Outubro Rosa é o mês que fomenta diversas campanhas de saúde sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Em parceria com a Pontaltech, a Clínica Sim está utilizando uma inteligência artificial para impactar o maior número de mulheres possível.
A iniciativa atinge o Ceará, o segundo estado do nordeste com a maior incidência estimada destes tipos de câncer. Entre 2019 e 2020, a mortalidade pela doença cresceu 12%, e este número ainda pode ser maior em 2022, já que a pandemia dificultou o acesso ao exame.
Para acelerar a aderência à campanha, agentes virtuais de voz estão sendo utilizados, garantindo assim, uma comunicação mais acessível e que incentiva o autocuidado. Como resultado, o número de consultas com ginecologistas e exames tendem aumentar significativamente.
Entenda como esta ação está sendo realizada a seguir.
Como será a Campanha de Outubro Rosa da Clínica Sim?
A Pontaltech doou agentes virtuais de voz para a Clínica Sim impactar diversas pacientes das unidades do Ceará. O objetivo da ligação personalizada é, no primeiro momento, entrar em contato sem a necessidade de um humano.
Para a ação vigente em outubro e novembro de 2022, 7 mil mulheres cearenses serão impactadas. A expectativa é que a realização de procedimentos para a saúde da mulher obtenha número recorde.
Além de gerar maior proximidade e empatia, o robô de voz otimiza a operação da clínica para realizar o agendamento de forma rápida. Os objetivos deste tipo de ação são muitos, mas em especial, atingir o máximo de pessoas e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce.
O que é um agente virtual de voz?
Conhecido como voicebot, o agente virtual é uma inteligência artificial capaz de interagir com o humano através da voz. Ao criar um fluxo de conversa com perguntas e respostas previsíveis, o robô informa e ainda direciona o atendimento para determinadas ações.
Basicamente a IA é pré-programada para obedecer a comandos, bem como falar as opções disponíveis que induzem a tomada de ação. Assim como os chatbots, o robô de voz pode ser utilizado em atendimentos ativos, receptivos e ainda negociar com o cliente.
Para o mercado da saúde, o agente virtual de voz pode atuar em várias áreas. Seja anunciar uma campanha – assim como a Clínica Sim – agendar consultas ou exames, realizar triagens, check-ins, ou confirmar a presença para diminuir o absenteísmo, as possibilidades são infinitas.
Por que utilizar agentes virtuais de voz na Campanha de Outubro Rosa?
Várias divulgações são feitas na mídia e nas redes sociais, porém, não atingem todos os brasileiros. Seja pela vulnerabilidade, perfil etário das mulheres a serem atingidas, dificuldade de acesso à internet e tecnologias, uma maior acessibilidade é necessária.
A ligação é a forma mais rápida de se comunicar com alguém, e ainda é o canal de comunicação preferido dos idosos. Ao pensar em uma campanha, é preciso analisar o público bem como o canal ideal.
Um ponto importante para se observar, é a localidade. A ligação pode ser feita para qualquer número do país, e não necessita de internet. No Ceará, por exemplo, o cenário requer um cuidado especial na escolha do meio por onde a informação pretende chegar.
Por ser uma região em que 25% dos lares ainda não possuem internet, a necessidade de utilizar uma comunicação com mais acessibilidade se torna indispensável. Nesse sentido, as chamadas, junto com uma IA de voz se tornou um recurso indispensável para abranger o máximo de pacientes possível.
Campanha de Outubro Rosa: todos juntos em combate ao câncer
Todos os anos, diversas empresas e organizações se unem para levar acesso à informação e ao exame aqui no Brasil. O mês de outubro é uma oportunidade de reativar a lembrança popular para a importância desta causa. Aliás, milhares de vidas foram salvas graças às campanhas.
Quase 100 mil casos de câncer – de mama, ovário, corpo e colo do útero – foram estimados no Brasil entre 2020 e 2022. Sendo assim, 66.280 novos casos devem ser confirmados até o fim de 2022. Isso representa 24,5% dos novos casos de câncer em mulheres.
Somente em Fortaleza, um levantamento projeta que a capital terá 30% dos novos casos no Ceará, o que equivale a cerca de 8 mil registros por ano.
No entanto, os últimos anos não foram favoráveis para o “Outubro Rosa”. Devido a pandemia, a divulgação foi impactada, e ainda precisa voltar a ser fomentada no país. Por isso, tornar a comunicação mais acessível neste mês ajuda a alertar à população sobre os riscos da doença.
A subnotificação de casos relacionados a câncer em mulheres preocupa especialistas, pois o diagnóstico tardio contribui para o aumento de mortalidade. Contudo, o número de mamografias já vinha caindo no estado do Ceará.
Em 2020, os exames de mama caíram 37% comparado a 2018, e quase 45% em relação a 2019. Nos dois anos citados, 1.506 mulheres perderam a vida por causa da doença, segundo o Ministério da Saúde.
Importância da comunicação com acessibilidade
Para reverter este quadro, iniciativas como a da Clínica Sim são importantes, pois além do acesso ao exame, as mortes podem ser evitadas. Por fim, após o diagnóstico precoce, o tratamento imediato – que é garantido pelo estado brasileiro – também faz a diferença na vida dessas mulheres.
Quer levar mais acessibilidade para as suas campanhas de saúde? Nós da Pontaltech podemos ajudar a conectar a sua marca aos seus pacientes através de ligações personalizadas. Fale agora com um de nossos especialistas e receba exemplos práticos para utilizar na sua empresa.
Conheça mais sobre este caso de sucesso e confira os resultados desta campanha. Inscreva-se na nossa newsletter para receber os resultados!