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SMS evita 7 problemas de comunicação

Saiba como evitar problemas de comunicação através do envio de SMS. Conheça os benefícios que a ferramenta oferece para o seu negócio.

Você sabia que o SMS pode evitar diversos problemas de comunicação entre marca e cliente? Além de eliminar ruídos de informações, a mensagem de texto oferece objetividade na informação. Seja para utilizar em marketing, cobrança ou utilidade pública, o SMS é ideal.

Ainda que o SMS não seja um recurso novo, o serviço é bastante utilizado por empresas que buscam o envio personalizado de informações em massa. Comparado ao e-mail que tem taxa média de abertura de 20%, enviar mensagens diretas de texto garante 90% de abertura em até 3 minutos.

Os benefícios do SMS são muitos, tanto para as marcas como para os consumidores. Por se tratar de um serviço universal e que não necessita de internet, a comunicação é eficiente para estreitar relacionamentos e evitar problemas.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar como este recurso pode quebrar barreiras de comunicação para sua empresa e seu cliente.

Confira os sete principais problemas que o envio de SMS pode evitar.

1 – Fraudes

Cada aparelho de celular possui um número único, através de um chip, que por sua vez é registrado em um CPF. A validação por SMS é muito relevante, já que este é um dos meios de comunicação mais seguros.

Para a empresa, enviar SMS pode alertar os usuários de fraudes através de informações de cobrança, compras, fretes, serviços, etc.

Por outro lado, o usuário também pode se certificar se a mensagem realmente é da empresa caso esta possuir um serviço de disparos de SMS legalizado e sendo broker oficial. Dessa forma, os usuários recebem mensagens de um único número e nome da empresa, o que garante credibilidade na mensagem.

2 – Atendimento em outros canais

Qualquer empresa que preza pela qualidade de comunicação e experiência de seus clientes, possui uma visão 360º sobre suas preferências quando o assunto é atendimento.

No entanto, o SMS é indispensável, pois é um canal barato e simplificado para receber e enviar respostas, além de evitar que o usuário precise de um atendimento humano ou com mais possibilidade de interação.

Se um usuário recebe um código via SMS, por exemplo, isso pode evitar que ele peça suporte ou precise ir até um banco físico. Sendo assim, é possível prevenir problemas e resolvê-los rapidamente.

3 – Dificuldade de acesso

Códigos de verificação de conta, tokens, ativadores de recursos, entre outros, são massivamente enviadas por SMS. Tanto é um benefício para o usuário como também oferece segurança para o provedor do serviço.

Nesse ponto, o serviço facilita uma verificação imediata e oferece muita agilidade para esta etapa.

4 – Atraso de pagamento

Instituições financeiras, de crédito pessoal e cobrança são as que mais consomem SMS. Isso porque o serviço é barato e oferece alta taxa de retorno e resolução de débitos.

Além disso, a mensagem pode conter links para renegociação de dívidas, bem como verificação dos débitos em aberto por parte do usuário.

Dessa forma, o SMS evita atrasos de pagamentos como também oferece lembretes aos clientes.

5 – Falta de comunicação

Se a sua empresa precisa avisar clientes sobre campanhas, eventos, saldões sazonais ou até mesmo informações úteis, o SMS evita que eles não fiquem sem saber.

Sendo assim, o recurso deve ser utilizado com um objetivo claro e necessário. Disparar muitos SMSs pode ser prejudicial para a marca, por isso, tenha uma estratégia definida.

Já para a falta de comunicação em serviços, o SMS pode evitar que os clientes lotem as centrais de atendimento quando há quedas ou suspensões temporárias de serviço, e assim, aumentando o tempo de espera que ocasionam experiências ruins com a marca.

6 – Perdas financeiras

Do ponto de vista de gestão, a comunicação eficiente deve ter o papel de garantir o melhor serviço e experiência ao cliente. Nesse sentido, as mensagens diretas são eficientes, pois podem ser usadas como estratégia de manutenção de relacionamento.

Por outro lado, o marketing também pode se beneficiar: já que a possibilidade do usuário ler é alta, ele pode ser re-impactado com ofertas, promoções e até mesmo evitar abandono de carrinho no e-commerce.

7 – Absenteísmo

Descumprir compromissos é um hábito de muitos brasileiros. Enviar SMS pode lembrar as pessoas sobre evento, agendamentos e consultas médias.

Por falar em área médica, a taxa de absenteísmo de pacientes é preocupante, já que os médicos recebem por diária, independentemente se há pacientes ou não. Por isso, o envio de mensagem pode otimizar os agendamentos e evitar perdas financeiras.

Investir em SMS é uma boa opção?

A resposta é sim. O Brasil tem 214 milhões de pessoas segundo o IBGE, e em contrapartida, são 242 milhões de celulares inteligentes. Isso quer dizer que o país tem mais smartphones do que gente.

Média de smartphones por habitantes Brasil
Fonte: FGVcia / Brasil tem mais celulares do que pessoas

Os brasileiros só perdem para os americanos em números de celulares, mas está bem acima da média mundial. Além disso, ainda é o país que mais abre SMS, já que 98% dos envios são lidos pelos usuários.

Motivos para enviar SMS em massa

Confira nossa lista dos maiores benefícios que o serviço de SMS entrega:

-Disparo de mensagens em massa;

-Baixo custo de envio;

-Mensagem personalizável;

-Inserção de variáveis de texto;

-Uso universal, pois todos os aparelhos recebem;

-Entrega quase imediata;

-Alta taxa de recebimento e abertura da mensagem;

-Tempo médio de 3 minutos do recebimento à leitura;

-Entrega praticamente imediata, sem necessidade de conexão com Internet;

-Baixo custo por contato na hora do envio;

Evitar problemas é a maior solução do SMS!

Prevenir é melhor do que remediar, e disso as empresas sabem bem. Seja para evitar perdas financeiras ou potencializar as vendas, o SMS ainda é um serviço útil para todo tipo de necessidade.

Quer uma demonstração de como a sua empresa pode evitar problemas de comunicação com o seu cliente e ainda ser uma marca lembrada por uma boa prestação de serviços? Converse com os nossos especialistas e saiba como é fácil transformar o seu atendimento ao cliente um sucesso!

09 de junho de 2022
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