Toda empresa, em algum momento, irá lidar com clientes inadimplentes, e cobrá-los sem excessividade ou gerar desconforto, é uma missão desafiadora. Nossa Head de Relacionamento, Karina Coelho, contou ao Portal Empresas e Negócios sobre como aperfeiçoar essa cobrança. Leia o resumo abaixo ou clique aqui para conferir o artigo na íntegra.
Clientes inadimplentes: como cobrar?
Este é um tema muito delicado de ser tratado, o que exige do mercado de cobrança uma adaptação constante ao perfil do devedor moderno compreendendo qual a melhor forma de abordá-lo. Dentre tantas estratégias disponíveis, as comunicações por voz e texto se mostram extremamente eficazes para essa missão – as quais são analisadas, perante suas funcionalidades e aplicações, para adotarem aquela mais coerente com as necessidades de cada negócio.
Em meio a cerca de 71,44 milhões de pessoas em situação de inadimplência, segundo um levantamento feito este ano pelo Serasa, uma boa experiência de cobrança é fator determinante para o sucesso do seu negócio. Na prática, isso significa que o devedor seja constantemente lembrado de que sua empresa resolverá uma situação que, certamente, o incomoda também.
Texto ou voz para cobrar clientes inadimplentes?
A tecnologia veio para nos ajudar na cobrança e deve ser incorporada para elevar esta assertividade. Em se tratando dos canais de texto, o SMS, como exemplo, é uma ferramenta para comunicações rápidas e assertivas, com mensagens mais claras e objetivas. Além dele, o e-mail também é fortemente utilizado, no qual é possível escrever um pouco mais e colocar mais opções de contato.
Já nos mecanismos de voz, os voicebots podem ser utilizados para localizar seus clientes e negociar com eles, inserindo várias opções de pagamento e chegando até a efetiva entrega do boleto. Financeiramente, apresenta um ótimo custo-benefício, com qualidade e agilidade asseguradas na conversação.
Mas, de todos, o RCS (Rich Communication Service) vem se mostrando como a grande cereja do bolo para cobranças. Esta ferramenta do Google permite que as empresas insiram sua logo nos envios, com um selo verificação e até conteúdos multimídias.
Qual a melhor forma de cobrar?
Por fim, independentemente do canal escolhido, é importante sempre relembrar que o cliente deve ser colocado no centro do negócio, sendo preciso acompanhar sua jornada de recuperação desde o início. Nesse sentido, mensurar os resultados obtidos é ação indispensável na cobrança de inadimplentes, algo que pode ser começado através da segmentação de sua base.
O fato é que todas as formas de comunicação funcionam, mas o diferencial é para qual público e em que momento essas mensagens serão enviadas. Então, é importante que sua empresa use e teste todas, criando controles diferenciados que atinjam o resultado desejado. Sempre lembre o devedor que ele pode contar com sua empresa para resolver seu problema e, acima de tudo, inove.