7 tendências de comunicação e marketing para 2023
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Conheça as 7 tendências de comunicação e marketing para 2023

Descubra quais são as tendências de marketing e comunicação que você não pode deixar de implementar na sua estratégia em 2023.
tendências de comunicação e marketing

Tendências de comunicação e marketing é um dos temas mais procurados nos finais de ano por profissionais de várias áreas de atuação. Até porque, começar a planejar as estratégias antes que o novo ano pode antever em que momento é possível inserir as novidades do mercado em campanhas e ações.

Por outro lado, será que existe uma maneira de prever o que os seus clientes esperam de você? Como entender o que eles estão buscando para o “amanhã”? Apesar de não existir bola de cristal para responder essas perguntas, todos os anos são lançadas as tendências de marketing, com o objetivo de ajudar as empresas a se prepararem para o que está por vir. 

As tendências surgem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se reflete, principalmente, nos hábitos de consumo de uma população. Sendo assim, ao percebê-las, é possível antecipar e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente, trazendo soluções que melhorem a experiência dele com a sua empresa.

Se você está em busca das tendências de marketing 2023, você chegou ao lugar certo. Por aqui, vamos te contar quais são as apostas quando o assunto é marketing digital, canais digitais, tecnologia e VUI (voice user interface). Preparado para o futuro que está logo ali? Então saia na frente, vamos lá! 

Antes de mais nada, o que é uma tendência de comunicação e marketing e por que elas são tão importantes?

Segundo Philip Kotler, conhecido como pai do marketing, uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos capazes de determinar um impulso e direção. Ou seja, uma tendência de marketing é uma pista revelada a partir do comportamento dos consumidores e dados de pesquisas que apontam uma predisposição por parte dos clientes. 

No entanto, as tendências não podem ser encaradas como verdade absoluta e nem é correto afirmar que quem apostar nelas estará com o sucesso garantido. Antever tendências é importante no marketing para a criação de estratégias mais eficientes, já que elas auxiliam a enxergar possibilidades de mudança, estar um passo à frente da concorrência e, claro, se preparar para atender as necessidades e desejos dos clientes com antecedência. 

É importante ressaltar, mais uma vez, que nenhuma tendência surge do nada. Elas são estudadas levando em consideração as movimentações do mercado e a maneira como as pessoas consomem. E quando falamos em “consumo” não estamos dizendo apenas em relação a serviços e produtos, mas também aos conteúdos que os usuários acessam digitalmente.

Sem dúvidas, o objetivo do seu negócio é vender mais e com qualidade, não é mesmo? E é justamente para isso que as tendências de marketing existem. Sem elas, não é possível prever quais tipos de conteúdos e comportamentos estarão em alta e quais serão as principais estratégias para alcançar mais clientes.

Quais são as 7 principais tendências de marketing e comunicação para 2023

Agora que você já sabe o que é uma tendência de marketing, chegou a hora de conhecer quais são as do ano que vem. A gente sabe, nem sempre é fácil acompanhá-las, por isso, para te ajudar nessa missão, selecionamos aquelas que acreditamos que são as principais tendências de marketing 2023 que merecem maior destaque. Acompanhe! 

1. Data Driven

Não dá mais para fazer ações de marketing com base em achismos. Por isso, uma das tendências de 2023 é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing, ajudando as marcas a realizarem ações mais assertivas. Essa é uma tendência fortemente embasada no comportamento que já vem acontecendo nos dias atuais. 

Segundo um estudo da Salesforce, 78% dos profissionais de marketing afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais. Ou seja, podemos afirmar com base em dados, que a coleta de dados, assim como a sua análise, é uma forte tendência de marketing 2023.

2. Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental

Uma das maiores tendências de marketing e comunicação para 2023 é a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social. Esses são compromissos que os consumidores esperam das empresas, e cabe ao marketing de uma marca assumir se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar novos clientes e admiradores. 

Mas, muitos profissionais ainda têm dúvidas de como colocar essa tendência em prática. Para tornar a sua empresa mais diversa, inclusiva e responsável, você precisa, por exemplo:

  • Legendar os vídeos da marca, garantindo que eles sejam entendidos por um maior número de pessoas;
  • Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais e capacidades; 
  • Incluir a diversidade dentro da empresa, na gestão, no quadro de funcionários e no desenvolvimento de produtos da marca;
  • Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental; 
  • Ir além da separação do lixo reciclável, assumindo compromissos de produção sustentável em todos os processos da empresa. 

3. Experiências híbridas são tendências de marketing

A omnicanalidade veio para ficar. Então, se a sua empresa ainda não proporciona experiências híbridas, ou seja, que mesclam on e off-line, não dá mais para adiar. Essa tendência de marketing vem se formando há anos, seja no estilo de consumo como, até mesmo, nas relações de trabalho. 

Segundo uma pesquisa feita pela Deloitte, 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos. Esse movimento é motivado, principalmente, pelas possibilidades de personalização, inovação, conexão com o cliente e inclusão.

Por isso, é importante que a sua marca invista o quanto antes em infraestrutura e tecnologia para acompanhar essa demanda. Os canais digitais acompanham muito bem essa tendência, suportando operações online e offline, e modelos híbridos.

Um exemplo disso é a prática do marketing phygital. Através das experiências físicas e digitais, as estratégias são voltadas para que a experiência do consumidor comece e finalize por ambientes diferentes, ou ainda que tenham a contribuição para tornar o processo de compra ainda melhor.

RCS tendências

4. Marketing de Influência

É notável o espaço que o marketing de influência ganhou nos últimos anos. Mas, apesar de influenciadores e “garotos propaganda” existirem há anos, o que mudou com o passar do tempo é a forma como tudo é feito. Hoje, os influencers de uma marca não são apenas garotos propaganda, mas sim verdadeiros embaixadores da empresa e utilizam como canal as redes sociais. 

Por isso, as marcas precisam estar atentas na hora de escolher quem serão os porta-vozes da sua empresa, escolhendo aqueles que tenham os mesmos valores da marca e saiba explorar todo o potencial desse novo universo “instagramável”. Vídeos, trends e outros tipos de conteúdos interativos são a nova pedida da geração, e para acompanhar a tendência é preciso estar sempre ligado no que está acontecendo nas redes.  

5. Busca por voz

A quinta tendência de marketing 2023 é a busca por voz. “Ok Google” e “Hey, Siri” serão frases cada vez mais comuns de se ouvir. Isso porque, além de ser mais prático dizer o que queremos ao invés de digitar, a busca por voz também é mais acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa escolaridade. Viu como a inclusão está realmente presente nas tendências do ano que vem? 

Por isso, é o seu papel como empresa garantir que os usuários encontrem o seu negócio e, consequentemente, seus produtos e serviços através do recurso de voz. Os consumidores também precisarão contar com atendimento inclusivo, que é sinônimo de agentes de voz. Ao oferecer a opção de voicebots (robôs de voz) além de chatbots (robôs de texto), você está proporcionando inclusão e, consequentemente, atingindo mais pessoas. 

6. Vídeos, vídeos e mais vídeos

Quem usa redes sociais já reparou como os vídeos estão sendo bem mais valorizados em relação às fotos. O próprio diretor do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a rede que, atualmente, possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo de diferentes perfis, interesses e idades, terá cada vez mais vídeos.

E isso não é à toa. Esse tipo de conteúdo tem ganhado mais espaço nas plataformas porque é, de fato, a preferência da audiência. Grande parte dos usuários parecem gostar mais de vídeos curtos do que de fotos. Por isso, as tendências de comunicação e marketing para 2023 apontam para o investimento em vídeos nas redes sociais como o Instagram e Tik Tok para alcançar seu público-alvo. 

7. Canais digitais interativos

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Então, uma excelente maneira de agradá-los é colocá-los no centro do seu processo de vendas, identificando suas dores e necessidades. Mas, para isso, você sabia que pode ir muito além de um simples estudo de mercado? Isso mesmo. Os canais digitais interativos são uma excelente solução para mostrar que a opinião dos usuários é extremamente valiosa para o seu negócio. 

Então, invista em chatbots, canais como RCS, SMS, e-mail marketing e agentes de voz para distribuir pedidos de avaliações e questionários sobre a jornada de compra com a sua marca. Você vai se surpreender com o feedback recebido e verá como as opiniões dos clientes ajudam na melhora dos processos internos, aumentando as vendas e fidelização. 

Viu como as tendências de marketing são diretrizes importantes para o seu negócio? Elas antecipam as necessidades e desejos dos seus clientes, ajudando a sua empresa a acertar em cheio nas ações do ano que vem. E por aí, qual serão as tendências de comunicação e marketing 2023 que você irá implementar primeiro? Conte com a Pontaltech quando o assunto for canais digitais e agentes de voz. Fale com um de nossos consultores e conheça nossa plataforma.

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30 de novembro de 2022
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