Mobile Marketing: o que é, vantagens e ações com SMS
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Entenda o que é mobile marketing, vantagens e ações com SMS

Conheça as principais vantagens do mobile marketing e como utilizar o SMS nessa estratégia para aumentar as vendas.
mobile marketing

Mobile marketing é o termo utilizado para definir ações que dependem de aparelhos móveis para a efetivação da estratégia, e não restam dúvidas sobre a necessidade das empresas de seguirem essa prática. Não somente os canais de comunicação como SMS, mas também os aplicativos são utilizados para promover marcas utilizando diferentes estratégias.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE em 2021, só no Brasil, 81% da população acima de 10 anos possui acesso ao celular. E de modo geral, o brasileiro passa, em média, 5,4 horas por dia com o celular em uso. Para as marcas, é ótimo, pois isso significa que há grande probabilidade de leitura assim que chega uma notificação.

Nesse sentido, estratégia de mobile marketing podem ser inclusas durante toda a jornada do cliente, sejam elas de fidelização, recuperação de crédito ou de venda. Conheça agora as principais vantagens.

5 vantagens do mobile marketing

Toda ação voltada para dispositivos móveis deve proporcionar uma excelente experiência com as marcas. Isso porque o objetivo principal das empresas é atingir os clientes através do meio que eles mais acessam e utilizam diariamente. Sendo assim, conheça 5 vantagens de utilizar ações de mobile marketing.

1. Crescimento das compras via mobile

Uma pesquisa recente da Opinion Box revelou que a maioria dos consumidores prefere fazer suas compras online. O comportamento dos clientes, bem como a evolução do mercado de consumo, fizeram o número de compras pela internet crescer significativamente nos últimos anos. Segundo o Google, aproximadamente 40% das compras online são realizadas por meio de dispositivos móveis

Isso representa uma grande oportunidade para aumentar as vendas ao criar ações direcionadas aos usuários em um ambiente com o qual já estão familiarizados: o celular.

2. Ações por geolocalização

A geolocalização é uma poderosa ferramenta para atrair clientes. Embora muitos consumidores prefiram compras online, as lojas físicas ainda têm uma parcela significativa do mercado, representando cerca de 42% no Brasil. 

O recurso de geolocalização utiliza a localização do celular para alertar e notificar os usuários sobre lojas próximas, entregando a mensagem certa na hora certa.

3. Comunicação mais rápida com o público

Os celulares facilitam a comunicação diária, seja entre pessoas ou com empresas. Temos à disposição diversas ferramentas: ligações, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mails, redes sociais, entre outros. 

Mesmo na correria do dia a dia, as pessoas param para ver notificações no celular. As empresas podem aproveitar esse hábito, utilizando textos criativos e tecnologia para segmentar mensagens conforme o perfil do destinatário. 

Assim, quanto mais personalizada e criativa a mensagem, maior a probabilidade de captar a atenção, promover um produto e, possivelmente, concretizar uma venda em minutos.

4. Possibilidade de segmentar anúncios

A tecnologia permite segmentar anúncios de forma eficiente. O uso do GPS em dispositivos móveis possibilita o envio de anúncios diretamente para determinada região, tornando as campanhas de mobile marketing mais eficazes na captação de público.

5. Geração de confiança

Incluir o mobile marketing em suas estratégias aumenta a confiança dos consumidores. Ao receber informações sobre seu negócio diretamente no celular, o cliente se aproxima da marca. Quanto mais ele se relacionar com a empresa através de campanhas no dispositivo móvel, maior será a confiança para concretizar a compra.

Dessa maneira, o mobile marketing é ideal para interagir com os usuários, gerar leads e convertê-los em clientes. 

Por que usar o SMS na estratégia de mobile marketing?

As estratégias de mobile marketing são sempre voltadas para a interação com o público-alvo, visando criar uma conexão sólida com os clientes. Um exemplo clássico, e ainda relevante, é o SMS, ou Short Message Service, que mantém sua eficácia mesmo após tantos anos de uso.

Por isso, quando se trata de mobile marketing, os resultados rápidos são fundamentais e o SMS se destaca nesse quesito. Um dos principais pontos do SMS Marketing é seu amplo alcance em tempo real. Cerca de 90% dos usuários visualizam a mensagem em até 3 minutos após o recebimento, proporcionando uma agilidade incomparável a outros canais.

No entanto, é crucial lembrar que as mensagens devem ser enviadas apenas para aqueles que deram consentimento para receber comunicações. Respeitar essa prática é essencial para manter a confiança e a satisfação do cliente.

Para quem deseja se aprofundar no assunto e adotar práticas adequadas, recomenda-se a leitura das boas práticas do SMS. 

Como aplicar o SMS na estratégia de mobile marketing?

Descubra agora em que momentos é possível integrar o SMS em sua estratégia de mobile marketing. Acompanhe!

Envio de cupons

O SMS é a primeira opção quando se pensa em enviar cupons de desconto. A eficácia é comprovada sendo utilizada há anos para esse fim. Aliás, os profissionais de marketing aproveitam a simplicidade e o amplo alcance do SMS para divulgar cupons, uma das ações mais eficazes na geração de vendas.

Divulgação de promoções

Seja um desconto relâmpago ou uma promoção sazonal, o retorno que o SMS proporciona é significativo, especialmente considerando seu baixo custo em comparação com outros canais. Personalize as ofertas e aproveite o envio de cupons para oferecer condições especiais, aumentando ainda mais o engajamento.

Ações de fidelização

Envie mensagens especiais em datas comemorativas, como aniversários, Dia das Mães, Dia dos Pais e Páscoa. Essa prática faz com que os consumidores se sintam especiais e fortalece o vínculo com a marca. Manter contato em momentos significativos garante que os clientes lembrem-se da empresa e se sintam valorizados.

Mensagens no ato da compra

Além das estratégias mencionadas, o SMS Marketing também é utilizado para enviar mensagens durante o processo de compra. Envie mensagens de confirmação de compra e aproveite para lembrar o consumidor sobre carrinhos abandonados, oferecendo a oportunidade de concluir a compra.

Como utilizar o SMS?

São muitas as aplicabilidades do SMS dentro do Mobile Marketing. Sendo assim, conte com um fornecedor homologado pela Anatel para planejar e criar a sua estratégia.

Busque sempre uma empresa de confiança para realizar o envio. Assim, você tem a garantia do envio de mensagens e todos os indicadores de sucesso para aprimorar as campanhas.

Por fim, através de uma estratégia bem planejada, o SMS se torna um grande aliado no momento de gerar conexão e relacionamento com o cliente. Conte com nosso time para conhecer ainda mais essa ferramenta completa. Vamos conversar?

Conteúdos relacionados

10 de fevereiro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter