Mobile Marketing: o que é, vantagens e ações com SMS | Pontaltech

Blog

Mobile Marketing: o que é, vantagens e ações com SMS

Conheça as principais vantagens do mobile marketing e como utilizar o SMS nessa estratégia para aumentar as vendas.

Mobile marketing é o termo utilizado para definir ações que dependem de aparelhos móveis para a efetivação da estratégia, e não restam dúvidas sobre a necessidade das empresas de seguirem essa prática.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE em 2021, só no Brasil 81% da população acima de 10 anos de idade possui acesso ao celular.

O brasileiro passa, em média, 5.4 horas por dia com o celular em uso – isso quer dizer que a probabilidade de leitura é enorme assim que chega uma notificação.

Dentro da estratégia de mobile marketing podem ser inclusas ações durante toda a jornada do cliente, sejam elas de fidelização, recuperação ou de venda. Conheça agora as principais vantagens.

3 vantagens do mobile marketing

Toda e qualquer ação feita para ser vista em um dispositivo móvel deve proporcionar uma boa experiência com as marcas. O ponto principal aqui para as empresas é: atingir os clientes pelo meio que eles mais acessam e utilizam no dia a dia.

Veja agora o motivo que faz do mobile marketing uma ótima estratégia para qualquer negócio.

Número de compras via mobile está em crescimento

Uma pesquisa recente da Opinion Box mostrou que a maior parte dos consumidores preferem fazer suas compras na internet. O comportamento dos clientes e a evolução no mercado de consumo fizeram o número de compras pela internet crescer muito nos últimos anos e segundo o Google, aproximadamente 40% das compras online são realizadas por um dispositivo móvel.

Está aí uma grande oportunidade de aumentar as vendas criando ações para falar diretamente com os usuários num ambiente já muito conhecido por ele: o celular.

Ações por geolocalização

Esse tipo de ação tem grande potencial para atrair clientes.

Por mais que a preferência da maioria dos consumidores hoje seja por compras online, as compras em lojas físicas ainda têm uma parcela significativa no mercado, só no Brasil são cerca de 42%.

O recurso de geolocalização utiliza a localização do celular para alertar e notificar sobre lojas próximas, e assim entregar a mensagem certa na hora certa.

Comunicação mais rápida com o público

O uso dos celulares no nosso cotidiano facilita a comunicação, seja ela com pessoas ou com empresas. Hoje temos uma gama de possibilidades: ligação, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail, redes sociais e por aí vai.

O que todas têm em comum é a rapidez em que a mensagem é enviada, e em muitos casos, em que é respondida.

Mesmo com a correria do dia a dia, todo mundo para um tempinho para ver uma notificação quando chega no celular. E as empresas podem tirar proveito desse hábito, usando textos criativos e a tecnologia para segmentar as mensagens de acordo com o perfil da pessoa que a receberá. Quanto mais pessoal e a criativa a mensagem, maior a probabilidade de conquistar atenção, exibir um produto e, quem sabe até fazer uma venda em minutos.

Por que usar o SMS na estratégia de mobile marketing?

As estratégias de mobile marketing sempre são voltadas para interação com o público-alvo, em prol de uma conexão sólida com os clientes e é dessa forma que o pioneirismo do SMS, o Short Message Service ainda se faz presente após tantos anos!

Quando falamos de Mobile Marketing, queremos resultados rápidos – e o SMS proporciona essa agilidade como nenhum outro canal.

Um dos pontos principais do SMS Marketing é seu amplo alcance em praticamente tempo real, já que 90% dos usuários visualizam a mensagem em até 3 minutos.

Mas lembre-se, só envie mensagens para as pessoas que deram consentimento quanto ao envio de comunicados. Para se aprofundar no assunto, leia as boas práticas do SMS.   

Como aplicar o SMS na estratégia de mobile marketing?

Vamos ver agora em que momento é possível utilizar o SMS dentro da estratégia de mobile marketing. Acompanhe!

Envio de cupons

Quando falamos em desconto já vem à mente o recebimento por SMS. Isso porque esse canal se mostrou eficiente e é muito utilizado por empresas dos mais diversos segmentos para o envio de cupons de desconto já há alguns anos.

Os profissionais de marketing utilizam da simplicidade do SMS e seu alto poder de alcance, para divulgar essa, que é uma das ações que mais geram vendas.

Divulgação de promoções

As promoções também geram ótimos resultados.

Seja um desconto relâmpago ou promoções sazonais, o retorno que o SMS proporciona é muito relevante por se tratar de um canal de baixo custo quando comparado a outros.

Personalize as ofertas a serem criadas, enviando promoções pessoais e aproveite o envio de cupons para oferecer condições especiais.

Ações de fidelização

Não há dúvidas de que todos gostamos de nos sentirmos especiais – e isso não é diferente com os clientes. Por isso, envie mensagens especiais em datas comemorativas como aniversários, Dia das Mães, Dia dos Pais e Páscoa. Com certeza, os consumidores lembrarão das marcas quem mantiveram contato com eles em momentos decisivos.

Mensagens no ato da compra

Além dos exemplos anteriores, o SMS Marketing é muito utilizado para mensagens durante o processo de compra.

Você pode enviar mensagens com confirmação além de ter a oportunidade de lembrar o consumidor do carrinho abandonado, o que dará a empresa a chance de converter em compra.

Como utilizar o SMS?

São muitas as aplicabilidades do SMS dentro do Mobile Marketing e por isso é indispensável contar com um fornecedor homologado pela Anatel para planejar e criar a sua estratégia.

Busque sempre uma empresa de confiança para realizar o envio, para que assim você possua a garantia do envio de mensagens e todos os indicadores de sucesso para aprimorar as campanhas.

Com uma estratégia bem planejada, o SMS se torna um grande aliado no momento de gerar conexão e relacionamento com o cliente. Conte com nosso time para conhecer ainda mais essa ferramenta completa. Vamos conversar?

Conheça outros conteúdos que podem te interessar

Como usar o SMS: 5 dicas para vender mais

Cliente fiel: o papel do SMS no relacionamento

Comportamento do consumidor e a evolução no mercado de consumo

10 de fevereiro de 2022
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados