Se você trabalha com vendas online, sabe da importância dos meios de pagamento para o negócio. E a gente sabe que acompanhar as evoluções das formas de pagamento, muitas vezes, pode parecer uma missão impossível. Além disso, oferecer os meios de pagamento preferidos dos consumidores, disponibilizar diferentes opções e facilitar a conclusão da compra, são algumas das preocupações que rondam este tema.
Então, para te ajudar na escolha dos meios de pagamento, vamos abordar as tendências para os próximos anos. Veja quais canais têm a etapa de pagamento já integrada, para assim, aumentar a conversão das suas vendas online. Vamos lá?
O que são meios de pagamento?
Os meios de pagamento são as formas que as pessoas usam para pagar por produtos que compram ou serviços que utilizam. Essas opções incluem dinheiro em notas e moedas, cartões de crédito ou débito, PIX, transferências eletrônicas, entre outras opções. Os meios de pagamento facilitam as transações comerciais, permitindo que as pessoas troquem quantias de forma conveniente e segura.
A evolução dos meios de pagamento
Nem sempre os meios de pagamento que conhecemos hoje estiveram disponíveis. Os avanços tecnológicos trouxeram inúmeras possibilidades para os consumidores, e as empresas que vendem online precisam se adaptar, constantemente, à evolução dos meios de pagamento.
No início da prática comercial, os pagamentos eram feitos através de trocas de itens de produção agrícola. Somente séculos mais tarde, surgem as primeiras moedas de metal. A partir daí, os meios de pagamento seguiram avançando com a chegada do papel-moeda, cheque, cartão magnético e, posteriormente, transações eletrônicas.
Nos últimos anos, os pagamentos instantâneos e open banking chegaram para revolucionar. Já nas vendas online, as plataformas de pagamento atuam como intermediárias nas transações financeiras. Tal prática vem se tornando cada vez mais avançadas e seguras, garantindo assim, a conveniência nas operações monetárias.
Quais os meios de pagamento mais utilizados?
Conforme a Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil da Opinion Box, os meios de pagamento mais usados no nosso país são o cartão de crédito (80%), o PIX (77%), o dinheiro (73%) e o cartão de débito (66%). Mesmo com tanto avanço, o dinheiro em espécie ainda é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil.
No entanto, boletos, transferências bancárias assim como as plataformas de pagamento online são amplamente utilizados. Embora em declínio, os cheques têm utilidades em alguns contextos de negócios, especialmente em transações empresariais.
A diversificação dos meios de pagamento, principalmente no ambiente digital, oferece aos consumidores opções para escolher a que melhor atende às suas necessidades. Aliás, a preferência por um determinado meio de pagamento pode depender de vários fatores. Isso inclui a conveniência, a segurança, a aceitação pelo estabelecimento comercial e as políticas de recompensas ou benefícios oferecidos.
Especialmente em grandes eventos como Black Friday e Natal, as empresas que não oferecem meios de pagamento modernos e acessíveis, estão sujeitas a perder clientes para outros negócios.
Quais canais digitais tem meios de pagamento integrados?
Vários canais digitais já oferecem meios de pagamento integrados para aprimorar a experiência do usuário e facilitar transações financeiras. Um exemplo são os canais de mensageria como o RCS e o WhatsApp, além das redes sociais como o Facebook, que permitem que os usuários enviem dinheiro e façam compras dentro das plataformas.
Esse tipo de integração é importante porque torna o processo de compra mais simples e conveniente. Ao permitir que os usuários façam pagamentos diretamente em aplicativos e plataformas que já utilizam com frequência, elimina-se a necessidade de alternar entre diferentes aplicativos e sites.
Além disso, a integração de meios de pagamento pode aumentar a segurança das transações, uma vez que os canais digitais muitas vezes implementam medidas de segurança robustas. Isso é benéfico não só para os consumidores, mas também para as empresas. Além de facilitar a monetização de serviços e produtos, melhorar o atendimento ao cliente ao oferecer uma experiência de compra mais fluida e intuitiva.
A seguir, vamos falar com um pouco mais de detalhes sobre 3 canais digitais já integrados com meios de pagamento. Acompanhe:
Google Pay via RCS
Se você ainda não conhece o RCS, saiba que ele é uma evolução das mensagens SMS, que já está sendo adotado por muitas empresas. A grande diferença dessa plataforma é que, além de todos os recursos multimídia, ela permite que os usuários façam compras diretamente no aplicativo.
O pagamento no RCS via Google Pay é um recurso acoplado diretamente em conversas de chat no Android Messages. Ele usa o padrão Rich Communication Services (RCS) para fornecer uma experiência de chat mais rica e interativa. Para usar o pagamento no RCS, basta que o usuário tenha uma conta do Google Pay e um dispositivo Android.
O pagamento é processado imediatamente pelo Google Pay. Além da praticidade, a integração do meio de pagamento no canal digital traz conveniência aos usuários, segurança e rapidez, requisitos essenciais da jornada de compra se o seu negócio busca aumentar a conversão das vendas.
Pagamento por WhatsApp: como funciona?
O pagamento por WhatsApp é um recurso que permite aos usuários enviar e receber dinheiro diretamente pelo aplicativo de mensagens. Ele é oferecido pela Meta Pay e é processado por parceiros de pagamento compatíveis.
Para que os seus clientes possam usar o pagamento por WhatsApp, é preciso ter uma conta no aplicativo e um cartão de débito ou crédito compatível. Esse serviço é um recurso seguro e conveniente, e os pagamentos são protegidos por criptografia.
O pagamento através deste canal pode ajudar diversos negócios a aumentar as vendas, pois torna mais fácil a compra dos clientes. Além de aumentar a satisfação dos consumidores pela conveniência e a facilidade de pagar pelas compras, o pagamento por WhatsApp pode ajudar a reduzir os custos de processamento de pagamentos em compras online.
Facebook Pay e Instagram Pay: como funciona o pagamento?
O Facebook Pay e o Instagram Pay permitem aos usuários dessas redes sociais realizar uma variedade de transações. Eles funcionam usando uma tecnologia chamada tokenização. Isso significa que os números do cartão de crédito ou débito não são armazenados no Facebook ou no Instagram, mas sim substituídos por um número aleatório chamado token.
Quando um pagamento é feito, através do Facebook Pay ou do Instagram Pay, o token é usado para processar a transação, o que ajuda a proteger os dados de pagamento do cliente. Para realizar compras e pagamentos diretamente nas redes sociais, basta ter uma conta nas redes e um cartão de débito ou crédito compatível. E, atualmente, quem não está por ali, não é mesmo?
Tendências dos meios de pagamento online
Os meios de pagamento online estão em constante evolução, acompanhando as mudanças nos hábitos de consumo e nas tecnologias disponíveis. Algumas das tendências mais importantes para os próximos anos incluem:
- Crescimento dos pagamentos instantâneos: como o Pix, estão se tornando cada vez mais populares, pois oferecem uma experiência de pagamento mais rápida e conveniente.
- Popularização das carteiras digitais: assim como o Google Pay, permite pagamentos com um único clique, sem precisar inserir os dados do cartão.
- O pagamento por WhatsApp: tendência crescente no mercado de pagamentos. À medida que mais empresas adotam esse recurso, os clientes esperam que mais empresas ofereçam pagamento por WhatsApp.
O que considerar ao escolher meios de pagamento?
A escolha dos meios de pagamento para sua loja online é uma decisão crítica que pode afetar a experiência do cliente e o sucesso de seu negócio. Além de considerar, é claro, as preferências de pagamento de seus consumidores alvo, existem outros fatores que merecem atenção:
- Taxas por transação;
- Prazo de liberação do crédito;
- Cobertura em caso de chargeback;
- Segurança;
- Facilidade de integração.
Nossa dica é: opte por canais que já oferecem meios de pagamento integrados. Além disso, lembre-se de dar sempre mais de uma opção ao seu cliente, oferecendo variedades que sejam saudáveis para a vida financeira do seu negócio.
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