Contornar a inadimplência tem sido um desafio para as empresas. Atualmente, o aumento de desemprego e inflação está se tornando uma das maiores preocupações de empresas dos mais diversos segmentos. Dados publicados pelo G1 mostram que em março de 2021 cerca de 57% da população adulta brasileira estava endividada.
Aliás, é sobre essa deficiência financeira que nosso Superintendente de Receitas Marcos Guerra falou em seu artigo para o Jornal Jurid.
Esta crescente onda de incapacidade de pagamentos é extremamente prejudicial para todos os envolvidos. Para os clientes, além de terem seu nome sujo, encontrarão mais dificuldade em adquirir empréstimos e outras operações que dependam de instituições bancárias. Para as empresas, sua saúde financeira será cada vez mais impactada, impedindo investimentos em áreas estratégicas para o crescimento do negócio, prejudicando o faturamento mensal
Marcos mostra em seu artigo a incapacidade de atribuir essa responsabilidade a somente um culpado, mas que sem dúvidas o cenário econômico nacional é um dos principais influenciadores. Ele apresenta dados realizados pela Austing Rating, que mostram que o Brasil é o quarto país do mundo com a maior taxa de desemprego.
De acordo com Guerra, o aumento constante dos preços dos produtos e serviços é outro ponto importante a ser considerado.
A redução do poder de compra da população é atingida por diversos lados, impossibilitando que grande parte das pessoas tenham condições de arcar com suas dívidas. Sem o devido planejamento, as contas apenas tenderão a se acumular cada vez mais, danificando não apenas os próprios consumidores, mas também as companhias que, perderão constantemente clientes com condições para adquirir seus produtos.
Canais digitais: a solução para contornar a inadimplência
Como solução, Marcos sugere um planejamento interno bem executado. Para ele, a cobrança preventiva é uma das melhores estratégias para evitar a piora dos quadros de inadimplência há mais de 90 dias, para ajudar o cliente a evitar o acúmulo de juros.
Relembra também a importância de manter um olhar humanizado durante todo o processo, não somente enviar notificações constantes sobre a situação da dívida. O cliente sabe que está com pagamento atrasado e é importante que a empresa saiba da situação atual do país como um todo.
Para auxiliar a contornar a inadimplência, Marcos evidência o uso de diversos canais de comunicação como grandes aliados na estratégia de cobrança. Agentes virtuais com inteligência artificial, por exemplo, entendem o melhor momento para entrar em contato com o devedor e oferecem condições de pagamento de acordo com a necessidade apresentada.
Já o SMS e o e-mail também trazem resultados assertivos, pois permitem o envio de mensagens e lembretes de maneira automatizada. O primeiro até possibilita o envio mesmo que o cliente esteja sem conexão com a internet. Confira mais vantagens do uso de SMS em nosso blog!
Apesar de difícil, é importante manter uma visão positiva e adotar ações para evitar maiores danos.
De acordo com Marcos, “com uma boa organização estratégia e comunicação clara sem invasões, todos podem ser beneficiados”.
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