SMS no varejo: 5 estratégias para vender mais! | Pontaltech

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SMS no varejo: 5 estratégias para vender mais!

Saiba como o SMS por transformar a comunicação no varejo e ajudar a sua loja a vender mais com apenas cinco estratégias!

Você sabia que incluir estratégias de SMS no varejo pode ser uma excelente maneira de aumentar suas vendas e fidelizar os seus clientes? Se você tem um varejo em loja física ou online, é possível criar ações incríveis somente com o número do celular de seus clientes! Através de uma ferramenta que não pesa no seu bolso, o SMS é uma estratégia eficiente e que traz muitos resultados.

Comparado a outros canais, o SMS tem um poder de alcance e entrega elevado, já que não depende de conexão com a internet e nem de aplicativos instalados no celular. Além disso, as estratégias de SMS no varejo são diversas e incluem desde atração e reativação de clientes novos e antigos, como também melhora o relacionamento com aqueles clientes mais fiéis.

Quer entender quais são essas estratégias bem como as diferentes formas de utilizar o SMS no varejo? Então, continue a leitura para encontrar todas as respostas que procura. Vamos apresentar 5 estratégias de SMS para o varejo com exemplos de uso práticos! Vamos lá? 

1- Utilize SMS para programas de fidelidade

Você sabia que além buscar uma boa experiência de compra, o consumidor busca por exclusividade? Por isso, os programas de fidelidade são amplamente oferecidos pelas marcas, e fazem com que os clientes comprem com muito mais frequência. Mas como potencializar o seu programa de fidelidade atingindo mais pessoas em um mesmo canal? Nesse sentido, utilizar o SMS pode ser a solução! 

Apenas com as informações básicas do cliente como nome, perfil de compra, número de telefone e localização, é possível criar uma estratégia que incentiva a recompra. Com mensagens personalizadas que comunicam de forma clara os benefícios, o SMS é o canal ideal para que ele se sinta conectado com a sua marca de forma exclusiva. 

Veja a seguir algumas ideias para você se inspirar: 

Olá, Ana. Como você está? Sabia que juntando 50 pontos você pode ir até uma de nossas lojas e retirar um brinde VIP? São opções de utensílios de cozinha que você vai amar. Clique aqui para saber mais.” 

Oi, Raquel. Tudo bem? No mês de Maio, todas as compras realizadas pelo site tem pontos dobrados no nosso programa de fidelidade. Aproveite para comprar!” 

Além dessas ideias, você também pode: 

  • Lembrar o seu cliente quanto falta para obter um prêmio;
  • Avisá-lo que ele tem pontuação disponível para retirar brindes ou usar como descontos nas próximas compras;
  • Parabenizar quem já completou e retirou o prêmio.

2- Ofereça cupons e promoções por mensagem

Cupons e promoções são uma maneira muito eficiente de aumentar suas vendas. Você pode segmentar os descontos de acordo com o público, oferecendo promoções e cupons exclusivos para quem já é cliente fiel, por exemplo. Dessa forma, o SMS que comunica essas ações pode instigar tanto a compra online, quanto a presencial. Veja a seguir: 

Oi, Maria! Temos novidades: as melhores marcas com 15% de desconto no cupom MENOS15. Use agora mesmo o código no nosso site, com validade até 30/06. Veja as regras de uso aqui.” 

João, que tal um desconto? Apresente essa mensagem em uma de nossas lojas e ganhe 10% de desconto em compras acima de R$150. Válido para todo o mês de Junho.” 

3- Diminua o abandono de carrinho enviando SMS

Se você possui um e-commerce, a estratégia de SMS ideal é para enviar mensagens curtas, rápidas e que sejam lidas pelos clientes em poucos minutos. Dessa forma, você consegue disparar mensagens através de gatilhos ao longo da jornada, especialmente no momento que acontece o abandono de carrinho. Veja algumas mensagens que incentivam o retorno para a compra e te ajudam a converter mais: 

Olá, Felipe. O seu carrinho de compras está esperando por você! Use o código CARRINHO e finalize o seu pedido agora mesmo com 10% de desconto!”  

Oi, Rebecca! Notamos que você não concluiu seu pedido no nosso site. Responda HELP se precisa de ajuda e receba um atendimento exclusivo.

“Seus itens vão esgotar! Não fique sem o seu produto. Clique no link para finalizar sua compra agora e receba o seu pedido em poucos dias!”

4- Use o SMS para divulgar campanhas e lançamentos do varejo

Uma ótima estratégia para comunicar lançamentos de produtos e serviços no varejo é utilizar o SMS. Você pode comunicar não só as novidades no seu e-commerce e marketplace, como também negociar com o seu fornecedor a possibilidade de anunciar o novo produto na gôndola para sua base. Em outras palavras, essa é uma forma de melhorar o relacionamento com o seu fornecedor, e ainda atrair o seu cliente

Bom dia, Clara! Temos uma novidade para você! AMANHÃ lançaremos a nova linha de produtos da marca XYZ. Venha experimentar em uma de nossas lojas e compre com descontos de até 20%.” 

Ei, você! Já deu uma olhadinha na nova coleção outono/inverno? Clique aqui e garanta sua peça o quanto antes!” 

5- Faça pesquisa de satisfação e NPS por mensagem SMS

Por fim, temos a estratégia de SMS para pesquisa de satisfação que é fundamental. É através desse envio que você mostra para os seus clientes que a opinião deles é importante, e consegue melhorar os seus processos de forma escalável colocando o cliente sempre em primeiro lugar. O ponto chave para essa comunicação é o timing. Isso porque a pesquisa de satisfação deve ser enviada após a conclusão da compra (e recebimento, no caso de produtos), e se acontecer muito antes ou muito depois, as respostas podem não fazer sentido. 

Oi, Bruno! Estamos muito felizes em ter você como nosso cliente. Que tal contar para a gente sobre a sua experiência de compra? Clique aqui e responda, só leva 2 minutos!” 

Olá, Fabiana! Gostou da sua compra? Avalie sua experiência dando notas de 0 a 5. Clique aqui e responda, sua opinião vale muito para nós!”

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A nossa plataforma de SMS é completa, flexível e estratégica, o que permite atuar em diferentes segmentos e para diversos tipos de ações e campanhas. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como a sua loja pode começar a vender mais com SMS no seu varejo! 

24 de junho de 2022
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