Como contornar a inadimplência do seu negócio?

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Como contornar a inadimplência no seu negócio?

Atualmente, empresas percebem crescimento na quebra de acordos. Descubra qual a melhor estratégia para enfrentar esse momento!

Atualmente, o aumento de desemprego e inflação está se tornando uma das maiores preocupações de empresas dos mais diversos segmentos. Dados publicados pelo G1 mostram que em março de 2021 cerca de 57% da população adulta brasileira estava endividada.

E é sobre essa deficiência financeira que nosso Superintendente de Receitas Marcos Guerra falou em seu artigo para o Jornal Jurid.

Esta crescente onda de incapacidade de pagamentos é extremamente prejudicial para todos os envolvidos. Para os clientes, além de terem seu nome sujo, encontrarão mais dificuldade em adquirir empréstimos e outras operações que dependam de instituições bancárias. Para as empresas, sua saúde financeira será cada vez mais impactada, impedindo investimentos em áreas estratégicas para o crescimento do negócio, prejudicando o faturamento mensal

Marcos mostra em seu artigo a incapacidade de atribuir essa responsabilidade a somente um culpado, mas que sem dúvidas o cenário econômico nacional é um dos principais influenciadores. Ele apresenta dados realizados pela Austing Rating, que mostram que o Brasil é o quarto país do mundo com a maior taxa de desemprego.

De acordo com Guerra, o aumento constante dos preços dos produtos e serviços é outro ponto importante a ser considerado.

A redução do poder de compra da população é atingida por diversos lados, impossibilitando que grande parte das pessoas tenham condições de arcar com suas dívidas. Sem o devido planejamento, as contas apenas tenderão a se acumular cada vez mais, danificando não apenas os próprios consumidores, mas também as companhias que, perderão constantemente clientes com condições para adquirir seus produtos.

Como solução, Marcos sugere um planejamento interno bem executado. Para ele, a cobrança preventiva é uma das melhores estratégias para evitar a piora dos quadros de inadimplência há mais de 90 dias, para ajudar o cliente a evitar o acúmulo de juros.

Relembra também a importância de manter um olhar humanizado durante todo o processo, não somente enviar notificações constantes sobre a situação da dívida. O cliente sabe que está com pagamento atrasado e é importante que a empresa saiba da situação atual do país como um todo.

Para auxiliar esse processo, Marcos evidência o uso de diversos canais de comunicação como grandes aliados na estratégia de cobrança. Agentes virtuais com inteligência artificial, por exemplo, entendem o melhor momento para entrar em contato com o devedor e oferecem condições de pagamento de acordo com a necessidade apresentada.

Já o SMS e o e-mail também trazem resultados assertivos, pois permitem o envio de mensagens e lembretes de maneira automatizada. O primeiro até possibilita o envio mesmo que o cliente esteja sem conexão com a internet. Confira mais vantagens do uso de SMS em nosso blog!

Apesar de difícil, é importante manter uma visão positiva e adotar ações para evitar maiores danos.

De acordo com Marcos, “com uma boa organização estratégia e comunicação clara sem invasões, todos podem ser beneficiados”.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

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17 de fevereiro de 2022
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