Campanha de Dia das Mães: como usar o RCS na estratégia?
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Como fazer campanha de RCS para o Dia das Mães?

Aprenda tipos de campanha de Dia das Mães utilizando o novo canal de mensageria do Google, o RCS. Confira dicas e exemplos para aplicar.
mensagem de dia das mães para enviar

A campanha de Dia das Mães é um evento muito importante para o comércio, pois é uma oportunidade para as empresas aumentarem suas vendas e fidelizarem seus clientes. Com o surgimento do RCS, os mais variados negócios têm uma nova ferramenta para se comunicar com seus clientes e alcançar resultados ainda mais efetivos em suas campanhas de marketing.

Se você deseja potencializar as suas campanhas de marketing no Dia das Mães e se destacar no mercado, ou então se nunca elaborou uma comunicação deste tipo porque acha que ela não é para o seu negócio, continue lendo este artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre o uso do RCS nessa ocasião especial.

Confira os benefícios do uso de RCS na campanha de Dia das Mães, como utilizá-lo e alguns exemplos. Vamos lá?

Benefícios de usar RCS na campanha de Dia das Mães

O RCS traz uma série de benefícios para as campanhas de Dia das Mães. Com essa tecnologia, as empresas podem enviar mensagens mais ricas e interativas para seus clientes, incluindo imagens, vídeos, botões de chamada para ação. Isso torna a comunicação mais personalizada e atraente, aumentando as chances de conversão e fidelização de clientes.

Além disso, o RCS oferece a possibilidade de realizar campanhas segmentadas, direcionando as mensagens para um público específico com base em critérios como localização geográfica, histórico de compras e interesses. Isso permite alcançar as pessoas certas, no momento certo, aumentando a efetividade da campanha. 

Outro benefício importante desse canal digital é a possibilidade de mensurar os resultados da campanha em tempo real, por meio de métricas como taxas de abertura, cliques em links e conversões. Com essas informações, as empresas podem avaliar o desempenho da campanha e fazer ajustes em tempo hábil, maximizando os resultados e minimizando os custos. E aí, tá esperando o que para planejar a sua campanha de Dia das Mães via RCS?

Mas afinal, qualquer empresa pode fazer campanha de Dia das Mães por RCS?

Talvez você ache que esse tipo de comunicação não combina com a sua empresa, certo? Seja por conta do segmento, ou do porte, ou do serviço/produto que você oferece, é bastante comum alguns negócios pensarem assim. 

No entanto, mesmo aquelas empresas que vendem para outras empresas, ou então que comercializam produtos e serviços que não serviriam como presente de Dia das Mães podem (e devem!) investir nessas ações. Isso porque, no final do dia, o relacionamento é feito entre pessoas. E todos nós temos mães, e somos impactados, de alguma forma, por essa data comemorativa. 

Sendo assim, embora o Dia das Mães seja uma data que pode ser aproveitada pelas empresas para aumentar suas vendas e fidelizar clientes, isso não impede que elas possam utilizar o RCS para se comunicar com seus clientes e fortalecer sua relação com eles nessa data especial. As empresas podem enviar mensagens de felicitação, agradecimento ou mesmo oferecer dicas de atividades para serem feitas em família, por exemplo. 

O importante é entender o perfil do público-alvo e criar mensagens relevantes e personalizadas, que despertem o interesse e a atenção dos clientes. Então, que tal algumas dicas? Acompanhe o que preparamos para você!

campanha de dia das mães de RCS

Tipos de campanhas via RCS para o Dia das Mães

Existem diversos tipos de campanhas que as empresas podem realizar no Dia das Mães através de mensagem RCS. Desde pré-campanhas para gerar expectativa, até mensagens de felicitações no dia e campanhas pós-Dia das Mães para continuar se relacionando com os clientes. Abaixo, vamos descrever brevemente cada um desses tipos de campanha:

  • Pré-campanhas: as pré-campanhas são realizadas alguns dias ou semanas antes do Dia das Mães, com o objetivo de gerar expectativa e preparar os clientes para a data. As empresas podem, por exemplo, enviar mensagens com sugestões de presentes, promoções especiais ou dicas de atividades para fazer com as mães.
  • Mensagens de felicitações: no próprio dia das Mães, as empresas podem enviar mensagens de felicitação para seus clientes, demonstrando carinho e gratidão pela figura materna. Essas mensagens podem ser simples ou mais elaboradas, dependendo do perfil da empresa e dos clientes, utilizando todos os recursos multimídia disponíveis no RCS. 
  • Pós-campanhas: são realizadas depois do Dia das Mães, com o objetivo de continuar se relacionando com os clientes e mantendo o interesse pela marca. As empresas podem, por exemplo, enviar mensagens de agradecimento, ofertas especiais ou solicitar feedback sobre a experiência de compra.

Cada tipo de campanha tem suas particularidades e pode ser adaptado de acordo com o público-alvo e os objetivos da empresa. O importante é que as mensagens sejam relevantes e personalizadas, criando uma conexão emocional com os clientes.

Campanhas de Dia das Mães para o seu tipo de negócio

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio, e para alcançar o sucesso em sua campanha é importante saber como adaptar sua mensagem ao público-alvo. Aqui estão algumas ideias de campanhas de Dia das Mães via RCS para diferentes tipos de negócio:

Campanha de Dia das Mães para agência de turismo 

Para o setor de turismo, a campanha de Dia das Mães pode incluir pacotes de viagem para destinos que sejam ideais para mães e filhos, com opções para crianças e adultos. As mensagens de RCS podem ser enviadas para os clientes com sugestões de destinos e promoções especiais. Por exemplo: 

“Surpreenda sua mãe com uma viagem inesquecível. Aproveite nossos pacotes de viagem para destinos paradisíacos e ganhe descontos exclusivos no Dia das Mães.”

Campanha de Dia das Mães para loja de roupas 

Para uma loja de roupas, a campanha de Dia das Mães pode incluir uma seleção especial de roupas e acessórios, com mensagens personalizadas para cada perfil de cliente. Um exemplo de mensagem de RCS pode ser: 

“Para as mães elegantes, temos uma seleção de vestidos e acessórios que combinam com a personalidade dela. Aproveite nossos descontos especiais no Dia das Mães e presenteie sua mãe com um look incrível.”

Campanha de Dia das Mães para e-commerce 

Para um e-commerce, a campanha de Dia das Mães pode incluir uma ampla seleção de produtos com descontos especiais e frete grátis. Mensagens de RCS podem ser enviadas para os clientes com sugestões de presentes para as mães, como flores, chocolates, livros e o que mais você vender no seu portal. Uma mensagem de RCS pode ser: 

“Encontre o presente perfeito para sua mãe em nosso e-commerce. Temos uma ampla seleção de produtos com descontos especiais e frete grátis. Aproveite e faça sua mãe feliz neste Dia das Mães.”

Campanha de Dia das Mães para empresas da área da saúde

Para empresas da área da saúde, a campanha de Dia das Mães pode incluir promoções especiais em serviços de saúde, como consultas médicas, exames e tratamentos estéticos. As mensagens de RCS podem ser enviadas para os clientes com sugestões de cuidados de saúde para as mães, como check-ups preventivos e tratamentos de beleza ou, simplesmente, desejando um feliz dia das mães. Uma mensagem de RCS pode ser: 

“Cuide da saúde de sua mãe neste Dia das Mães. Oferecemos consultas médicas e tratamentos estéticos com descontos especiais. Agende agora e dê o melhor presente para sua mãe.”

Campanha de Dia das Mães para perfumaria e cosméticos

Esse é um setor que vende muito no Dia das Mães. Sendo assim, para uma perfumaria ou loja de cosméticos, a campanha nesta data pode incluir kits especiais de presentes com fragrâncias e produtos de beleza exclusivos para as mães. As mensagens de RCS podem ser enviadas para os clientes com sugestões de presentes e descontos especiais. Veja uma sugestão: 

“Sua mãe merece um presente especial neste Dia das Mães. Temos uma seleção exclusiva de fragrâncias e produtos de beleza com descontos especiais. Aproveite e surpreenda sua mãe com um presente inesquecível e parcele em até 10x sem juros.”

RCS para o dia das mães

Campanha de Dia das Mães para loja de produtos naturais

Uma loja de produtos naturais pode criar mensagens de RCS com sugestões de presentes naturais e saudáveis, como cestas de chás orgânicos, óleos essenciais e produtos de beleza naturais. Um exemplo de mensagem: 

“Dê à sua mãe o melhor presente: saúde e bem-estar natural! Aproveite até 30% de desconto e presenteie a pessoa mais especial da sua vida.” 

Campanha de Dia das Mães para vendas B2B

Empresas que vendem para outras empresas também podem aproveitar a data para criar campanhas de Dia das Mães. Por exemplo, você pode oferecer brindes personalizados para as mães que trabalham em seus clientes, ou então investir em mensagens de felicitações para a data. Veja essa ideia: 

“Um feliz Dia das Mães para as mulheres guerreiras e batalhadoras que fazem nossas empresas crescerem!”

Campanha de Dia das Mães para venda de serviços 

Por fim, empresas que oferecem serviços também podem criar campanhas de Dia das Mães, como salões de beleza que oferecem pacotes de tratamentos para mães e filhas ou clínicas de estética que oferecem descontos em tratamentos para as mães. E mesmo que o serviço não seja “presenteável” nesta data, aposte nas mensagens padrões de Feliz Dia das Mães e posicione sua marca nessa data tão importante. Mensagens RCS com frases como: 

“Dê à sua mãe o presente da beleza e do bem-estar neste Dia das Mães!” pode ser uma boa escolha. Ou então “Feliz Dia das Mães! Que seja um dia de muita alegria e união para todas as famílias!”

Gostou das nossas dicas? Quer investir no RCS para campanha de Dia das Mães e outras comunicações para o seu negócio? Fale com nossos especialistas agora e implemente o RCS na sua empresa!

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04 de maio de 2023
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