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SMS ou E-mail Marketing: qual utilizar?

Você sabe qual canal é o melhor para sua estratégia? O SMS e o E-mail são canais essenciais para o marketing mas têm diferenças: confira.

Escolher os canais para executar as estratégias de marketing pode ser bastante desafiador para uma empresa. Encontrar onde está o seu público alvo e saber como atingi-lo com a mensagem, o momento e os canais certos, é um processo que envolve erros e acertos. E é nessa hora que surgem dúvidas como: qual ferramenta usar? SMS ou e-mail para estratégias de marketing? 

Tanto o SMS e o e-mail são canais que têm seus diferenciais e individualidades, com funções importantes dentro da jornada do cliente. Por isso, optar por um ou por outro, pode não ser a melhor solução. Neste artigo, vamos falar um pouco melhor sobre as diferenças entre SMS marketing e e-mail, de que forma são complementares, e como montar estratégias eficientes para cada um. Acompanhe!

SMS marketing: por que investir nesse canal

Com a chegada dos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, muitas empresas questionaram a eficácia do SMS. Mas, o SMS ainda é uma ótima estratégia de marketing! Por não depender da internet, seu alcance impressiona. Mais de 90% dos usuários abrem as mensagens recebidas em apenas 3 minutos após o seu recebimento. Esse canal também detém o recorde de aberturas, com uma taxa de 97%

Isso mostra que, com o crescimento do uso de smartphones, o marketing voltado para dispositivos móveis só tende a crescer. Interagir com o seu cliente através do SMS é colocar a sua marca na palma da mão dos usuários. Por isso, se você quer traçar uma estratégia de SMS marketing eficiente, faça uso de bons gatilhos de persuasão. 

O SMS marketing é um tipo de estratégia extremamente eficiente. Além de ser uma das maneiras mais assertivas de interagir com o seu cliente em qualquer horário, ele sai muito mais barato do que antigas estratégias como mala direta. O custo, comparado ao alcance que o SMS possui, faz com que esse seja um canal que pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos, e de diferentes setores. 

E-mail marketing: por que usar esse canal?

Assim como acontece com o SMS marketing, há também muita gente que duvida do potencial do e-mail. Esse canal já passou por muita coisa: foi considerado, por muitos anos, sinônimo de spam e comunicações indesejadas. Depois, foi dado como morto por alguns profissionais de marketing. Mas, na realidade, com a evolução das ferramentas de envio e automação, o e-mail é base para qualquer estratégia de marketing, e é um dos melhores meios de contatar a pessoa certa, na hora certa.

Pesquisas recentes mostram que 92% dos usuários adultos usam e-mail. Isso faz desse canal propício para que a sua marca cresça em volume de vendas e fidelize clientes. As opções de mensagens são infinitas: promoções, confirmação de compra, newsletters enviadas de forma massiva ou, melhor ainda, segmentadas de acordo com os interesses e atividades do usuário. 

Com alcance previsível, ou seja, impactando 100% da base escolhida pela sua empresa, basta acertar em cheio no assunto para que todos os seus clientes vejam e interajam com a sua comunicação. E o melhor: o conteúdo do e-mail é bastante flexível e você pode adaptá-lo de acordo com a mensagem. 

Por exemplo, em caso de comunicação de promoções, você pode adicionar imagens, gifs, textos com preços e links de redirecionamento dentro do template. Agora, para e-mails transacionais, ou seja, que comunicam para o cliente alguma ação por parte dele ou da empresa, cabe templates mais pessoais, dando mais segurança e credibilidade à comunicação. 

Além dos benefícios já mencionados, criar estratégias de e-mail marketing só depende de três coisas: domínio, ferramenta de e-mail e um profissional para operar campanhas estratégicas. Ou seja, esse é um canal com excelente retorno financeiro, já que o investimento inicial e no decorrer da operação não é alto.

Custo x Eficácia: quem vence essa batalha?

Como falamos no começo desse texto, cada canal tem suas particularidades, pontos positivos e negativos. A seguir, vamos analisar o SMS marketing e o e-mail do ponto de vista de custo e eficácia para ver quem vence essa batalha. Acompanhe! 

Custo

O custo depende de vários fatores: plataforma, tipo de mensagem de SMS, quantidade de disparos. Além disso, custos com a parte gráfica para e-mails bem como SMS interativos também podem variar de acordo com o serviço.

Tudo depende do objetivo da sua comunicação e, principalmente, da etapa da jornada do consumidor. Sendo assim, podemos considerar um empate técnico entre os dois canais, ok?

Eficácia

A taxa de abertura do SMS marketing é superior ao do e-mail marketing, fato. Isso porque, passamos mais tempo em aplicativos de mensagens do que nos aplicativos de e-mail, o que faz com que o SMS seja mais lido do que um e-mail. Além disso, o fato das mensagens de texto não precisarem de um aplicativo ou cadastro, já que o sistema é nativo nos aparelhos, ajuda muito a melhorar seu alcance e entrega. 

A parte não tão boa do SMS é a sua limitação de 160 caracteres, o que faz com que o e-mail ganhe destaque a nível de personalização, já que garante a produção de um conteúdo mais rico em detalhes, que pode causar mais impacto nos usuários e gerar conversões. 

Afinal, e-mail e SMS marketing?

Não existe um melhor e um pior. Tanto o SMS marketing, quanto o e-mail são canais eficientes na comunicação com os seus consumidores. Para extrair o melhor de cada um, o melhor caminho é optar pelos dois, assim, você combina a melhor mensagem, bases e formatos de comunicação de acordo com a etapa da jornada.

Um exemplo: sua campanha pode começar com um e-mail promocional e, depois, partir por um SMS de abandono de carrinho. Para otimizar esse processo e tornar os canais mais lucrativos, o melhor é contratar uma única plataforma com envio de SMS marketing e e-mail. E nisso nós podemos te ajudar! Fale com a gente e conheça nossas soluções para envio de SMS e e-mail marketing! 

22 de julho de 2022
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