresa. Para medir, você pode rodar pesquisas de engajamento que permitam que os colaboradores expressem suas opiniões sobre a cultura organizacional, liderança, trabalho em equipe e oportunidades de crescimento.
  • Satisfação: avalia o nível de satisfação dos colaboradores em relação ao trabalho e à empresa como um todo. Aqui, as pesquisas periódicas são novamente o canal, mas devem abordar aspectos como remuneração, benefícios, ambiente de trabalho e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Turnover: mede a taxa de rotatividade de funcionários na empresa, ou seja, quantos colaboradores deixam a organização em um determinado período de tempo. O turnover é uma métrica crucial para avaliar a eficácia das estratégias de retenção de talentos e a satisfação dos funcionários.
  • Absentismo: avalia a frequência e duração das ausências não planejadas dos funcionários, como faltas e licenças médicas. Altos índices de absentismo podem indicar insatisfação, falta de engajamento ou problemas de saúde e bem-estar dos colaboradores.
  • Net Promoter Score (NPS) Interno: mede a disposição dos funcionários em recomendar a empresa como um bom lugar para se trabalhar. O NPS interno é uma medida importante e pode fornecer insights valiosos sobre a qualidade da experiência do funcionário.

A Pontaltech é especialista em melhorar o relacionamento entre empresas e clientes. Por isso, acreditamos que uma boa estratégia de employee experience é capaz de promover o engajamento, a satisfação e o sucesso tanto dos colaboradores quanto da organização como um todo. Continue acompanhando nosso blog e aproveite dicas e conteúdos sobre o mundo do marketing. 

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25 de abril de 2024
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