Mensagens SMS: aprenda a analisar os dados das campanhas
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Como analisar dados das mensagens SMS para torná-las mais eficientes?

Veja como melhorar a performance das campanhas de mensagens SMS. Entenda como analisar os dados e quais são melhores alternativas neste ano.
analisar mensagens SMS

Simples mensagens SMS são poderosas ferramentas de comunicação entre empresas e seus clientes. Mas, é necessário ir muito além do planejamento dessas campanhas, e incorporar a rotina da análise de dados no seu negócio. Para isso, é preciso monitorar os disparos de SMS e analisar os resultados com atenção em busca de melhorias e otimizações. 

Se a análise de dados ainda não faz parte da cultura da sua empresa, esse conteúdo foi pensado especialmente para você. As campanhas de SMS serão o foco neste artigo, mas todas as ações de marketing digital podem (e devem) ser mensuradas. Inclusive, é isso que faz delas tão eficientes: a oportunidade de sabermos exatamente o que aconteceu, sugerir melhorias e rodar testes. 

Vem com a gente e entenda como analisar a performance das mensagens SMS e quais as principais métricas a serem analisadas. Boa leitura! 

Por que é importante fazer análise de dados das mensagens de SMS em massa?

Assim como em qualquer outro canal, a análise de dados gerados no envio de SMS pode ajudar a entender melhor os clientes e como eles interagem com a marca. Ou seja, eles podem ser usados para rastrear o comportamento do cliente, identificar oportunidades de marketing e melhorar a experiência. Veja a seguir as principais vantagens: 

  • Avaliar o desempenho da campanha: permite mensurar o desempenho das mensagens SMS, fornecendo informações sobre métricas e KPIs. Com base nesses dados, é possível determinar se a campanha atingiu seus objetivos e identificar áreas que precisam ser melhoradas.
  • Segmentar o público-alvo: ao analisar os dados das campanhas de SMS, é possível identificar padrões e tendências entre os diferentes segmentos de público. Isso permite segmentar de forma mais eficaz as mensagens de SMS com base em características demográficas, comportamentais ou de preferência.
  • Otimizar mensagens: é possível identificar o melhor conteúdo, CTA e horário para otimizar as mensagens futuras e alcançar resultados melhores.
  • Melhorar a experiência do cliente: verificar as estatísticas das campanhas permite ter acesso a insights valiosos para estreitar o relacionamento com clientes. Isso gera maior personalização das mensagens que oferecem uma experiência ainda mais relevante. Quando eles se sentem valorizados e compreendidos, há maior probabilidade de engajamento e fidelização.
  • Aumentar a performance: com base nos insights obtidos, é possível ajustar a estratégia, fazer alterações nos elementos da campanha, como segmentação, conteúdo ou frequência de envio, e tomar medidas corretivas quando necessário. Isso ajuda a alocar recursos de forma mais eficiente e a maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de SMS.

Principais métricas para campanhas de mensagens SMS

Bom, você já entendeu a importância da análise de dados de SMS, mas, o que é necessário observar? A seguir, preparamos uma lista com as principais métricas que devem ser mensuradas em campanhas de SMS, bem como o que cada uma significa na sua análise de dados. Acompanhe: 

Taxa de entrega

A taxa de entrega de SMS é uma métrica importante que indica o percentual de usuários que, de fato, receberam a sua mensagem. Em geral, nas estratégias de SMS, essa taxa costuma ser alta porque o canal não depende de internet ou apps terceiros, por exemplo, o que significa que a maioria das mensagens é entregue com sucesso aos destinatários. 

No entanto, se você estiver enfrentando uma taxa de entrega baixa, é necessário prestar atenção a esse problema e investigar as possíveis causas. Pode ser preciso verificar a qualidade da sua base de leads, a qualidade dos números de telefone, as restrições das operadoras ou outros problemas técnicos. Garantir uma alta taxa de entrega é essencial para alcançar um bom desempenho em suas campanhas de SMS.

Afinal, existe taxa de abertura para SMS?

Na análise de dados das campanhas de SMS é muito importante avaliar quantas pessoas que receberam a sua mensagem de SMS realmente a abriram. Essa métrica, conhecida como taxa de abertura, é crucial para medir o engajamento dos destinatários. Infelizmente, as operadoras não disponibilizam as taxas de abertura para o SMS comum, porém, essa taxa existe no RCS. 

Contudo, há um dado internacional que aponta que 98% das mensagens são abertas em até três minutos. Pense em você mesmo: quando você recebe uma mensagem de texto, você costuma visualizá-la quase imediatamente? Nesse sentido, a facilidade de envio pode sim garantir alta taxa de abertura, e ainda é uma oportunidade valiosa para a empresa capturar a atenção do público-alvo e transmitir mensagens objetivas de forma eficaz. 

Taxa de cliques

A taxa de cliques (ou taxa de resposta) é uma métrica fundamental para analisar as ações dos usuários a partir das mensagens de texto. Essa métrica é usada quando as mensagens contêm links que direcionam os destinatários para páginas específicas, indicando quantas vezes o seu lead clica nesses links e é redirecionado para a página desejada.

Além disso, fornece insights valiosos sobre o nível de engajamento e interesse do público-alvo, além de medir a eficácia da chamada para ação (CTA) utilizada na mensagem. 

Taxa de conversão

Essa é uma das métricas mais importantes na análise de dados. Ela quantifica o número de leitores de SMS que realmente concluíram a ação definida como meta da mensagem. Isso pode ser desde a compra de um produto até a inscrição em uma newsletter, por exemplo. 

As taxas de conversão fornecem insights diretos sobre o impacto real das mensagens, mostrando quantas pessoas foram persuadidas a agir conforme o objetivo da mensagem. Essa métrica é um indicador-chave do sucesso da campanha de SMS, pois representa não apenas o engajamento inicial, mas também a efetividade em transformar os leitores em clientes.

Uma excelente estratégia é utilizar plataformas como a da Pontaltech que têm sistema de rastreamento de navegação. O Pointer Tracking mostra dados sobre a localização geográfica, momento do acesso, funil de conversão e outras métricas que ajudam na construção da jornada do cliente.

Taxa de rejeição (opt-out)

Se a taxa de conversão alta traz alegria para a sua empresa, a taxa de rejeição faz justamente o contrário. Mesmo não sendo uma métrica tão legal de acompanhar, ela deve ser constantemente avaliada, pois permite que você tenha uma visão clara do número de contatos que optaram por cancelar a inscrição e não desejam mais receber suas mensagens de SMS.

A taxa de rejeição, ou opt-out, oferece insights importantes sobre a relevância e a qualidade das suas mensagens para o público-alvo bem como a base de contatos. Você pode estar enviando mensagens irrelevantes, ou com frequência excessiva de envios ou falta de personalização. É essencial acompanhar essa métrica e analisar as razões pelas quais as pessoas estão cancelando a assinatura. Nesse sentido, pesquisas de satisfação podem ser úteis para compreender os motivos e fornecer feedbacks valiosos para melhorias.

Ao compreender os motivos do cancelamento, você pode fazer ajustes necessários em suas campanhas, melhorar a experiência do usuário e reduzir a taxa de rejeição. Lembrando que, embora seja importante minimizar a taxa de rejeição, é natural que algumas pessoas optem por cancelar a assinatura ao longo do tempo. Foque em garantir que a maioria dos destinatários permaneça engajada. 

Métricas de RCS: por que elas são melhores que as das mensagens SMS?

Apesar do RCS ser parecido com o SMS, esse canal de comunicação é totalmente metrificável em cada interação. Isso faz da sua análise de dados ainda mais completa. Além da taxa de entrega, conversão e rejeição, o RCS também oferece confirmação de leitura e taxa de resposta.

Aliás, a taxa de resposta mostra a proporção de destinatários que interagiram com a mensagem RCS, realizando ações como: clicar em links, responder com texto digitado ou através de um botão, assistir a vídeos, e ainda dá para saber exatamente quem abriu, quem clicou e em qual botão.

mensagens SMS com logo e nome da marca

Conheça o Easy RCS

Afinal, SMS ou RCS? Dados comprovam que a taxa de leitura e conversão do RCS é 40% maior em comparação ao SMS, já o acesso via link pode crescer em 200%. Mas, e se a gente disser que você não precisa escolher? O Easy RCS é o super SMS da Pontaltech! Com ele, você envia mensagens de SMS e RCS ao mesmo tempo, na mesma campanha, pelo mesmo preço e sem adaptação técnica. 

Esse tipo de mensagem “RCS” chegou ao mercado em meados de 2020 com o intuito de não somente melhorar, mas revolucionar o envio das mensagens de texto. Os aparelhos Android mais recentes já vem com os recursos habilitados. Em modelos mais antigos, é necessário habilitá-lo para aceitar esse tipo de comunicação. Porém, enquanto nem todos os smartphones recebem o RCS, uma solução foi criada: o envio automático de SMS como exceção. 

O principal benefício do Easy RCS é a segurança. Isto é, de que a mensagem chegará criptografada e através de um perfil verificado (sem contar a exceção que sai como um SMS normal). Seja para as empresas assim como para os usuários, a credibilidade é fator decisivo na abertura e clique. Além do benefício de um canal gratuito e seguro, os relatórios oferecem informações analíticas da campanha, como taxa de leitura.

Quer conhecer mais sobre o Easy RCS e entender melhor a análise de dados desse super canal de comunicação? É simples, fale com um de nossos especialistas e agende uma demonstração! 

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17 de agosto de 2023
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