RCS no Brasil: saiba como aproveitar todas as vantagens
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Saiba como sair na frente e aproveitar todas as vantagens do RCS no Brasil

O RCS no Brasil tem ganho cada vez mais espaço no mercado de mensageria. E promete revolucionar a comunicação entre empresas e clientes.

Sucesso em outros países, como México, Índia e Estados Unidos, o novo padrão de mensagens, desenvolvido pelo Google, já está disponível nas principais operadoras nacional.

Por que ele irá revolucionar a comunicação?

Um dos motivos que fazem do RCS um canal revolucionário é a junção do alto alcance das mensagens de texto com a experiência rica por meio dos recursos multimídia, que agora é possível trabalhar.

Assim, um dos principais ganhos é a taxa de conversão, métrica tão importante para qualquer tipo de ação ou campanha, independente do perfil e até do tamanho da empresa.

Quais as vantagens?

As vantagens que o RCS oferece vão ao encontro do perfil e comportamento dos novos consumidores, que são digitais. Conheça agora seus benefícios.

Mais recursos, mais possibilidades

O RCS – Rich Communication Services – utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia e funciona como o tradicional SMS, porém com a com um leque muito maior de recursos. Abaixo estão alguns exemplos:

  • Recursos multimídia: envio de imagem, vídeo, áudio, carrossel de fotos e GIF.
  • Mensagens com mais de 160 caracteres
  • Criação de botões para ações rápidas

Além de todas as vantagens, toda experiência é vivida pelo próprio aplicativo nativo de mensagem dos smartphones do sistema Android.

RCS: sinônimo de segurança

Com o objetivo de proteger os dados e manter a segurança dos usuários, o Google se preocupou muito com o fator segurança.

Para levar ainda mais segurança aos usuários finais, empresas que desejam utilizar o RCS devem passar por um processo de validação junto ao Google.

Aliás, o ganho também é para as empresas, que poderão incluir sua identidade visual em toda a comunicação, incluindo o logo e nome da marca junto com o selo de verificação do Google.

As mensagens via RCS utilizam, de ponta a ponta, a criptografia Transport Layer Security (TLS). Tal tecnologia apresenta textos ilegíveis caso alguém consiga capturar alguma mensagem.

Todas as mídias são salvas em URLs aleatórias, o que impossibilita vincular a mensagem com o número que recebeu o RCS. Por isso, ao receber um RCS os consumidores não mais verão o shortcode, como no SMS. Mesmo antes de abrir a mensagem, as pessoas já serão apresentadas ao remetente vendo seu nome e o logo, o que gera confiança e credibilidade.

Facilitando a interação com a sua marca

Hoje os consumidores estão conectados praticamente o dia inteiro, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Capturar a atenção do cliente não é uma tarefa fácil. Mas quando isso acontece, não pode deixar a oportunidade passar. Por isso, facilitar a interação com sua marca deve ser fator primordial.

Vimos que o RCS oferece ótimas vantagens, mas a integração com chatbot é, sem dúvida, uma das principais.

RCS no Brasil Pontaltech

Com a integração é possível oferecer um atendimento ágil e eficiente por meio de fluxos conversacionais. E mais!

Com os botões para ações rápidas, a conversação se torna fluida. Além disso, sem nem mesmo precisar digitar, os clientes poderão se relacionar com sua marca tendo suas necessidades atendidas do início ao fim.

Resultados comprovados

Não é somente a experiência do cliente que é mais rica com o RCS, a análise das ações também são.

Com mais métricas, como por exemplo, saber até que momento do fluxo o cliente interagiu, é possível agregar mais dados na avaliação.

Conheça alguns indicadores do RCS:

  • Taxa de entrega
  • Confirmação de leitura
  • Número de cliques

Com essas informações em mãos fica mais preciso medir a efetividade das campanhas e os pontos que podem ser aperfeiçoados, caso necessário.

Como sair na frente com o RCS?

Fora do país já está mais do que comprovada a eficiência do RCS. No Brasil, os primeiros cases de sucesso estão sendo construídos.

Assim como o SMS, as empresas que desejam utilizar o RCS precisam ter seu contrato com as operadoras por meio de uma intermediadora oficial. Dessa forma é possível garantir todo o protocolo de segurança, além de utilizar todo o potencial dos recursos disponíveis.

RCS para vender ou cobrar?

Sabemos que o SMS é versátil, certo? O RCS também é!

Quando falamos que o RCS oferece meios para aumentar a taxa de conversão, podemos dizer que isso independe do objetivo.

Imagine sua empresa oferecendo os produtos com imagem e todas as informações de uma forma atrativa? É isso que o RCS possibilita.

Agora se sua ação é de recuperação de crédito, você pode apresentar as opções de pagamento em cards, por exemplo, em que os clientes poderão ver de forma clara as condições oferecidas, e o melhor, por meio de uma experiência rápida e intuitiva poderão decidir como quitar sua dívida.

Conclusão

Em suma, o futuro do RCS é promissor e tende a ser uma ruptura no mercado de mensageria. Independente do tamanho ou perfil da empresa, os recursos multimídia propiciam novas e melhores experiências aos clientes e aumentam a capacidade analítica das ações.

As possibilidades que se abrem na comunicação entre empresas e pessoas são muitas e aliás, isso pode ser o grande diferencial para se destacar diante tanta concorrência.

Se você quer saber como gerar mais e melhores resultados em suas campanhas, entre em contato.

Iremos ajudar sua marca desde a concepção do projeto até o refinamento das ações. Converse com um de nossos especialistas.

Conheça outros conteúdos que podem te interessar

As vantagens do RCS no Varejo

Como gerar engajamento com RCS

SMS: mensagem de texto como facilitador de vendas no varejo

Conteúdos relacionados

03 de dezembro de 2021
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter