Exibir um selo de verificação em um perfil comercial é um recurso que oferece muita credibilidade na comunicação entre empresa e cliente. Isso porque, quanto maior a segurança do canal, maior é a possibilidade de engajamento e retorno do usuário. Mas, como obtê-lo?
Diante do uso indevido de marcas, números falsos e fraudes para aplicar golpes, as empresas de mercados como cobrança, financeiro e até mesmo varejo buscam por alternativas para oferecer mais cibersegurança aos clientes.
Aliás, diferentemente de outros canais como SMS, WhatsApp e das próprias redes sociais, o RCS é um canal que exige que a empresa obtenha uma conta homologada para ser comercial. Do contrário, não é possível utilizá-lo.
Sendo assim, as mensagens de texto com maior taxa de entrega, exclusividade de perfil e homologação gratuita só é possível com o envio de RCS. Por isso, nesse artigo, entenda a importância de ter um perfil comercial de RCS Google, benefícios e como obter o selo de verificação. Confira!
Qual a importância de ter um perfil comercial?
Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam acompanhar a evolução das ferramentas online e usar isso a seu favor. Para além de manter contato com os clientes e conquistar novos leads, as evoluções da tecnologia podem oferecer mais recursos importantes aos usuários.
Por esse motivo, conhecer as características de cada canal ou mídia social é imprescindível antes de começar a criar e disparar conteúdo. Existem outros recursos que podem ser utilizados na gestão das campanhas de uma empresa, de forma simples e descomplicada, para atingir os resultados positivos desejados.
Dando um passo para trás, é preciso se colocar no lugar de quem recebe uma comunicação. A depender do canal e do formato da mensagem, o usuário pode engajar ou desprezar tal contato. Fato é que o comportamento do consumidor deve ser analisado baseado nas métricas dos canais, porém, os fatores de segurança, relevância e interatividade podem contar ou diminuir pontos da marca remetente.
Portanto, é importante ter um perfil comercial para melhorar a jornada do cliente, pois fornece acesso a dados estatísticos, como taxa de entrega, leitura, clique, respostas e outras métricas.
Como criar um perfil comercial de RCS?
Para criar um perfil comercial verificado de RCS é preciso seguir alguns passos. Porém, antes mesmo de criar um agente, é necessário contratar uma Business Partner do Google como a Pontaltech. Somente através de empresas de mensageria parceiras da companhia, as empresas podem aderir ao RCS.
Caso você ainda não tenha um fornecedor, nós podemos te ajudar. Entre em contato com nossos especialistas para iniciar seu disparo de RCS.
Sendo assim, se você quer saber como habilitar o seu agente, siga os passos a seguir.
1. Atenda às exigências do Google em seu website
É necessário que seu website tenha um documento que explica como as informações dos usuários são coletadas, armazenadas e tratadas (política de privacidade).
Também, o website deve trazer os termos de uso que são uma proteção jurídica para a empresa que detém a posse do website. O documento descreve todas as ações que são permitidas na plataforma, e quais são os direitos e deveres dos administradores e usuários.
Por fim, deve haver o Opt-in, que é um termo com a permissão para coletar cookies, enviar alertas, notificações, mensagens de texto, conteúdos e oferecer serviços.
2. Preencha o formulário enviado pela Pontaltech para sua empresa
Seu fornecedor Business Partner do Google deve te enviar um formulário para preenchimento dos dados solicitados para dar início a criação do seu agente.
Após envio do formulário para o Google, há um prazo de análise e aprovação de alguns dias úteis.
3. Agendamento de reunião (preview)
Com o formulário aprovado, aqui na Pontaltech, agendamos uma reunião para desenhar, em conjunto com a empresa, a melhor estratégia de envio e desenvolvimento do fluxo de fraseologias.
4. Treinamento
Em seguida, os usuários da nossa plataforma que serão responsáveis pelos disparos recebem um treinamento para utilização da ferramenta, isto é, desde a criação de campanha até a análise de relatórios.
5. Disparo
Pronto! Agora é só começar a utilizar a mensagem RCS e contar com todo acompanhamento do nosso time.
Quais as vantagens de ter um perfil comercial de RCS verificado pelo Google?
O RCS dá mais credibilidade às empresas e segurança aos clientes no envio de mensagens oficiais.
Em um processo simples, outros recursos como o nome da empresa e a identidade da marca e o selo de aprovação do Google facilitam o clique dos clientes nos links e a confiabilidade nos códigos e senhas obtidos por meio deles. E, com a criptografia, as mensagens estão seguras e os dados de clientes também.
Finalmente, o selo de verificação evita a falsificação da marca e também seu uso não autorizado.
Conclusão
A palavra que melhor descreve a importância da certificação da tecnologia RCS para a sua empresa é: reputação.
Essa tecnologia fortalece sua marca e mostra o quanto sua empresa se preocupa com a segurança de seus clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 71% dos consumidores se sentem mais confiantes quando uma empresa envia um RCS verificado. Com isso, as chances de seus usuários realizarem as ações sugeridas relacionadas à sua mensagem aumentarão drasticamente, tornando sua estratégia de marketing ainda mais eficaz.
Ou seja, mais interação e menos fraude é o que qualquer empresa deseja. Assim, o canal de comunicação é eficaz, melhorando a fidelização e a experiência do cliente, bem como o resultado geral da marca.
Então, se você ainda tem dúvidas sobre o processo ou quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato com a gente. Será um prazer tirar todas as suas dúvidas sobre RCS verificado e ajudar a sua empresa a conquistar mais esse diferencial competitivo!