Como mensagens interativas aumentam a conversão em 40%?
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Mensagens interativas ampliam taxa de conversão em 40%

Conheça como as mensagens interativas e multimídia do RCS podem aumentar a taxa de conversão do varejo e de outros segmentos.
aumentar a taxa de conversão com estratégias

A fim de aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, as vendas, é preciso apostar em novos canais de comunicação que aumentem o engajamento e tragam mais confiança para que o consumidor conclua a compra. Aliás, a missão de atrair clientes é só o começo de todo o processo. Mas, qual o melhor caminho para isso?

Segundo estudos realizados pela Upstream, as mensagens interativas e o crescimento da utilização de RCS tem o poder de ampliar em até 40% a taxa de conversão. Isso porque, elas aumentam consideravelmente o interesse do público pela comunicação, graças aos seus ricos recursos de mídia, segmentação e personalização. Sendo assim, se o foco da empresa é melhorar a taxa de conversão, esse pode ser o caminho. 

A seguir, vamos te mostrar por que o engajamento com o seu público é tão importante nesse processo, e como o RCS pode te ajudar a alcançar melhores taxas de conversão. Está pronto para conhecer um pouco mais sobre essa solução que está revolucionando o mercado de mensageria? Então vamos lá. Acompanhe o texto e boa leitura!

A importância do engajamento dos clientes

Atrair, engajar, converter. Esse é o ciclo natural das etapas de construção de qualquer relacionamento com clientes. Por isso, para aumentar a taxa de conversão, o primeiro passo é melhorar o engajamento com eles. Afinal, de nada adianta ter muitos contatos na sua base, mas poucos com um real interesse no que você tem para oferecer, não é mesmo? 

O engajamento do cliente é essencial para que a sua empresa consolide a sua imagem de maneira positiva ao longo do processo de nutrição dos leads. Entre as vantagens geradas por essa estratégia estão: redução da necessidade de investimento em marketing, diminuição das taxas de churn e, claro, aumento da taxa de conversão. 

Entender bem o nível de engajamento dos clientes é crucial para construir uma boa estratégia de comunicação e vendas. Já que, dependendo do estágio em que ele se encontra, ele pode ainda não estar pronto para a fase da conversão, e as mensagens que devem chegar até ele são diferentes das enviadas para quem já está pronto para realizar uma compra. 

Mas afinal, como aumentar o engajamento dos seus clientes e, consequentemente, melhorar a sua taxa de conversão? Como falamos, o RCS vem se mostrando um ótimo caminho para as empresas que adotaram esse canal na sua estratégia. Então, que tal conhecer mais sobre essa solução?

O que é RCS e como ele pode aumentar a taxa de conversão de vendas?

A tecnologia RCS foi desenvolvida pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis e tem como objetivo facilitar e melhorar os resultados desses disparos. Disponível em todos os celulares Android para todas as operadoras brasileiras, o RCS não requer instalação de nenhum aplicativo de mensagens.

Através do RCS, a sua comunicação ganha muito mais opções, já que nesse formato a sua empresa pode fazer uso de texto, emojis, fotos, GIFs e figurinhas. Esse serviço é ideal para integração com banco de dados, chatbot e serviços de atendimento ao cliente, garantindo hiper personalização, engajamento e maiores taxas de conversão a cada disparo

Como já falamos por aqui, as mensagens de Rich Communication Services (RCS) vem se tornando um canal vital para anunciantes que buscam aperfeiçoar o contato com os consumidores e aumentar a sua taxa de conversão. E essa tendência não surgiu do nada. Ela passa a tomar proporções bem quando os cookies de terceiros, que já foram o pilar do marketing digital, estão perto de serem extintos. 

Com isso, as empresas não poderão mais utilizar cookies de terceiros para realizar campanhas. Ou seja, isso significa que, ao invés de criar audiências amplas, as ações terão que ter como base a criação de experiências engajadoras e altamente personalizadas. E é justamente isso que o RCS é capaz de fazer. Ele permite que as empresas criem mensagens interativas e segmentadas, personalizadas para engajar e converter novas vendas. 

Dados e análise da performance do RCS

Um outro ponto positivo em relação ao RCS são os dados que eles geram. As métricas de performance dos disparos de RCS permitem otimizações no conteúdo para garantir máximo impacto. Lembra quando falamos sobre a possibilidade de reduzir investimentos em marketing ao aumentar o engajamento dos clientes? Pois é. Com mais assertividade, as chances de conversão aumentam e você não precisa gastar tanto. 

Algumas métricas possíveis de acompanhar no RCS são: taxas de abertura, taxas de cliques e interações com a mensagem. Inclusive, dados preliminares da pesquisa feita pela Upstream apresenta taxas de cliques (CTR) de até 22,2% e um aumento de até 40% na taxa de conversão em campanhas de RCS executadas em diversos setores. Parece bastante promissor, não é mesmo? 

O RCS traz singularidade e pode ser utilizado em qualquer estratégia multicanal graças à sua capacidade de interatividade e personalização. Mas, apesar de revolucionar a mensageria, é claro que ainda não existe um único canal capaz de solucionar todas as necessidades da sua empresa e do seu cliente. Por isso, é necessário adequar as comunicações nos diferentes canais para melhorar o engajamento e, consequentemente, as vendas. 

O RCS, assim como outros serviços de mensagerias, são essenciais para a jornada de compra do seu cliente. Sendo assim, se a sua empresa quer aumentar a taxa de conversão, aposte em uma estratégia mista de canais, e obtenha melhores resultados. Quer conhecer um pouco mais sobre as soluções de canais digitais para melhorar o seu engajamento, atendimento e vendas? Fale com a nossa equipe e conheça nossa plataforma. 

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16 de agosto de 2022
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