Recuperação de crédito: como criar uma abordagem eficiente sem constranger o consumidor?

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Recuperação de crédito: como criar uma abordagem eficiente sem constranger o consumidor?

Ter clientes inadimplentes nunca é saudável para um negócio, por isso a recuperação de crédito se tornou imprescindível nas empresas

A recuperação de crédito é hoje prática corriqueira em diversos tipos de negócio. Ela é importante para manter a saúde da empresa, evitando danos ao fluxo de caixa. Porém, o ato de cobrar os clientes necessita de uma abordagem humanizada para garantir a liquidação das dívidas, sem o constrangimento ao consumidor.

É o que explica nosso Diretor de Receitas Marcos Guerra em artigo publicado na Revista Varejo Brasil.

“Com o propósito de ajudar o inadimplente a encontrar alternativas viáveis para sanar os valores devidos, esta comunicação mais próxima se tornou vital para muitos negócios durante a pandemia.”

Guerra cita o período em que estamos vivendo como agravante para o endividamento “com a massiva onda de desempregos, muitos se tornaram incapazes de pagar determinadas contas, que acabaram se acumulando. Os efeitos da crise econômica foram incontestáveis, resultando em um salto de 61,4 milhões para 64 milhões de inadimplentes no Brasil, entre 2020 e 2021, segundo dados do Serasa.”

Ele diz que resolver esse problema não é algo fácil, mas que o uso de técnicas adequadas de cobrança, combinadas à tecnologia, podem ajudar as empresas a recuperar os valores devidos.

  • Evite mensagens rudes e insistentes – elas apenas trazem conflitos entre a marca e o usuário, com baixa taxa de sucesso, ou seja, baixa possibilidade de pagamento do dinheiro devido.
  • Use comunicação empática – a companhia precisa se colocar no lugar do cliente, mostrando que está disposta a ajudá-lo a encontrar a solução que se enquadre em suas necessidades.
  • Invista em inteligência artificial – muitos canais e ferramentas foram criados para auxiliar no atendimento do cliente em débito. Dentre eles, o RCS (Rich Communication Service), o chatbot e o agente virtual de voz. Eles comandam uma negociação amigável e próxima aos consumidores inadimplentes, oferecendo uma gama de possibilidades de pagamento com base nas necessidades individuais.

Quer saber como sua empresa certamente pode ter maior êxito nas cobranças, satisfação do consumidor, além de uma boa reputação no mercado? Leia o artigo completo: Recuperação de crédito: como criar uma abordagem eficiente sem constranger o consumidor?

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30 de março de 2022
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