Dia do Cliente 2023: 4 melhores estratégias de marketing
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4 melhores estratégias de marketing para o Dia do Cliente 2023

Aprenda 4 tipos de estratégia para ter sucesso no Dia do Cliente em 2023! Saiba também como oferecer um excelente atendimento.
Ideias para ações no Dia do Cliente

Comemorado todos os anos no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma oportunidade, não só de homenagear os seus clientes, como também para estreitar o relacionamento entre vocês. Ganhando cada vez mais relevância dentro do marketing, esta é uma data sazonal que, sem dúvidas, deve fazer parte do calendário da sua empresa. 

Segundo dados do Google Trends, o aumento nas buscas por “dia do cliente” apresenta tendência de crescimento ano após ano. Isso mostra que os consumidores passaram a conhecer essa data e esperam das empresas oportunidades de adquirir produtos e serviços com preços e condições especiais. 

Então, se você ainda não começou os preparativos para o dia do cliente 2023, nós chegamos para te ajudar! Não desperdice a chance de vender mais e fidelizar clientes. Nesse conteúdo, vamos te dar dicas e compartilhar algumas estratégias para que a sua empresa tenha sucesso nessa data. Vamos lá? Acompanhe! 

O que é e por que investir no dia do cliente?

O Dia do Cliente foi criado no Brasil em 2003, no Rio Grande do Sul, por João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. O que levou a criação foi a premissa de que os clientes são o maior motor do mercado, e que, sem eles, nenhuma empresa sequer existiria. 

Identificada a importância de prestar uma homenagem aos consumidores, João Carlos Rego escreveu uma série de artigos e os enviou para as câmaras de vereadores e assembleias legislativas de todo o Brasil, defendendo sua ideia. Em setembro de 2019, o Dia do Cliente foi definido pela Câmara Federal, em Brasília, e incorporado no calendário de todo o país. 

Mas, você pode estar pensando: por que investir no Dia do Cliente? Ganhando muita popularidade, essa data ajuda a movimentar o mercado em um mês em que, geralmente, o fluxo de venda é menor, já que não possui nenhuma outra data sazonal no período. Além disso, com a mudança no comportamento dos consumidores, o dia do cliente 2023 promete ir muito além do aumento de vendas. 

A data comemorativa é a oportunidade ideal para conquistar a satisfação do seu cliente. Isso porque, quando o seu consumidor, que está acostumado com as ofertas nesta data, se depara com campanhas da sua empresa, tem maiores chances de se sentir satisfeito e tornar-se fiel. A partir daí, tudo o que acontece é vantajoso para a sua empresa: mais vendas para clientes antigos, marketing boca a boca trazendo clientes novos, e assim por diante. 

4 estratégias para o dia do cliente 2023

Mas afinal, o que fazer para se ter sucesso no Dia do Cliente em 2023? Quais as melhores estratégias para a sua empresa seguir? Calma, a gente te ajuda! Confira a seguir 4 ideias de ações para você colocar em prática esse ano! 

Recompense a fidelidade do seu cliente

Antes de pensar em estratégias para conquistar novos clientes, lembre-se que esse é o dia perfeito para homenagear quem já compra com você. Por isso, separe promoções especiais e realize comunicações especialmente para a sua base de clientes recorrentes. Com os dados dos seus consumidores em mãos, crie uma régua de comunicação e comece a aquecer esse relacionamento antes mesmo do dia 15 de setembro!

Utilize o SMS, RCS e e-mail marketing para comunicar o que os seus clientes podem ganhar com você, caso realizem uma nova compra. Os benefícios podem ir desde descontos nos pedidos, como brindes que acompanharão as compras. Ofereça cupons de descontos e crie segmentações para enviar produtos e serviços que realmente interessem aquele cliente em questão. Não esqueça de comunicar também lançamentos, divulgando as novidades em primeira mão para clientes fiéis.

Comunicações personalizadas e seguras

Não dá mais para tratar todo mundo do mesmo jeito, ainda mais em uma ação tão especial quanto no Dia do Cliente 2023. A personalização pode ser o que falta para que as suas comunicações alcancem outro patamar de conversão. Então, invista um tempo e otimize suas comunicações para uma linguagem mais humanizada e personalizada, tratando cada cliente da forma que ele merece: com exclusividade.

Mas, para aumentar as vendas das suas comunicações, ainda mais em um período como o Da do Cliente 2023, onde a maioria das empresas estão brigando pela atenção dos clientes, é preciso ir além e pensar também na segurança. Para isso, recomenda-se o uso dos produtos Google, por exemplo, que contam com uma etapa de segurança adicional e garantem para o seu cliente que aquela comunicação é, de fato, da sua empresa. 

Dentro desses produtos, podemos citar o Verified SMS, RCS, Verified Call e Business Message. Todos eles podem ter integrações para diversos sistemas e CRMs, o que facilita muito a operacionalização, e faz com que a sua empresa se diferencie das demais em uma data sazonal como essa.  

Aumente o seu alcance

Com tantos preparativos para a realização do Dia do Cliente 2023, é fundamental aumentar o seu alcance, certo? Assim, você consegue, não só impactar os seus clientes atuais, como também conquistar novos. Para isso, é essencial escolher canais de comunicação com um alcance alto, com o menor nível de fricção possível. 

Nesse caso, não podemos deixar de falar do SMS e do chatbot. O SMS oferece taxas de abertura de até 98%. Ou seja, quase todos da base abrem a sua mensagem com contato com a sua empresa! Sendo assim, ele é um ótimo canal para passar a sua mensagem, sem depender de aplicativos terceiros e internet. Mas, será que ainda dá para melhorar? A resposta é sim!!! A sua empresa pode sair do básico e utilizar o SMS interativo. 

Com ele, você pode ir muito além para criar e editar fluxos de conversa. Como resultado, a comunicação da sua empresa fica muito mais ágil e eficiente. Esse recurso é possível graças a integração com um chatbot, que com comandos simples, mantém um relacionamento constante com os clientes, sem que você ou sua equipe tenham trabalho a mais para isso. Você pode utilizar o chatbot no SMS para comunicar as promoções que preparou para o dia do cliente 2023, que tal? 

Ofereça um bom atendimento ao cliente

Agora que você já sabe como aumentar as suas vendas para antigos e novos clientes, chegou a hora de pensar no atendimento. E não precisa ficar com medo de vender e não conseguir prestar um bom atendimento a todos os consumidores. Com os avanços tecnológicos, você realiza um atendimento muito melhor, de forma automatizada e otimizada. 

Para isso, basta fazer o uso de agentes de voz virtual ou chatbots, por exemplo. Com uma ajudinha da inteligência artificial, essas soluções trabalham 24 horas por dia, 7 dias na semana, e realizam um atendimento humanizado que vai elevar a experiência do cliente

E aí, quer implementar essas ações para o dia do cliente 2023 e precisa de uma ajudinha? Conte com a Pontaltech! Aqui, oferecemos todas essas soluções e muito mais para a sua empresa elevar o relacionamento com o seu cliente. Fale com um de nossos especialistas e comece o quanto antes a aplicar essas estratégias no seu negócio!

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05 de setembro de 2022
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