Métricas de marketing no RCS: aprenda todas elas
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Conheça todas as métricas de marketing no RCS

Aprenda quais são as métricas de marketing no RCS, quais estão presentes nas ferramentas e como analisar campanhas para obter mais resultados.
quais são as métricas de marketing no RCS?

O RCS chegou para expandir a forma de comunicação para muito além do texto simples e a partir daí, novas métricas de marketing nasceram para ajudar às empresas a tirarem maior proveito do canal. Aliás, a segurança também chama atenção, pois oferece mais confiabilidade na troca de informações aos consumidores.

Entenda por meio deste conteúdo, como realizar a análise das métricas no RCS para que o marketing da sua empresa tenha ainda mais resultados com esse canal digital. Vamos lá, então? Acompanhe e boa leitura!

Para início de conversa: por que investir no RCS?

O RCS é a evolução do SMS, que por si só já é capaz de trazer resultados impressionantes. A diferença principal está nos recursos que esse novo canal oferece, além da segurança de ponta a ponta garantida em toda comunicação e perfil exclusivo e gratuito com as informações da marca.

As perspectivas para de difusão do novo formato de mensagens instantâneas são animadoras, como aponta um estudo realizado pela Juniper Research que prevê um crescimento no número de novos usuários de RCS para 3,9 bilhões até 2025. Então, se você ainda não está por dentro do que se trata esse canal de comunicação, chegou a hora de mudar esse cenário. 

Utilizar o canal é uma alternativa aos outros meios tradicionais, como o e-mail, SMS e até mesmo o WhatsApp. Enquanto os demais possuem métricas escassas, o RCS por sua vez possui mais recursos visuais e operacionais. Consequentemente, as métricas de marketing são muito mais ricas, dando mais visão para as empresas do que realmente funciona e agrada os consumidores e do mesmo modo, ajuda no funil de conversão

métricas RCS

Quais são os recursos multimídia do RCS?

Dentre os principais recursos multimídia que diferenciam o RCS podemos citar: envio de imagens, gifs e vídeos, compatibilidade com QR Code, carrossel de imagens, botões de interação, sugestão de resposta, caixa de entrada de mensagens pesquisáveis com histórico das conversas e o fim do limite de caracteres.

Já em relação aos recursos de segurança, o RCS garante perfil exclusivo, marca verificada com o nome e logo da empresa, informação do remetente e criptografia. 

É importante ressaltar que o RCS é um canal de comunicação presente em celulares Android, o que representa quase 80% da população brasileira. É isso que mostra a pesquisa de maio de 2023 realizada pelo site Statista, que constatou que 78% dos usuários do país tinham smartphones com Android. 

Quais são as últimas atualizações do RCS?

O Google Business Message divulgou duas grandes atualizações do canal em agosto de 2023, são elas:

1. Todas as conversas do RCS são totalmente criptografadas de ponta a ponta, incluindo bate-papos em grupo.

2. O RCS agora será ativado por padrão aos usuários, ou seja, estendendo essa segurança adicional para mais pessoas e aumentando e muito o alcance!

Como utilizar o RCS na sua empresa?

Antes de definir quais métricas de marketing analisar, é preciso entender em quais tipos de comunicação o RCS pode ser utilizado. Devido aos seus recursos, esse canal digital pode ser empregado em diferentes pontos da jornada do cliente, seja chamando a atenção para venda de produtos ou serviços, ou ainda atuando como informativo de pós-vendas

Comparado a outros canais, o RCS quase apresenta restrições, o que o faz um ótimo canal para desenvolver ações de marketing, remarketing, promoções, abandono de carrinho, entre outras. Veja algumas ideias:

  • Envio de ofertas;
  • Envio de cupons de desconto;
  • Pesquisas de opinião personalizadas;
  • Alertas e lembretes;
  • Compartilhamento de localização;
  • Agendamento de serviços;
  • Envio de ingressos;
  • Atualização do status do pedido.

7 métricas de marketing no RCS

Analisar as métricas do RCS é fundamental para obter insights valiosos sobre o desempenho, a eficácia e o impacto das suas interações. Veja algumas das principais métricas de marketing no RCS para você acompanhar.

Taxa de Entrega

Indica a porcentagem de mensagens RCS enviadas que foram entregues com sucesso aos destinatários. Os problemas das “mensagens não entregues” originam em questões de conectividade, fatores técnicos e dados incorretos na base de clientes.

Status

Nem toda plataforma de RCS possui essa funcionalidade, mas na nossa, sim. A métrica de status mostra se a mensagem foi entregue ou lida para um determinado destinatário. Vale ressaltar que é possível identificar todas as interações individualmente por meio da extração de um relatório, o que não ocorre em outros canais de comunicação.

Taxa de Leitura

A taxa de leitura exibe quantas vezes uma mensagem foi efetivamente aberta pelos destinatários após o recebimento. Geralmente, a métrica registra a taxa de leitura em relação ao número total de mensagens entregues.

Taxa de Cliques/Engajamento

Essa métrica informa quantas vezes os links ou botões interativos dentro da mensagem RCS foram clicados. Portanto, é um indicador importante para medir o envolvimento do destinatário com o conteúdo da mensagem. Se a mensagem RCS contém botões interativos (por exemplo, para responder a uma pergunta ou escolher uma opção), essa métrica mede quantos destinatários estão realmente interagindo com esses botões ou simplesmente enviou um texto como resposta.

Fallback

Esta métrica é exclusiva do RCS, isso porque, somente uma plataforma que integra o envio automatizado e simultâneo de SMS como exceção pode executar. Aliás, a Pontaltech desenvolveu a única ferramenta do mercado que possui todas essas métricas, relatórios analíticos e dashboards em tempo real para acompanhar de perto a performance das campanhas.

Operadora

Essa métrica é interessante apenas para que as empresas saibam as operadoras de telefonia dos usuários e controlar custos operacionais. Ou seja, caso haja algum tipo de adesão e contratação específica que envolva essa informação.

Mensagem

Que tal saber exatamente qual mensagem foi clicada ou ainda qual imagem chamou mais atenção no carrossel? A métrica de mensagem mostra o tipo de engajamento em cada uma delas, para que dessa forma, seja possível criar estratégias específicas, analisar CTAs e testar novos gatilhos mentais.

Taxa de Rejeição (Opt-out)

Indica a porcentagem de destinatários que optaram por sair de futuras mensagens RCS. Isso pode fornecer insights sobre a relevância ou frequência das mensagens que a sua empresa está enviando.

plataforma de RCS

5 métricas de marketing para analisar após envio de RCS

Após analisar as métricas de marketing do canal RCS, é possível também verificar o resultado das ações comparando com outros indicadores. Veja quais são:

Taxa de Conversão

A taxa de conversão mede quantos destinatários realizaram a ação desejada após interagir com a mensagem RCS. Pode ser a compra de um produto, o preenchimento de um formulário ou qualquer outro objetivo da campanha de forma interna, ou seja, dentro do aplicativo, ou externa.

Taxa de Retorno ao Carrinho

Em campanhas de e-commerce, essa métrica mostra quantos destinatários retornaram ao carrinho de compras após receber a mensagem RCS, o que indica um alto nível de interesse.

Taxa de Resposta ou início de interação com bot

No caso de mensagens RCS que incentivam os destinatários a iniciar uma conversa, essa métrica indica quantas pessoas realmente responderam ou iniciaram uma interação com a marca. Outra forma de analisar, é no caso da campanha obter um link que redireciona para um chatbot externo ou ainda para uma conversa de WhatsApp.

Tempo até a Resposta

Se houver interações em tempo real ou suporte ao cliente nas mensagens RCS, essa métrica mede quanto tempo os destinatários levam para responder após receber a mensagem.

Taxa de Valor de Vida do Cliente (CLV)

Essa métrica analisa o valor a longo prazo dos clientes adquiridos por meio das interações RCS, considerando não apenas a primeira conversão, mas também o valor que eles trazem ao longo do tempo.

Mas afinal, por que é tão importante entender as métricas de marketing no RCS?

Enviar mensagens RCS sem analisar os resultados é um dos erros mais comuns e preocupantes que uma empresa pode cometer. Isso porque você estará se esforçando sem saber o resultado de todo o trabalho, que pode até estar dando certo, mas que com certeza precisa de ajustes para poderem trazer ainda mais resultados. 

Nesse sentido, as métricas ajudam a entender quais mensagens estão gerando mais engajamento. Ao analisar as taxas de abertura, cliques e interações, você pode determinar quais tipos de conteúdo, ofertas ou chamadas para ação estão sendo mais bem recebidos pelos destinatários. Com base nas métricas, você identifica quais elementos do conteúdo estão funcionando e quais precisam de ajustes. Isso inclui o formato das mensagens, bem como o estilo de redação, imagens, vídeos e outros componentes.

Além disso, as métricas podem ajudar a entender como diferentes segmentos de público estão respondendo às mensagens RCS. Isso permite que você adapte as mensagens conforme as preferências e comportamentos específicos de cada segmento. Assim, você melhora a experiência do usuário, tornando as mensagens mais relevantes, personalizadas e alinhadas com as expectativas dos destinatários.

Como analisar as métricas de marketing no RCS?

A análise das métricas também pode revelar problemas técnicos que afetam a entrega, leitura ou interação. Isso permite que você tome medidas para resolver esses problemas e não perca importantes pontos de contato com o seu cliente. 

Em outras palavras, podemos resumir que é através das métricas de marketing no RCS que você conseguirá avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas. Você pode comparar os resultados alcançados com os objetivos definidos e determinar se a estratégia está sendo eficaz em termos de conversões, vendas, engajamento, etc. 

Por fim, ao invés de confiar apenas em suposições ou intuições, a análise de métricas de marketing no RCS fornece dados concretos para embasar suas decisões. Isso ajuda a minimizar o risco de decisões incorretas ou investimentos mal direcionados.

RCS messages

RCS é na Pontaltech!

Agora que você já sabe quais são os recursos de mídia e segurança do RCS, além das métricas de marketing que precisam ser analisadas, que tal colocar a mão na massa e passar a oferecer essa experiência aos seus consumidores? Para isso, você vai precisar do parceiro ideal, que te ofereça uma plataforma que atraia, encante e engaje os seus clientes. 

E sabe quem faz isso melhor do que ninguém? Nós, aqui da Pontaltech! Parceiros do Google, com a nossa plataforma você dispara mensagens RCS de maneira intuitiva e simples, e ainda acompanha todas as métricas de marketing em tempo real. Aqui na Pontaltech, você tem total controle sobre as suas campanhas.

Nossa plataforma traz uma visão consolidada das principais métricas de marketing no RCS para você saber exatamente a taxa de entrega, leitura, tipo de mensagem, engajamento por resposta digitada ou clique no link e muito mais! Fale com nosso time e conheça nossa plataforma. Juntos, vamos elevar a comunicação da sua empresa a um novo patamar. 

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11 de setembro de 2023
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