Ter clareza sobre os objetivos e saber como alcançá-los é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, não é mesmo? E é aqui que entra a OKR, uma metodologia que vem ganhando cada vez mais popularidade por ajudar empresas de diferentes portes e segmentos a criar metas, impulsionando o crescimento sem perder o foco e a agilidade.
Neste artigo, vamos explorar o que é OKR, qual a diferença dessa para outras metodologias, os benefícios para o seu negócio, além de apresentar 3 exemplos práticos de como a OKR é aplicado em diferentes contextos. Se você busca melhorar o alinhamento e a produtividade da sua equipe, assim como a gestão das metas, dê o primeiro passo e acompanhe esta leitura! Vamos lá?
Qual o significado da sigla OKR?
Essa é a primeira coisa que você precisa saber: OKR é a sigla para Objectives and Key Results ou, em português, Objetivos e Resultados-Chave.
O que é OKR?
Agora que você já sabe o significado, vamos entender, de fato, o que é uma OKR. Trata-se de uma metodologia de gestão de metas que ajuda empresas e equipes a definir e alcançar objetivos de maneira mais eficiente e focada. Sendo assim, esse sistema foi criado na década de 70, por Andy Grove, cofundador da Intel, e popularizado por John Doerr, investidor e ex-executivo da Intel, que o introduziu no Google e em outras empresas de tecnologia.
A estrutura da OKR é bastante simples e direta. Primeiro, você define um Objetivo (Objective), que deve ser claro, inspirador e motivador, indicando a direção que você quer seguir. Esse objetivo deve responder à pergunta: “O que queremos alcançar?”.
Em seguida, são estabelecidos os Resultados-Chave (Key Results), que são metas mensuráveis e específicas que indicam se você está alcançando o objetivo proposto. Os resultados-chave devem responder à pergunta: “Como saberemos que estamos no caminho certo para alcançar o objetivo?”.
Quais as diferenças entre OKR e BSC?
OKR e BSC – Balanced Scorecard ou Indicadores Balanceados de Desempenho – são duas metodologias populares para gestão de metas, mas que possuem características diferentes. Vamos entender o que as difere: a OKR é caracterizada mais rápida e ágil, uma vez que define objetivos claros e mensuráveis que são revisados e ajustados em ciclos curtos, geralmente a cada trimestre.
Dessa forma, isso permite que as empresas sejam mais flexíveis e respondam rapidamente às mudanças do mercado, promovendo uma cultura de inovação e foco. Por outro lado, o BSC usa um período mais longo para avaliar os resultados e “replanejar” a estratégia da empresa, geralmente em ciclos anuais, ideal para projetos maiores e de longo prazo que requerem uma visão estratégica mais profunda.
Além disso, a metodologia BSC é mais detalhada e abrangente, avaliando o desempenho em quatro perspectivas principais: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento, onde oferece uma visão equilibrada e completa da performance organizacional.
Qual a diferença entre OKR e KPI?
Está confundindo OKR com KPI? A gente te ajuda! Essas duas siglas são ferramentas de gestão de desempenho, mas com finalidades distintas. Assim, a OKR é uma metodologia de definição de metas que combina objetivos qualitativos com resultados-chave quantitativos, ajudando a alinhar e motivar equipes em ciclos curtos, geralmente trimestrais.
Enquanto isso, os KPIs são métricas quantitativas usadas para monitorar e avaliar o desempenho contínuo de processos específicos dentro da organização. Eles fornecem uma visão detalhada do sucesso operacional e estratégico ao longo do tempo, sendo mais estáveis e focados em áreas críticas do negócio. Sendo assim, enquanto os OKRs impulsionam mudanças e progresso em curto prazo, os KPIs mantêm o controle e a consistência do desempenho a longo prazo.
[Fazer uma tabela com as diferenças entre OKR, KIP e BSC]
3 exemplos de OKR
Que tal entender na prática o que é uma OKR? A seguir, separamos 3 exemplos, um de cada área: vendas, marketing e atendimento. Com eles, você vai entender como a OKR pode ser adaptada para diferentes departamentos dentro de uma empresa, cada um com seus próprios objetivos e resultados-chave específicos para medir o progresso.
Exemplo 1: Vendas
- Objetivo: aumentar as vendas trimestrais.
Resultados-Chave:
- Fechar 50 novos contratos de vendas no trimestre.
- Aumentar o valor médio das vendas em 15%.
- Reduzir o ciclo de vendas de 60 para 45 dias.
Exemplo 2: Marketing
- Objetivo: Melhorar o engajamento nos canais de mensageria
Resultados-Chave:
- Aumentar a taxa de abertura de RCS em 25%.
- Alcançar 100.000 novos usuários em SMS.
- Publicar 3 novas newsletters por mês.
- Melhorar a taxa de engajamento no RCS de 2% para 5%.
Exemplo 3: Atendimento ao cliente
- Objetivo: Melhorar a satisfação do cliente e a eficiência do atendimento.
Resultados-Chave:
- Aumentar a pontuação de satisfação do cliente de 80% para 90%.
- Reduzir o tempo médio de resposta de 24 horas para 12 horas.
- Resolver 90% dos tickets de suporte na primeira interação.
- Implementar um novo sistema de feedback de clientes até o final do trimestre.
Como funcionam as OKRs no plano estratégico?
Pensando agora na sua empresa, vamos te mostrar como as OKRs funcionam dentro de um plano estratégico macro, e como você pode usá-las no seu dia-a-dia:
Definição de objetivos
No nível estratégico, a liderança da organização define os objetivos principais que refletem a visão e a missão da empresa. Esses objetivos devem ser:
- Qualitativos, descritos em linguagem simples;
- Inspiradores, capazes de motivar e engajar a equipe;
- Alinhados com a visão e estratégia mais amplas da organização.
Lembre-se que são eles que vão direcionar a sua empresa em direção ao seu crescimento e sucesso a longo prazo.
Desdobramento de OKRs
Uma vez definidos os objetivos estratégicos, desdobrados em OKRs específicos para diferentes níveis da organização, como departamentos, equipes e indivíduos. Assim, cada objetivo estratégico é associado a resultados-chave mensuráveis que indicam o progresso em direção ao objetivo. Esses resultados-chave devem ser:
- Quantitativos, ou seja, baseados em números, métricas ou percentuais
- Mensuráveis, para permitir uma avaliação do progresso, com um ponto de partida e um ponto de chegada;
- Desafiadores, mas realizáveis, direcionando a equipe para fora da zona de conforto.
[H2] Por que usar outras metodologias não funcionam?
Com tantas metodologias por aí, porque a OKR funciona e as demais, não? Bom, a verdade é que as outras metodologias muitas vezes não funcionam porque tendem a ser complexas, rígidas e desatualizadas, não promovendo o foco, a agilidade e o alinhamento necessários em um ambiente empresarial dinâmico.
As OKRs, por outro lado, permitem definir metas claras e mensuráveis, incentivando a transparência e a colaboração entre as equipes, além de facilitar ajustes rápidos conforme as necessidades do negócio mudam. É tudo o que o seu negócio precisa, não é mesmo?
Benefícios das OKRs para utilizar no negócio
Os benefícios das OKRs para o seu negócio são muitos e fica difícil resumir todos eles, afinal, os ganhos são variados e com muitos impactos positivos indiretos. Veja a seguir um resumo das vantagens das OKRs:
- Clareza e foco: metas claras e específicas garantem que todos saibam exatamente o que é alcançado.
- Alinhamento: a OKR organiza os objetivos em todos os níveis da organização, promovendo uma direção comum e coesa.
- Transparência:metas e progresso visíveis para todos, aumentando a responsabilidade e o compromisso.
- Agilidade: ajustes rápidos e frequentes, mantendo a organização adaptável às mudanças do mercado.
- Motivação e engajamento: incentiva a definição de metas ambiciosas, desafiando as equipes a se superarem e trabalharem em colaboração.
- Mensurabilidade: facilita a medição do progresso através de resultados-chave quantitativos.
- Prioridades: ajuda a priorizar atividades e recursos, focando no que realmente importa para o sucesso do negócio.
- Inovação: estimula a busca por soluções criativas e inovadoras para alcançar metas desafiadoras.
5 etapas para usar a metodologia OKR na sua empresa
Mais do que saber definir uma OKR, é preciso entender com que essa metodologia é recebida e adotada por todos. Afinal, implementar e acompanhar a execução no dia a dia é a parte mais importante do projeto, do contrário, você terá apenas um documento com objetivos e metas dentro da sua gaveta.
Conheça agora 5 etapas para implementar uma metodologia de OKR na sua empresa:
1. Definição de OKRs estratégicos
O primeiro passo é o corpo executivo definir os OKRs estratégicos anuais da empresa. Estes objetivos servirão como base para todas as áreas e, com essa definição, cada área discutirá suas prioridades trimestrais para ajudar a alcançar os objetivos globais da empresa.
2. Cerimônias de OKRs
A implementação das OKRs envolve várias cerimônias, ou seja, reuniões e encontros para discussões ao longo do trimestre, que vão garantir um planejamento adequado e uma definição clara dos OKRs, além é claro, da apresentação dos resultados.
Por exemplo, tudo pode começar com o diretor do departamento apresentando uma visão da área para o trimestre, alinhando-se com outras áreas para criar sinergia entre todos da empresa. Em seguida, os líderes dos times expõem suas visões e elaboram esboços dos OKRs, apresentados em uma próxima reunião.
Após os ajustes necessários, baseados nos feedbacks recebidos, ocorre a principal cerimônia, exibindo os resultados do último trimestre, bem como as OKRs planejadas para o próximo trimestre. Acredite, este tipo de ritual é fundamental para a comunicação clara e transparente entre os executivos e colaboradores, garantindo um alinhamento maior do time e mais chances de cumprimento das metas.
3. Dashboard de OKRs
Uma vez definidos os OKRs, é essencial monitorar seu progresso regularmente. E nada melhor do que contar com uma ajudinha da tecnologia, não é mesmo? O Dashboard de OKRs serve como uma ferramenta que centraliza o desempenho de cada Resultado-Chave (KR) de forma automática.
Este dashboard permite que todos os funcionários tenham uma visão geral do progresso da empresa em direção aos seus objetivos, criando uma rotina de mensuração semanal, por exemplo, que ajuda a identificar rapidamente qualquer desvio do plano original, possibilitando correções imediatas.
4. Reforço na comunicação dos OKRs
Para garantir que os OKRs estejam sempre presentes no dia a dia dos colaboradores, é fundamental desenvolver ferramentas de comunicação eficazes, tanto online quanto offline. Os OKRs podem estar visíveis nas paredes dos escritórios, e em reports semanais que são enviados por e-mail, mantendo todos atualizados sobre o progresso das metas.
5. Revisão e ajustes
No final de cada ciclo de OKRs, geralmente a cada 3 meses, a empresa avalia o progresso em direção aos objetivos. Durante essa revisão, os resultados-chave são analisados para determinar o que foi alcançado e onde há necessidade de ajustes. Com base nessa análise, as OKRs são ajustadas para o próximo ciclo, garantindo uma abordagem ágil e adaptável para a implementação do plano estratégico.
Esse é um ciclo contínuo: definição, execução, revisão e ajuste. Graças a ele, as empresas conseguem manter o foco, enquanto se adaptam rapidamente às mudanças no ambiente de negócios. E aí, o que achou dessas etapas?
Livros sobre OKR
Ficou interessado nesse tema e quer estudar um pouquinho mais sobre OKR? A Pontaltech preparou uma lista com livros que falam mais sobre essa metodologia, e como aplicá-la na prática:
- Medir o que importa: Como o Google, Bono e a Fundação Gates revolucionam o mundo com OKRs – John Doerr
- OKRs: Guia definitivo para objetivos e resultados-chave – Paul R. Niven e Ben Lamorte
- Foco radical: Alcançando seus objetivos mais importantes com Objetivos e Resultados-Chave – Christina Wodtke
- O livro de campo dos OKRs: Um guia passo a passo para coaches de Objetivos e Resultados-Chave – Ben Lamorte
- O Playbook do Produto Lean: Como inovar com OKRs e princípios Lean Startup – Dan Olsen
Cursos gratuitos para aprender sobre OKR
Quer ir mais a fundo e, quem sabe, fazer um curso completo sobre o assunto? Veja nossas dicas:
- Sebrae – OKR: Tome as melhores decisões para impulsionar o crescimento
- FM2S – OKR o que é e como implementar
- Governo Federal Enape – OKR Aplicado à Transformação Digital
- Udemy – Curso de Objectives and Key Results (OKR)
Gostou do conteúdo? A metodologia OKR pode mudar a sua empresa, assim como mudou a nossa aqui na Pontaltech. E para mais dicas sobre métricas, dados e planejamento de negócio, fique de olho aqui no nosso blog porque, toda semana, tem novidades para você. Aproveite também para assinar nossa newsletter e não perder nada!