Setor de turismo : 7 razões para usar o RCS no marketing
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7 motivos para o setor de turismo usar RCS na estratégia de marketing

Conheça a evolução das mensagens de SMS: o RCS e saiba porque você deve implementá-lo na estratégia de marketing do setor de turismo.
marketing para o setor de turismo

Devido a pandemia de COVID-19, o setor de turismo experimentou uma queda expressiva nas suas demandas. Contudo, com o avanço da vacinação e a retomada gradual das atividades econômicas, o mercado voltou a aquecer, adotando novas estratégias para atrair clientes e melhorar a experiência do usuário.

Nesse contexto, o RCS ganha destaque como uma ferramenta que melhora a comunicação entre empresas e clientes. Aliás, ele é um serviço de mensagens que oferece recursos avançados, como envio de imagens, vídeos, áudio, localização e interatividade. Esses recursos podem ser usados para enviar informações relevantes sobre reservas, promoções, roteiros e vendas de serviços adicionais para a viagem de cada consumidor. 

Neste artigo, confira alguns motivos para que as empresas do setor de turismo adotem o RCS como uma estratégia de comunicação eficiente e personalizada. Você verá como esse canal pode ser utilizado desde a pesquisa e planejamento de viagens até o pós-venda e suporte. Continue a leitura para saber como impulsionar diferentes momentos da jornada e melhorar a fidelidade dos clientes. Acompanhe!

 

pacotes de turismo

Benefícios do RCS para o setor de turismo

O RCS (Rich Communication Services) pode trazer inúmeros benefícios para o setor de turismo. O principal deles é tornar as mensagens mais atrativas e oferecer uma boa experiência na jornada de comunicação. Veja a seguir.

1. Comunicação mais eficiente e personalizada

Com o RCS, as empresas de turismo podem se comunicar de forma mais eficiente e personalizada, enviando informações relevantes e em tempo real sobre o serviço, reservas, check-ins, promoções, assim como recomendações de roteiros.

2. Interatividade e engajamento

Os recursos avançados, como envio de imagens, vídeos, áudio, geolocalização e interatividade do RCS permite que as empresas criem campanhas de marketing mais criativas e impactantes. Como resultado, gera mais engajamento e conversão.

3. Maior visibilidade no mercado

Ao oferecer uma experiência mais inovadora e satisfatória através do RCS, as empresas do setor de turismo aumentam sua visibilidade no mercado e se destacam da concorrência. Afinal, quantos deles já estão utilizando esse canal e inovando nas suas comunicações?

4. Redução de custos no setor de turismo

O RCS pode ser uma alternativa mais acessível e eficiente do que outras formas de comunicação. Ainda que o e-mail ou SMS tenham alto custo-benefício, o RCS se destaca pelas suas características. Aliás, as diferentes modalidades do canal também são atrativas a nível de preço, ajudando as empresas a reduzirem custos de comunicação e aumentar as suas conversões. 

5. Melhoria da experiência do cliente

Com informações relevantes e em tempo real, além de recursos avançados de comunicação, o RCS pode melhorar significativamente a experiência do cliente, tornando a viagem mais agradável e satisfatória. Assim, a sua empresa acompanha o seu cliente do início ao fim, dando suporte não só no momento da venda. 

6. Maior fidelização de clientes

Ao oferecer uma comunicação mais personalizada e uma experiência mais satisfatória para seus clientes, as empresas de turismo que investem no RCS aumentam a fidelidade de seus clientes, que assim, os torna mais propensos a voltar a fazer negócios no futuro.

7. Suporte ao cliente do setor de turismo

O RCS também pode ser usado para fornecer suporte ao cliente em tempo real, o que pode melhorar a satisfação do cliente e reduzir o tempo de resolução de problemas. Aliás, esse ponto também contribui para o item 4, sobre redução de custos. 

Formas de uso do RCS no setor de turismo

Existem diversas formas de uso do RCS no setor de turismo que ajudam as empresas a melhorar a comunicação com seus clientes. Abaixo, listamos algumas dessas formas, com exemplos de como implementá-las.

Envio de informações sobre reservas

O RCS pode ser usado para enviar informações sobre reservas, como confirmação de reserva, datas, horários ao cliente. Por exemplo, uma empresa que oferece aluguel de carros pode enviar uma mensagem RCS informando o momento de retirada do veículo. Além disso, após a compra de um serviço de experiência, o cliente pode receber o ingresso ou mesmo um documento com as passagens de um transporte contratado.

Envio de informações sobre roteiros de turismo

O RCS também pode ser usado para enviar informações sobre roteiros, recomendações de locais a visitar e outras dicas de viagem. Por exemplo, uma agência de viagens pode enviar uma mensagem RCS sobre as atrações turísticas da cidade que ele está visitando, com fotos e vídeos dos locais e sugestões de passeios.

Envio de promoções e ofertas

O RCS pode ser usado para enviar promoções e ofertas personalizadas de acordo com as preferências e histórico de compras. Um exemplo disso é uma companhia aérea enviar uma mensagem RCS para um cliente que já comprou passagens anteriormente, oferecendo descontos em voos para destinos que ele já demonstrou interesse.

Atendimento ao cliente em tempo real

O RCS pode ser usado para fornecer suporte ao cliente em tempo real, permitindo que os clientes entrem em contato com a empresa para tirar dúvidas ou resolver problemas de forma rápida e eficiente. Um hotel, por exemplo, pode oferecer suporte ao cliente ou ainda enviar uma pesquisa de NPS para avaliação da experiência.

RCS para o setor de turismo

Cases de sucesso de RCS no setor de turismo

Do atendimento ao cliente ao marketing promocional, das notificações às transações e fidelidade, algumas marcas do setor de turismo já estão aproveitando o potencial do RCS para se conectar com seus clientes de forma interativa e personalizada. Conheça a seguir algumas cases de sucesso do setor de turismo que apostaram no RCS para melhorar seus resultados:

EasyMyTrip

Fundada em Nova Deli em 2008, a EaseMyTrip é uma empresa de viagens online com site, aplicativo e uma rede de mais de 59.000 agentes de viagens em escritórios na Índia, Cingapura, Dubai e Londres. Com mais de dez milhões de usuários, eles são o segundo maior e mais rápido portal de viagens on-line da Índia, trabalhando com clientes B2B e B2C que viajam nacional e internacionalmente. 

A EaseMyTrip fornece todas as ferramentas e informações que os viajantes precisam para pesquisar, planejar, reservar e comprar produtos e serviços de viagem, e por isso é conhecida por sua abordagem focada no cliente. Então, resolveram testar os resultados do RCS em comparação ao e-mail marketing. 

A campanha de RCS oferecia um código promocional para a próxima viagem, em troca da resposta de uma pesquisa com cinco perguntas. Dessa forma, a empresa conseguiu uma taxa de abertura 7% maior, uma taxa de cliques (CTR) quatro vezes maior e 2,7 de aumento percentual na taxa de conversão em comparação a uma campanha de e-mail semelhante.

Vueling

A Vueling é uma companhia aérea de baixo custo com base em Barcelona, na Espanha. Serve mais de 100 destinos em toda a Europa e voa também para vários destinos a partir das suas bases de Amsterdam, Toulouse, Roma e Paris, para além da sua base principal, Barcelona.

A companhia aérea Vueling utilizou o RCS para enviar informações sobre voos, horários de check-in bem como outras informações relacionadas a viagens aos seus viajantes, criando uma experiência mais fácil e agradável. Essa medida fidelizou os seus clientes, que pensarão sempre na empresa como primeira opção na hora de viajar. 

KLM

A companhia aérea KLM implementou uma campanha de marketing via RCS para promover seus voos entre Amsterdã e Rio de Janeiro. Portanto, a campanha consistiu em enviar mensagens personalizadas para clientes que demonstraram interesse nessa rota, com informações sobre horários de voos, preços e outras informações relevantes. 

Além disso, a KLM utilizou o RCS para fornecer suporte ao cliente em tempo real, permitindo que os clientes entrassem em contato com a empresa para tirar dúvidas ou solicitar informações adicionais. A campanha resultou em um aumento de 40% nas vendas de bilhetes para essa rota, em comparação com outras formas de comunicação.

Visit Tampa Bay

Por fim, a organização de turismo Visit Tampa Bay, na Flórida, utilizou o RCS para fornecer informações aos turistas que visitam a região. A organização criou um chatbot via RCS que permite que os turistas solicitem informações sobre atrações turísticas, restaurantes, hospedagem e outras informações relevantes. 

Pensou RCS, pensou Pontaltech!

Deu para perceber como o RCS pode impactar positivamente o setor de turismo, não é mesmo? Ainda mais com cases de sucesso tão expressivos, fica claro que o RCS é uma ferramenta valiosa para o setor. Até porque, oferece diversas vantagens, desde a possibilidade de melhorar a experiência do usuário, aumento de vendas e a eficiência operacional. 

No entanto, a implementação do RCS pode ser um desafio para as empresas, que precisam lidar com questões técnicas, bem como encontrar um fornecedor confiável e capaz de oferecer soluções personalizadas para suas necessidades específicas.

E é justamente aí que nós da Pontaltech nos destacamos como a melhor opção para as empresas que desejam contratar o RCS. Com uma equipe de especialistas em tecnologia de mensageria e um portfólio de soluções personalizáveis e escaláveis, nós oferecemos cuidamos de tudo, desde a fase de planejamento até a implementação e o suporte contínuo. 

Além disso, somos comprometidos em fornecer soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo um serviço de alto nível de qualidade. Portanto, se você é do setor de turismo e está procurando uma empresa confiável e experiente para contratar o RCS e aproveitar os benefícios desta tecnologia inovadora, entre em contato com nossos especialistas!

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28 de abril de 2023
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