Todos os anos, no segundo domingo do mês de maio, é comemorado o Dia das Mães. E é claro que as campanhas sazonais no varejo para aumentar suas vendas, afinal essa é a segunda data mais importante do ano. No entanto, muitas marcas deixam de dar atenção para o principal: o tipo de experiência de compra que vão oferecer aos seus clientes.
Sim, todo mundo busca por ofertas nesta época do ano. Mas, apesar das promoções serem um chamariz e aumentarem as vendas, não são elas sozinhas que farão com que o cliente escolha a sua loja. Por isso, a sua campanha de Dia das Mães deve estar muito bem integrada com a experiência de compra que sua marca irá oferecer. Só assim o objetivo final será alcançado: vender muito!
No conteúdo de hoje, vamos ajudá-lo a alcançar excelentes resultados de vendas no Dia das Mães, sem deixar de lado a experiência de compra do seu cliente. Continue acompanhando esse texto e confira nossas dicas!
Vendas e experiência de compra andam lado a lado
Você sabia que 86% dos consumidores pagariam mais se tivessem uma boa experiência de compra? Foi isso que um estudo realizado pela RightNow mostrou. Ou seja, bons preços podem até ser uma vantagem competitiva, mas oferecer uma experiência de compra positiva para aqueles que interagirem com a sua marca é, definitivamente, mais eficiente.
Por isso, por que não investir um tempo para aprimorar esse aspecto na sua empresa e, consequentemente, vender mais nesse Dia das Mães? Essa data é uma excelente oportunidade não só para conquistar novos clientes, mas também melhorar o relacionamento com os clientes atuais. O resultado disso, além de mais vendas, é também a certeza de um retorno de compra com a sua loja.
Dicas para vender mais no Dia das Mães
Existem muitas coisas que podem ser feitas para aumentar a venda no Dia das Mães. No entanto, existem três dicas principais que trarão muito sucesso para a sua empresa nessa data, sem deixar de lado a experiência de compra que ela irá oferecer. Acompanhe!
1. Defina o público
Conhecer profundamente o público é vital para o sucesso das vendas no Dia das Mães. Lembre-se que, apesar da data ser das mamães, não são elas, na maioria das vezes, quem compram os presentes. Sendo assim, muito provavelmente você vai falar com filhos, maridos, sobrinhos, noras e genros. E é preciso identificar esse consumidor.
Não basta desenvolver uma estratégia de comunicação se ela não estiver muito bem alinhada com as necessidades do público. Por isso, se pergunte quais são as dificuldades na hora da escolha do presente e o que essas pessoas podem estar buscando. Assuma um papel de consultor e procure sempre identificar situações do dia a dia entre a relação mãe e filho para aumentar suas vendas.
Além disso, é importante saber onde os consumidores da sua marca estão presentes. Com tantos canais digitais, como garantir que eles tenham acesso ao que foi preparado para o Dia das Mães e possam realizar suas compras sem dificuldades? Definindo muito bem o comportamento de compra, será possível marcar presença em diferentes canais, no momento certo, com a mensagem certa.
2. Utilize as redes sociais
Apesar de ser comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães para os varejistas e consumidores começa bem antes. Por esse motivo, é essencial que a sua marca esteja presente nas redes sociais abordando o assunto com antecedência. Você pode reservar esse canal para antecipar ofertas, realizar promoções exclusivas, e instigar o seu público a garantir o presente o quanto antes. E claro, compartilhar todas as compras marcando seu negócio!
As redes sociais também são um importante canal de atendimento. Então, prepare-se para tirar dúvidas e até mesmo, efetuar vendas por esse canal. Disponibilize todos os links úteis para contato com a sua empresa e facilite a interação do usuário deixando claro o que você pretende com cada comunicação feita nas redes.
Como falamos anteriormente, o seu público está em diversos lugares. Envio de SMS, e-mail e whatsapp são alguns dos canais disponíveis mais usados, e é preciso utilizá-los para se relacionar com os clientes e aumentar as vendas. Mas tenha em mente que cada canal é único, assim como a pessoa que está do outro lado da tela. Por isso, nada de mandar as mesmas mensagens para todo mundo, em todos os canais. Veja mais sobre isso a seguir.
3. Use diferentes canais de comunicação no dia das mães
A dica aqui é personalização. É ela quem faz toda diferença na experiência de compra do seu cliente. Utilize cada ferramenta que sua empresa tem à disposição para extrair ao máximo o potencial de cada uma delas possui. Por exemplo, enviar mensagem de SMS para o Dia das Mães é uma carta na manga para comunicar ofertas e condições exclusivas. As mensagens de texto não dependem de internet para serem entregues e oferecem uma alta taxa de abertura.
Já o e-mail, pode ser promocional, mostrando dicas de presentes e cupons de descontos, ou transacional, ajudando o cliente a percorrer a jornada de compra com muito mais transparência. Ambos se complementam e auxiliam no aumento das vendas, principalmente durante datas comemorativas, como o Dia das Mães.
Instalar um chatbot no seu site também é uma ótima forma de diminuir a fila de atendimento dos canais tradicionais durante épocas sazonais.
Estude e identifique onde os consumidores da sua marca estão e o que eles desejam receber em cada um desses canais. A partir disso, desenvolva ofertas e ações exclusivas, mantendo-se sempre atento para a humanização das mensagens, afinal, o Dia das Mães é uma data emotiva. Quer melhorar a experiência de compra com a sua empresa e aumentar as vendas nesse Dia das Mães? Saiba como nossos produtos podem te ajudar nessa missão. Entre em contato e converse com nossos especialistas!
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