Data driven marketing: tudo sobre o conceito
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Tudo sobre o conceito Data Driven Marketing

Entenda o que é o conceito Data Driven Marketing, qual a importância da análise de dados na sua comunicação e como executá-la.
o que é data driven marketing

Pode até parecer mais uma palavra da moda, mas quando bem aplicado, o conceito de data driven marketing é capaz de mudar o patamar das empresas. Afinal, o marketing se tornou uma área cada vez mais orientada por dados, e essa abordagem ajuda a embasar decisões e aprimorar campanhas, extraindo ao máximo o potencial de cada conversão.

Neste conteúdo vamos explorar o que é ser data driven e como essa estratégia, aplicada ao marketing, ajuda a personalizar a experiência dos clientes e otimizar o retorno sobre investimento das ações de comunicação. Aproveite também dicas de como implementá-lo na sua empresa e quais as vantagens. Vamos lá?

O que é a cultura data driven?

Muitas empresas dizem que sua cultura é data driven, mas será que ela é praticada? Primeiramente, para começar a construir uma cultura, de fato, baseada em dados, antes é preciso compreender o que é estratégia data driven. Essa estratégia é uma abordagem que visa orientar as decisões e ações de uma empresa por meio da análise de dados e informações relevantes. 

Nesse contexto, as organizações buscam não apenas coletar grandes volumes de dados, mas também extrair insights significativos para guiar suas decisões estratégicas. Para isso, utiliza-se de ferramentas analíticas avançadas, como Business Intelligence, inteligência artificial e machine learning, para identificar padrões, tendências e oportunidades. 

Portanto, para que uma companhia tenha, de fato, uma cultura data driven, é preciso que todo o ambiente empresarial valorize e oriente suas decisões com base em dados e análises, em vez de depender apenas de intuições ou experiências passadas. A mentalidade de empresas com esse tipo de cultura é a de colocar a informação no centro das operações. Ou seja, incentivando uma tomada de decisão mais informada e estratégica, promovendo uma abordagem mais precisa e eficiente na condução dos negócios.

O que é data driven marketing?

Agora que você já sabe o que é uma estratégia data driven, pode estar se perguntando, o que é data driven marketing? O conceito é o mesmo, porém, ele é aplicado ao contexto do marketing. Trata-se de uma estratégia que utiliza informações e análises de dados para direcionar e otimizar as iniciativas de marketing de uma empresa. 

Em vez de depender resultados retroativos, o data driven marketing fundamenta-se na coleta e análise de dados para compreender o comportamento do consumidor, identificar padrões e personalizar as estratégias de marketing como o olhar de projeção. 

Assim, uma companhia pode usar os dados para reverter o que não está indo bem, potencializar o que está gerando resultados positivos e extrair insights para embasar novas ações. Além disso, essa abordagem permite que as empresas direcionem suas campanhas de maneira mais precisa, segmentem públicos-alvo com base em dados demográficos e comportamentais, e mensurem o retorno sobre o investimento (ROI) de suas ações de marketing de maneira mais precisa. 

Por que sua empresa adotar a estratégia data driven marketing?

O data driven marketing é indispensável para empresas que buscam prosperar e se destacar em seus setores. Com essa estratégia, é possível transformar dados brutos em estratégia, o que possibilita uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor e das dinâmicas de mercado. 

Essa compreensão mais refinada permite também que a sua empresa tome decisões estratégicas mais informadas, otimize campanhas de marketing para atingir públicos específicos e, claro, alcance um retorno mais eficaz sobre seus investimentos em marketing. Com isso, ganha-se vantagem competitiva, eficiência operacional e experiências mais personalizadas aos clientes. 

Conheça a seguir as principais vantagens em adotar a estratégia data driven marketing na sua empresa: 

  • Melhora a tomada de decisão: decisões de marketing baseadas em dados concretos e insights precisos.
  • Mais segmentação de público: campanhas direcionadas com mensagens específicas para diferentes segmentos de clientes.
  • Facilidade para otimizar campanhas: ajuste de estratégias com base em métricas em tempo real para melhorar o desempenho das campanhas.
  • Melhora a experiência do cliente: experiências mais relevantes e personalizadas, fortalecendo a fidelidade do cliente.
  • Mensuração precisa: avaliação do retorno sobre investimento de forma mais precisa e eficiente.
  • Antecipação de Tendências: identificação de padrões e tendências para se adaptar às mudanças no mercado.
  • Eficiência Operacional: reduz o desperdício de recursos direcionando esforços para estratégias mais eficazes.

Como funciona data driven?

Dados, dados e mais dados. Será que é só isso que faz uma estratégia data driven marketing funcionar na prática? Na verdade, é necessário combinar mais 3 tópicos, além dos dados. Veja:

Pessoas

Dados sozinhos não fazem nada, não é mesmo? Então, para estabelecer uma cultura data-driven é preciso a presença de profissionais competentes e comprometidos com a coleta, análise e interpretação de dados. A partir disso, é necessário utilizá-los de maneira estratégica para otimizar os resultados. Contudo, essa mudança requer o apoio da liderança, pois deve fomentar a curiosidade e a experimentação, estimulando a descoberta de oportunidades. Dessa forma, é essencial que uma equipe multidisciplinar colabore harmoniosamente, unindo esforços para identificar soluções embasadas nos dados.

Tecnologia

A tecnologia desempenha um papel crucial na promoção de uma cultura data driven marketing. Ferramentas de análise de dados, por exemplo, são fundamentais para a captura e consolidação destes dados, para que assim, o profissional possa interpretá-los. Além disso, a tecnologia contribui de maneira substancial para o armazenamento e análise dos dados, de forma rápida e segura, preenchendo lacunas que o ser humano não é capaz de chegar. 

Autonomia

A autonomia é o segredo para uma boa estratégia de data driven marketing. É imperativo que as equipes desfrutem da liberdade necessária para explorar os dados e tomar decisões fundamentadas por eles, sem ficarem restritas por hierarquias ou burocracias que poderiam dificultar a realização de escolhas ágeis e assertivas.

Dados

Por fim, temos eles, os dados, que são a base para o data driven marketing. O acesso a uma diversidade de informações pertinentes à empresa é essencial, provenientes de diferentes fontes como vendas, marketing, finanças, recursos humanos, entre outras áreas. É crucial que esses dados estejam limpos, organizados e seguros, possibilitando seu fácil acesso e utilização por todos os setores da organização.

Como implementar uma estratégia data driven marketing na prática?

Bom, agora que você já conhece tudo sobre data driven marketing, como implementá-lo aí, na sua empresa? Como já falamos nesse conteúdo, essa estratégia requer que toda companhia acredite no poder dos dados e os coloque no centro da tomada de decisão. Uma vez que todos partem desse princípio, é hora de arregaçar as mangas e começar a criar essa abordagem dia após dia. 

A implementação bem-sucedida de uma estratégia data driven na prática, envolve várias etapas que abrangem desde a coleta até a análise e aplicação de dados. Conheça a seguir essas 7 etapas e faça do data driven marketing uma realidade na sua empresa: 

1. Coleta de Dados

Utilização de ferramentas e sistemas para coletar dados relevantes, que podem incluir informações sobre clientes, interações online, transações, entre outros, são essenciais para começar a construir uma estratégia de data driven marketing. Além disso, será necessário investir na integração de fontes de dados diferentes para obter uma visão mais abrangente.

2. Armazenamento e Organização

Após a coleta, é preciso garantir o armazenamento seguro e organizado dos dados em um banco centralizado. Você também precisará realizar a estruturação dos dados para facilitar a análise e consulta rápida quando necessário.

3. Análise de Dados

Para analisar os dados, será preciso utilização de técnicas analíticas, como estatísticas, machine learning e inteligência artificial, para identificar padrões, correlações e insights nos dados. Feito isso, deverão ser gerados relatórios e visualizações para facilitar a interpretação e a tomada de decisões entre todos da equipe.

4. Segmentação de Público

O data driven marketing é muito usado para segmentação de públicos, como já falamos por aqui. Para isso, faça a identificação de segmentos de público-alvo com base nos comportamentos e características demográficas, e passe a veicular campanhas mais direcionadas.

5. Personalização de Conteúdo

O desenvolvimento de estratégias de marketing personalizadas com mensagens, ofertas e conteúdos adaptados às necessidades específicas de cada segmento é o 5 passo na hora de implementar uma estratégia de data driven marketing. Ele fará com que a sua empresa vá além da segmentação para assim, entregar a mensagem certa, para o cliente certo, no canal certo. 

6. Otimização Contínua

O monitoramento constante do desempenho das campanhas e ajuste com base nos dados em tempo real é um dos passos na implementação do data driven marketing. O aprendizado contínuo e adaptação da estratégia com base nos insights obtidos deve se tornar uma atividade recorrente para o time de marketing, que terá em mãos todos os dados disponíveis para tomada das melhores decisões. 

7. Mensuração de Resultados:

Por último, vem a avaliação do retorno sobre investimento (ROI) das campanhas e iniciativas de marketing. Após as otimizações, utilize métricas específicas para medir o impacto e a eficácia das estratégias implementadas. Mas, já podemos adiantar que você sentirá, no bolso, o impacto do data driven marketing, seja no aumento das vendas ou na redução de perdas. 

A Pontaltech pode te ajudar a se tornar data driven marketing

Gostou desse conteúdo? Então você precisa conhecer a gente! Somos especialistas em canais de comunicação em massa e a nossa plataformas coleta, processa e proporcionar dados e relatórios sintéticos e analíticos em tempo real. Nossa abordagem centrada em dados permite que a sua empresa compreenda o comportamento do cliente, e ajuste suas estratégias de maneira ágil e informada para melhorar a performance das campanhas e os seus resultados. 

Fale com nossos especialistas e veja como a Pontaltech pode te ajudar no dia a dia a implementar e cultivar uma estratégia de data driven marketing através do SMS, RCS, e-mail, agente virtual de voz e outros produtos que potencializam o sucesso da sua empresa.  

Conteúdos relacionados

29 de janeiro de 2024
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter