Marketing Digital: guia definitivo de canais e estratégias
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Guia definitivo de Marketing Digital, canais e estratégias

Descubra os tipos de marketing digital, canais de comunicação e estratégias. Entenda as principais vantagens de utilizar.
tipos de marketing digital

Marketing digital é uma área muito ampla que engloba diversas estratégias e canais de comunicação. Neste artigo, você encontra um guia definitivo sobre o marketing digital para aprender de uma vez só o que há de mais importante sobre esse assunto. Vem com a gente! 

O que é marketing digital?

O marketing digital é o conjunto de estratégias e ações que as empresas utilizam para promover seus produtos ou serviços por meio de canais digitais, como sites, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. O objetivo é, a partir da internet, atrair novos clientes, gerar leads, aumentar o conhecimento de marca e melhorar o relacionamento com o público.

Atualmente, o marketing digital é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado e alcançar seus objetivos de negócios. Mesmo aquelas que também vendem no ambiente físico, precisam estar presentes no ambiente online se quiserem ter sucesso. 

No entanto, esse é um campo dinâmico e em constante evolução. Novas tecnologias e estratégias surgem a todo momento, por isso é importante que as empresas estejam sempre se atualizando para aproveitar as melhores oportunidades.

Qual a diferença entre o marketing tradicional e digital?

A principal diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital está nos canais e estratégias utilizados para promover produtos e serviços. O marketing tradicional envolve canais offline, como televisão, rádio, jornais e outdoors. Por outro lado, o marketing digital se baseia em canais onlines, como websites, mídias sociais e anúncios na internet.

Enquanto no marketing tradicional, as mensagens tendem a ser unidirecionais e de alcance amplo, no marketing digital a comunicação é bidirecional e interativa, onde as empresas podem se envolver diretamente com os clientes, receber feedback em tempo real e personalizar mensagens para grupos específicos de consumidores com base em dados demográficos e comportamentais. 

Além disso, o marketing digital oferece vantagens notáveis em termos de alcance, capacidade de mensuração, custos e interatividade com o público-alvo.

Qual a história do marketing digital online?

O marketing digital como conhecemos hoje já evoluiu, e ainda vai evoluir muito. Até 1990, as empresas exploraram o potencial da tecnologia para se comunicar com os clientes através do e-mail marketing e os fóruns de discussão. Com o surgimento da internet comercial, os 10 anos seguintes foram marcados pela criação de sites para divulgar seus produtos e serviços. No entanto, ainda era muito novo e focado em conteúdo informativo.

Foi entre 2000 e 2010, com o surgimento das redes sociais, que o marketing digital se tornou mais interativo. As empresas começaram a usar as redes sociais para se conectar com os clientes e gerar leads, e muitas empresas de tecnologia descobriram nos anúncios online uma nova forma de fazer receita. 

De lá para cá, a evolução foi exponencial, assim como a presença dos consumidores no ambiente online. O marketing digital passa a fazer uso de canais digitais cada vez mais modernos, e encontra na inteligência artificial uma nova forma de criar experiências mais personalizadas e envolventes.

Principais fases do Marketing Digital

A história do marketing digital é marcada por eventos relevantes que mudaram a maneira de vender na internet: 

  • 1971: o primeiro banner publicitário é exibido na internet.
  • 1994: criação da Amazon, a primeira empresa de e-commerce.
  • 1995: início do Google.
  • 1997: lançamento do Facebook.
  • 2004: nasce o Twitter, hoje conhecido por X.
  • 2005: criação do YouTube.
  • 2010: início do Pinterest.
  • 2011: lançamento do Picaboo, que passou a se chamar Snapchat.
  • 2012: fundação do Instagram.
  • 2022: início do metaverso, porém o conceito nasceu em 1992 por Neal Stephenson.

Quais são os tipos de marketing digital?

Os tipos de marketing digital são divididos em dois grupos principais: pago e orgânico. O marketing pago é aquele em que a empresa paga para que seus anúncios sejam exibidos nos resultados de busca, em redes sociais ou em outros canais digitais. São segmentados e geram resultados mais rápidos, porém.

Já o marketing orgânico é aquele em que a empresa não paga para que seus conteúdos ou sites sejam exibidos nos resultados de busca. Ou seja, com base na criação de conteúdo relevante e de qualidade que atrai visitantes de forma natural. O marketing orgânico é mais sustentável a longo prazo, mas requer mais tempo e esforço para ser eficaz para exibição nos mecanismos de busca e redes sociais.

A principal diferença entre o marketing pago e o orgânico é o custo. O marketing pago exige um investimento financeiro, enquanto o marketing orgânico é gratuito. Outra diferença importante é o alcance. O pago pode atingir um público maior e mais amplo, enquanto o orgânico é mais focado em um público específico. Aliás,, o tempo de resultados também é diferente. O marketing pago pode gerar resultados mais rápidos, enquanto o marketing orgânico requer mais tempo para ter um impacto significativo.

Na dúvida sobre qual tipo de marketing digital fazer aí na sua empresa? A escolha do tipo de marketing digital mais adequado depende dos objetivos da marca, do público-alvo e do orçamento disponível. Nossa dica é: aposte nos dois. o marketing pago pode impulsionar uma série de ações orgânicas que o seu negócio promove, atraindo novos clientes e marcando presença em diferentes canais digitais onde o consumidor está presente. 

Como funciona o marketing digital?

Assim como em qualquer abordagem, o marketing digital demanda planejamento de acordo com os objetivos que precisam ser atingidos. Para isso, separam-se as estratégias em fases, que vão desde a atração de leads, até a retenção de consumidores que já compraram. Vamos conhecer como funciona o funil de vendas no marketing digital:

  • Atração: tem como objetivo direcionar visitantes ao site através de conteúdos e anúncios que despertem o interesse do consumidor em relação ao que você vende;
  • Engajamento: busca estimular a interação do visitante com a sua marca, seja através do download de materiais relevantes ou solicitação de contato; 
  • Conversão: tem como principal objetivo traduzir a interação em aquisição de produtos ou serviços, transformando o prospect em cliente. 
  • Retenção: é a fidelização do cliente, incentivando repetidas interações e compras.

Quais são os canais digitais de marketing?

A atração de tráfego, promoção do engajamento, conversão de visitantes em clientes e a retenção são fases distintas, porém interligadas. Para executar as ações em cada uma das etapas da jornada de compra, são necessárias diversas ferramentas e canais digitais que vão ativar a sua marca diante do seu futuro cliente.

Blog

Os blogs são ferramentas importantíssimas para fornecer informações sobre produtos e serviços, compartilhar conteúdo relevante e construir relacionamentos com os clientes. Em estratégias de SEO, por exemplo, eles são um dos principais canais para trazer tráfego para o site, ranqueando palavras-chaves estratégicas nos principais buscadores, como o Google. 

Anúncios pagos

Muitas estratégias orgânicas levam um tempo para trazer resultado, e o seu negócio não pode esperar, não é mesmo? Por isso, os anúncios pagos são uma solução a curto prazo para trazer tráfego e realizar conversões para a sua empresa. Atualmente, é possível anunciar nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Tik Tok, e até mesmo, comprar termos no Google para que o seu site apareça nas primeiras posições. 

E-mail Marketing

O e-mail marketing é um canal ideal para engajar aqueles que já visitaram o seu site. É utilizado para enviar ofertas, conteúdo relevante e informações sobre novos produtos e serviços. Além disso, gera relacionamento com clientes, com atualizações sobre notícias, lançamentos de produtos e promoções exclusivas. Não deixe de investir em campanhas de e-mail segmentadas para manter o interesse do lead e incentivá-lo a prosseguir na jornada.

SMS e RCS

O RCS e o SMS atuam em várias etapas da jornada de compra online. Antes da conversão, por exemplo, são excelentes canais para enviar ofertas e promoções para clientes em potencial, bem como depoimentos de quem já comprou. O canal também serve para acompanhar pedidos e pós-vendas, solicitando o feedback sobre a compra.

4 vantagens do marketing digital

Segundo uma pesquisa realizada em 2022 pela We Are Social e Hootsuite, já há quase 5 bilhões de pessoas que utilizam internet, o que representa um crescimento de 4% na comparação com o ano anterior. Já o número de perfis ativos nas redes sociais é de 4,62 bilhões, um aumento de 10% em comparação a 2023. 

Diante desses dados, é possível perceber que não tem como ficar de fora do ambiente online, certo? Mas, se você ainda tem dúvidas se deve mesmo investir, separamos 4 vantagens do marketing digital em comparação a outras formas de marketing. Veja:

1. Análise e mensuração

No marketing digital, é possível coletar dados detalhados sobre o desempenho de campanhas em tempo real. Assim, permite ajustes na estratégia instantaneamente em resposta a mudanças nas tendências ou no comportamento do cliente. Entre as principais métricas estão: o número de visualizações, cliques, conversões, taxas de abertura, tempo gasto em páginas, entre outros. 

Essa precisão é fundamental para avaliar o sucesso das campanhas e fazer ajustes imediatos. Com isso, você pode calcular o retorno sobre o investimento (ROI) com precisão. Ou seja, saber exatamente quanto dinheiro está sendo gerado em relação aos gastos com publicidade e ajustar sua estratégia com base em dados reais.

2. Segmentação

A mesma profundidade de dados para mensuração das campanhas também ajuda na coleta de informações valiosas sobre quem interage com a sua marca no ambiente online. As ferramentas de marketing digital permitem segmentar a audiência com base em vários critérios, como idade, localização, interesses e comportamento, ajudando o seu negócio a direcionar mensagens específicas para públicos relevantes, aumentando as chances de conversão.

3. Custo

Em geral, a criação de campanhas de marketing digital tende a exigir investimentos iniciais menores do que as estratégias de marketing tradicionais. Muitas ferramentas e plataformas digitais estão disponíveis gratuitamente ou a custos acessíveis, o que é especialmente benéfico para pequenas empresas com orçamentos limitados.

Além disso, muitas estratégias de marketing digital cobram por desempenho. Isso significa que você paga somente quando um usuário interage com seu anúncio, ou há o disparo de alguma comunicação, o que ajuda a maximizar o ROI e controlar os custos. 

4. Interatividade

Por fim, elementos interativos, como vídeos, pesquisas, quizzes e webinars, proporcionam uma experiência envolvente para quem interage com você, aumentando a relevância da sua empresa e a possibilidade de conversão. Dessa forma, a interatividade no marketing digital permite que você receba feedbacks quase instantaneamente. Os clientes podem deixar comentários, avaliações e perguntas, proporcionando uma oportunidade valiosa para aprimorar produtos, serviços e atendimento ao cliente.


Gostou deste guia sobre marketing digital? Tem bastante coisa aqui que você já pode colocar em prática, não é mesmo? Se precisar de uma ajudinha com canais digitais, conte com a Pontaltech, somos especialistas em relacionamento com o cliente! E continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog. Tem sempre uma novidade para você!

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18 de outubro de 2023
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