SMS Verificado: como obter a versão básica do RCS?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Saiba o que é SMS Verificado, conhecido como RCS, e como obter a versão básica

Tudo sobre SMS verificado: saiba como você pode obter, como o Google realiza essa verificação e todos os benefícios para sua marca!
Saiba o que é o VSMS ou SMS Verificado

Mesmo com alto poder de alcance, o SMS Verificado oferece maior credibilidade no envio de mensagens de texto. Em meio a tanto sucesso desse canal, a verificação surgiu da necessidade de criar mais segurança anti fraude para usuários que recebem SMS, oferecendo uma tecnologia que autentica o remetente e apresenta informações de marca. Recentemente, esta solução passou a se chamar RCS basic (básico) e está disponível com diversos indicadores de performance.

As milhares de mensagens enviadas todos os dias chamaram a atenção de hackers, que passaram a usar esse canal para phishing (enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais em nome das empresas) e outros ataques. Para que a confiabilidade do canal não fosse prejudicada, o SMS verificado entrou no jogo e garantiu a segurança nas comunicações entre empresas e seus clientes. 

No entanto, muitas empresas ainda não fazem uso dessa camada adicional de segurança e acabam perdendo oportunidades de contato com o seu cliente. Por isso, criamos esse conteúdo para tirar todas as dúvidas sobre o SMS verificado. O que é, como obter e por que ele pode fazer a diferença no seu negócio, você descobre agora. Vamos lá? Boa leitura! 

O que é SMS Verificado e como ele funciona?

Desenvolvido pelo Google em 2019, o SMS verificado traz mais credibilidade para as empresas, e segurança para os clientes ao enviar mensagens oficiais. Através de um processo simples, algumas características como um indicativo de nome e marca da empresa e do selo de verificação do Google, passam mais tranquilidade para que os clientes cliquem em links e confiem em códigos e senhas recebidos através do SMS.

Por ser uma criação do Google, o sistema está disponível apenas para usuários com sistema operacional Android. No entanto, caso haja na base contatos de aparelhos iOS, os usuários receberão a mensagem normalmente, porém sem a identificação de uma mensagem verificada. 

Veja a seguir as principais mudanças do SMS verificado, para o SMS comum: 

  • Número do remetente: ao invés de números com 5 dígitos (shortcode), o usuário receberá o SMS com o nome da empresa;
  • Ao lado do nome da empresa, assim que o usuário abrir a mensagem, ele poderá ver o selo de verificado do Google;
  • É possível ver também o logotipo da empresa no corpo e topo da mensagem, tendo acesso a uma breve descrição da empresa;
  • Além de textos, esse tipo de mensagem permite links de pré-visualização e imagens.

Como é feita a verificação pelo Google?

O processo de verificação é bastante simples. A partir do registro da empresa no Google, é fornecido um código único de autenticidade ilegível, os chamados hashs de mensagem. Quando um cliente recebe uma mensagem da empresa registrada, ela é convertida em um código de autenticidade no próprio dispositivo do usuário e, com isso, o código da mensagem no aparelho do usuário é comparado ao código fornecido ao Google. 

Se forem correspondentes, o Google confirmará a autenticidade mostrando a mensagem de SMS verificado com todas as características descritas acima: selo de verificação, nome da empresa, logotipo e uma breve descrição. Apesar do Google realizar a verificação, é importante dizer que isso não interfere na privacidade das mensagens. Ou seja, o Google não lê e nem salva nenhum ou dado entre a sua empresa e o seu cliente. 

Por que é tão importante ter um SMS verificado (RCS básico)?

Pode ser difícil confiar na identidade de uma empresa que envia mensagens SMS. Infelizmente, por mais bem intencionado que você seja, existem muitas mensagens enganosas que podem tirar a confiança deste canal. Por isso, a palavra que melhor define a importância de ter o SMS verificado na sua empresa é: credibilidade

Essa tecnologia reforça o nome da marca e mostra como a sua empresa tem cuidado com a segurança dos seus clientes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 71% dos consumidores se sentem mais confiantes quando a empresa envia um SMS verificado. Com isso, as chances de que o seu usuário realize as ações propostas na comunicação da sua mensagem aumentam muito, tornando a sua estratégia de marketing ainda mais eficiente. 

Mais engajamento e menos fraudes, é o que qualquer empresa busca, não é mesmo? Assim, o canal de comunicação se torna muito mais efetivo, alavancando a fidelização e experiência do cliente, e os resultados gerais da sua marca. 

Como obter RCS basic, o SMS Verificado para a minha empresa?

E não há por que não querer, certo? Sendo assim, a verificação de uma companhia como o Google pode oferecer mais credibilidade para sua empresa, em específico nos seus envios de SMS. Então, se você quer adotar essa prática, é importante que saiba que essa verificação não acontece com SMS gratuito ou com o shortcode, mas sim com uma verificação que somente brokers oficiais podem oferecer

Para poder se registrar no Google é imprescindível ter um ID dedicado de envio, como comentamos anteriormente. Para isso, basta se unir a um provedor parceiro do Google, e é aí que nós da Pontaltech vamos te ajudar! Confira nossa solução de RCS Basic para sua empresa estar apta para enviar SMS verificado para sua base de clientes.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o processo ou quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato com a gente. Será um prazer tirar todas as suas dúvidas sobre SMS verificado e ajudar a sua empresa a conquistar mais esse diferencial competitivo! 

Conteúdos relacionados

21 de julho de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter